o inicio da lamborghini e meio como um conto de fadas automobilistico paralelo a outro que lembramos ontem carrol shelby e sua trupe fazendo carros esporte na praia de venice na california e meio que a era final do automovel como arte como expressao maxima da alma desse povo; salvo uma ou outra exceçao em pouco mais de dez anos nada desse tipo seria mais possivel nesse inicio da lamborghini e facil pontuar os acontecimentos mais conhecidos e importantes a formaçao da equipe e da fabrica que reuniu paolo stanzani e gianpaolo dallara na engenharia e bob wallace como collaudattore; o famoso contrato para criar um v12 colocado para giotto bizzarrini https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ depois as criaçoes que ate hoje deixam o mundo de queixo caido carros tao superlativos que nao conseguem ser superados so imitados primeiro o miura que vestia o primeiro carro esporte v12 de rua com motor central traseiro numa carroceria de marcello gandini na bertone que ate hoje muita gente acredita ser a mais bela da historia cinco anos depois do miura outra revoluçao o countach a forma de cunha automobilistica de gandini parou todo mundo no contrape das curvas voluptuosas dos anos 1960 e mudou novamente tudo nao e uma beleza classica e feminina como o miura mas e tao impressionante que prendeu a lamborghini para sempre no tema e facil esquecer dos outros lamborghini dessa epoca; esses dois francamente brilhao tao forte que ofuscam tudo obras tao impressionantes em tudo que relegam a segundo plano o resto todo e so por causa dos dois existe mais um carro tao impressionantemente diferente original incrivel e unico que saiu tambem da cabeça das mesmas pessoas que so nao e mais famoso por ter sido ofuscado pelos dois um carro esporte de quatro lugares que ate hoje coisa de 50 anos depois ainda parece incrivel demais para ser verdade o lamborghini espada o lamborghini de quatro lugares como sempre naquela epoca o carro seria uma criaçao artistica nascida nao de pesquisas de mercado e dados cientificos vinha inteirinho do coraçao a partir de um pedido ferruccio lamborghini pediu a bertone e a seus engenheiros apenas um carro de quatro lugares; a criaçao dali em diante era livre [caption id= attachment_361776 align= aligncenter width= 999 ] marzal [/caption] ferruccio sabia o valor desse tipo de coisa um carro incrivel mostrado em salao era publicidade gratuita se a resposta fosse boa o suficiente colocaria ele em produçao como foi com o countach algo que hoje se chama carro conceito mas nunca mais foi tao maluco como na italia dessa epoca e criativos aqueles jovens criativos foram o resultado foi chamado de marzal de uma raça de touros de luta espanhois bastante agressivos sendo de fato o segundo carro da lamborghini a ser batizado com inspiraçao nas toradas depois do miura o carro era um conceito bastante ousado para os padroes da epoca marcello gandini decidiu que usaria uma abordagem diferente ainda que fosse feito sobre a plataforma do miura alargada o marzal tinha linhas retas um capo bem destacado do resto da carroceria e portas asa de gaivota que alem de ter enormes janelas eram feitas de vidro ate a soleira como o teto tambem era de vidro o habitaculo era bastante arejado e iluminado sim baseado no miura motor central traseiro transversal apesar da silhueta de motor dianteiro um pouco como era o miura que segue as proporçoes de cabine recuada dos anos 1950/1960 mas tem motor atras; aqui era apenas mais pronunciada raro em carros desta configuraçao era tambem um quatro lugares com bancos individuais o motor e cambio tambem era baseado no miura era o v12 sem uma das suas bancadas fazendo um seis em linha transversal de dois litros e 177 cv [gallery ids= 361775 361774 361773 ] o marzal apareceu pela primeira vez no grande premio do monaco de 1967 quando o principe rainier iii acompanhado pela sua esposa a princesa grace conduziu o carro na sua tradicional volta de