Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco!
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Lamborghini SC20 é apresentado com 780 cv
A Lamborghini apresentou mais um superesportivo baseado no Aventador – nem parece que ele já tem quase dez anos de idade. Desta vez, a novidade é o Lamborghini SC20, um track monster totalmente aberto (sem teto, nem para-brisa) com uma versão de 780 cv do V12 de 6,5 litros e que, incrivelmente, é 100% legalizado para as ruas.
O SC20 foi criado pela Squadra Corse, a equipe de corridas da Lamborghini, que também encarregou-se do recente SCV12. Sua potência é exatamente a mesma do Aventador SVJ. O visual, segundo a Squadra Corse, foi inspirado não apenas pelas variantes mais radicais do Aventador, mas também pelo Veneno Roadster, pelo Diablo Roadster, e pelo Gallardo Concept S (que era uma barchetta com cockpit bipartido).
O Lamborghini SC20 traz alguns elementos inspirados pelo Sián, como as lanternas traseiras, e recebeu uma pintura especial chamada “Bianco Fu” com detalhes em azul “Cepheus Blue”. No interior há muita fibra de carbono exposta, além de maçanetas internas feitas de alumínio maciço e saídas de ar impressas em 3D. Os bancos e painel são revestidos em Alcantara.
Não foram divulgadas muito mais informações a respeito do carro, exceto que se trata de uma encomenda especial de um cliente cuja identidade é mantida em segredo – bem como a quantia desembolsada.
Porsche voltará a correr em Le Mans e divulga teaser de novo Hypercar
“E volta o cão arrependido…” Não houve como não lembrar desta icônica frase quando vimos que a Porsche tornará a correr nas 24 Horas de Le Mans depois de abandonar a categoria e dizer que passaria a dedicar-se à Fórmula E.
Claro, não deixa de ser uma boa notícia. A fabricante alemã anunciou que estará no grid do WEC e das 24 Horas de Le Mans em 2023 com um novo Hypercar, o sucessor do incrível 919 Hybrid.
O comunicado vem na rabeira da Audi, que seguiu uma trajetória semelhante: abandonou o WEC, disse que focaria-se em carros elétricos, e há poucas semanas anunciou que voltaria à competição. Certamente tem a ver com o fato de a poeira do Dieselgate ter baixado – agora que o Grupo Volkswagen assumiu de vez seu comprometimento com os carros elétricos de rua, suas marcas podem voltar a focar-se em competições mais tradicionais.
O anúncio da Porsche veio acompanhado de um teaser, na forma de alguns desenhos estilizados do carro. Feito para a categoria LMDh (que chamamos de Hypercars), o protótipo parece ter linhas mais próximas de um supercarro de rua. Mais informações, por enquanto, ficarão pra depois.
Kia Niro: SUV híbrido é confirmado para o ano que vem
A Kia não é muito boa com o timing de seus lançamentos no Brasil – tomemos como exemplo o Kia Rio, hatchback competente que divide plataforma com o HB20, mas já está ultrapassado em design e por não teve impacto algum no mercado.
Agora, a fabricante coreana quer apostar em algo mais rentável e atual. Assim, será lançado no Brasil o SUV híbrido Kia Niro. Segundo o presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, ele chegará ainda no começo de 2021 e será responsável por “inaugurar um ano de híbridos e elétricos”.
O Kia Niro é equipado com um motor 1.6 aspirado de 105 cv, mais um motor elétrico de 44 cv. A potência combinada é de 141 cv, com 27 kgfm de torque. Com baterias de 1,56 kWh, o Kia Niro é capaz de rodar até 21 km com um litro de combustível.
O novo SUV já tem alvo certo: os novos Corolla Cross e Jeep Renegade 4xe, além do Ford Escape e dos futuros SUVs da Fiat. Sendo assim, espera-se que ele custe algo entre R$ 150.000 e R$ 180.000, dentro da faixa do segmento.
Toyota inaugura primeira GR Store em São Paulo
A Toyota inaugurou sua primeira GR Store no Brasil. O espaço fica na concessionária T-Drive, no bairro de Alphaville, em São Paulo (SP). Trata-se de um local para que os fãs da divisão esportiva Gazoo Racing possam comprar não apenas acessórios para seus carros, mas também suvenires como roupas, bonés, máscaras, óculos de sol, canecas, mochilas e chaveiros.
Os acessórios para os carros incluem rodas, grades, amortecedores esportivos, frisos e emblemas, disponíveis para Corolla, Hilux e Yaris.
A loja em Alphaville é apenas a primeira, segundo a Toyota. Estão previstas mais quatro inaugurações em 2021: em Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Sorocaba (SP) e Cuiabá (MT), bem como um serviço de e-commerce.
Jaguar apresenta conceito Vision Gran Turismo SV
A Jaguar apresentou seu mais novo conceito do programa Vision Gran Turismo, feito em parceria com a Sony e com a Polyphony Digital. Quer dizer, na verdade, trata-se de uma atualização de seu conceito anterior, apresentado em 2019 e disponível em Gran Turismo Sport.
O Jaguar Vision Gran Turismo SV é como uma versão de competição daquele carro. A carroceria traz as mesmas formas básicas, porém com pintura de corrida e novos componentes aerodinâmicos de fibra de carbono. Tudo virtual, claro.
Segundo a Jaguar, o carro tem quatro motores elétricos, um em cada roda – suficientes para entregar 1.902 cv e absurdos 342,6 kgfm de torque. Com isto, ele vai de zero a 100 km/h em 1,65 segundos e tem velocidade máxima de 410 km/h.
Com Gran Turismo 7 a caminho, a Polyphony não diz se o carro estará disponível no novo título da franquia ou em Gran Turismo Sport, que ainda deve receber atualizações por mais algum tempo.