desfile antes do inicio da corrida publicidade gratuita indeed [caption id= attachment_361766 align= aligncenter width= 999 ] jaguar bertone pirana[/caption] o sucesso foi tanto que a lamborghini decide criar um carro de motor dianteiro inspirado no desenho mas mais normalizado claro nada de portas as de gaivota de vidro ferruccio tinha um mercedes 300 sl asa de gaivota e nao partilhava do entusiasmo de gandini pelas portas de vidro com esta forma teria dito que essas portas nao oferecem privacidade as pernas de uma senhora estariam la para todos verem gandini resolve ir alem no estilo de outro conceito seu criado em 1967 o bertone pirana ou piranha; ha controversias sobre a como se grafa o nome e o carro tambem foi chamado de jaguar piranha aqui no brasil em 1967 piranha significava tambem rapariga tolerada concubina vaca vulgivaga e outros mil sinonimos para uma mulher da vida hoje anda meio em desuso mas em 1967 definitivamente nao cairia bem para a jaguar ou a bertone foi mostrado no salao automovel de londres de 1967 em earl s court o carro era baseado no chassi e no trem de força do jaguar e type de 4 2 litros junte piranha com marzal e se tem uma estranha cruza do carro peixe carro marafona com o carro touro uma ultrabaixa e sensacional interpretaçao do carro para familia chamado de lamborghini espada nasce o espada espada significa em espanhol o mesmo que em portugues mas aqui seguindo o tema de touradas que acabaria sendo eterno na marca se referia da arma usada pelo toureiro para matar o touro [caption id= attachment_361778 align= aligncenter width= 999 ] o buck do pirana alongado[/caption] o espada nasce fisicamente direto do pirana o buck de madeira da carroceria foi construido a partir do buck do piranha alongado e modificado o carro efetivamente substituiria o 400gt 2+2 um carro que remontava ao inicio da lamborghini e a esta altura era conservador demais para a iconoclasta e psicodelica empresa o espada porem herda muito da base mecanica de seu antecessor mas nao seu chassi era pequeno demais para isso [gallery ids= 361779 361780 361782 ] o prototipo parecia uma fusao malsucedida entre o marzal e o pirana e ferruccio deve ter ficado um tanto surpreso com o jovem e obstinado gandini que insistiu em portas em forma de asa de gaivota mesmo sabendo que ferruccio nao gostava delas mas obvio que no fim o chefe manda nada de asa de gaivota um novo chassi foi criado para o carro de novo uma plataforma de aço estampado como o miura o motor v12 de bizzarrini foi movido para frente do carro como nos 350/400gt acoplado convencionalmente a um cambio manual de cinco marchas e traçao traseira a suspensao era independente nas quatro rodas por duplo a sobreposto nas quatro rodas com amortecedores hidraulicos koni combinados com barras estabilizadoras dianteiras e traseiras a caixa de direçao era do tipo setor e sem fim fabricada pela zf e montada na parte superior frontal do chassi com coluna de direçao bastante longa; o espada serie 3 teria provisao para assistencia hidraulica os pneus eram 205vr15 pirelli cinturato cn72 freios a disco nos quatro cantos tambem eram parte da especificaçao desde o inicio um compressor de ar condicionado fazia parte da instalaçao do v12 a maioria dos espada teria ar condicionado algo ainda raro na epoca no lançamento que ocorreu no salao automovel de genebra de 1968 vinha com a versao de 3 929 cm³ 82 × 62 mm do v12 dohc com seis gloriosos webers 40dcoe duplos horizontais e 330 cv mas vinha tambem com uma carroceria nunca antes vista ainda mais baixa comprida larga e ao mesmo tempo iluminada e alegre que ja se vira conseguia ser mais bonita que o marzal ou o pirana; era tambem espaçosa e com os quatro bancos que pareciam extremamente confortaveis e com espaço de sobra nada de 2+2 aqui era quatro lugares para adultos e malas os dois grandes dutos naca no grande capo dianteiro de aluminio nao alimentavam os carburadores mas forneciam ar fresco a cabine as janelas laterais dianteiras eram eletricas e as janelas laterais traseiras eram articuladas [caption id= attachment_361792 align= aligncenter width= 950 ] espaço note a grade no vidro inferior traseiro so na serie 1[/caption] o design do painel da serie i foi inspirado no carro conceito marzal e apresentava caixas octogonais para os instrumentos principais as rodas de liga leve foram fabricadas pela campagnolo e eram de parafuso central cubo rapido as lanternas traseiras eram as mesmas unidades montadas no fiat 124 sport coupe da primeira serie era um carro comprido largo e baixo media 4730 mm num entre eixos de 2650 mm e largo aos 1860 mm mas impressiona a altura apenas 1185 mm ate hoje o quatro lugares mais baixo da historia sim um koenisegg gemera por exemplo tem 1 295 mm de altura estas dimensoes incomuns juntamente com o design corajoso de gandini resultaram num carro que realmente se destaca da multidao e sobre o qual a maioria das pessoas tem uma opiniao forte ou voce ama ou odeia como deve ser num produto do coraçao sem compromisso nisso para a epoca aos 1600 kg era pesadissimo; hoje nao parece tanto mesmo com esse peso e tamanho claro que o v12 lhe imprimia velocidade suficiente 250 km/h de maxima o quatro lugares mais veloz de seu tempo era a realizaçao final do sonho de ferruccio o de fazer um rolls royce italiano seria um grande sucesso da lamborghini na decada seguinte em produçao o serie 1 vai ate janeiro de 1970 produzido em 186 unidades e substituido pela s2 de 1970 com uma serie de alteraçoes por fora a unica mudança foi a exclusao da grade que cobria o painel traseiro de vidro vertical as mudanças internas foram mais radicais foram instalados painel console central e volante totalmente novos os instrumentos principais eram de formato retangular mais convencional com medidores redondos um painel com acabamento em madeira estendia se ao longo de toda a largura do painel [caption id= attachment_361804 align= aligncenter width= 999 ] o painel do s2[/caption] mais importante era o aumento de potencia agora com mais taxa de compressao 10 7 1 entre outras alteraçoes fizeram a potencia subir para 350 cv os freios foram atualizados para discos girling ventilados em vez de discos solidos juntas homocineticas agora eram usadas nos semieixos traseiros o espada s3 a ultima variaçao foi lançada em 1972 depois de 575 espadas da serie 2 terem sido feitos; no final da historia do modelo em 1978 teriam se totalizado 1 217 unidades construidas seria o lamborghini mais vendido e produzido ha mais tempo ate que a longa historia do countach nos anos 1980 o ultrapassou [caption id= attachment_361802 align= aligncenter width= 999 ] o interior do s3[/caption] o serie 3 recebe mais um painel de instrumentos novo varias mudanças exteriores tambem foram feitas novas rodas com cinco parafusos uma delas agora com pneus pirelli cinturato 215/70wr15 cn12 mais largos a grade frontal vinha com uma grelha de motivos quadrados em vez de hexagonal as lanternas traseiras agora eram surrupiadas de alfa romeo 1750 berlina e um teto solar agora estava disponivel como opçao nao houve mudanças no motor mas a direçao hidraulica da zf e o ar condicionado agora eram equipamento basico a suspensao foi recalibrada e a partir de 1974 uma transmissao automatica chrysler torqueflite de 3 velocidades tornou se disponivel como opçao [caption id= attachment_361805 align= aligncenter width= 999 ] bertone vip o mais psicodelico[/caption] quao exotico era o espada muito ate hoje tem gente que se espanta e nao o entende que repudia por ser o que e muito diferente mas o melhor exemplo de toda loucura que foi este carro esta nos carros com o interior em couro bertone vip apenas 10 carros nove sii e um siii existem cada um deles com um interior de cores exclusivas e bem doidas nao e sensacional https //www youtube com/watch v=t7fprjzckj8
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