FlatOut!
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Zero a 300

Lancia Delta Integrale pode ganhar nova geração, vendas de carros caem 20% no primeiro semestre, Citroën mata a suspensão hidropneumática e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Fiat mostra novo 500 um dia antes do anunciado

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A Fiat havia dito que mostraria o novo 500 apenas no dia 4 de julho, mas o novo modelo vazou tantas vezes que ela deve ser preferido não trabalhar no sábado, soltando imagens e dados do novo carro um dia antes.

A empresa diz que mais de 1.800 alterações foram feitas no novo 500, ainda que elas sejam aparentemente tímidas. Não à toa: desde que foi lançado, em 2007, o 500 moderno já vendeu mais de 3,8 milhões de unidades em todo o mundo.

As principais diferenças externas ficam por conta dos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro. Mais parecido com seus derivados, como 500L e 500X, os faróis dianteiros do carrinho estão mais alongados, com novos faróis diurnos de LED integrados e uma assinatura luminosa única. As lanternas traseiras, também em LED, ganhara novo desenho, assim como a grade dianteira e os para-choques.

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Como previsto, é no interior que a maior parte das mudanças aconteceu. O sistema Uconnect, com tela sensível ao toque de 5 polegadas, agora é o padrão do carrinho. Nas versões mais caras, o painel de instrumentos passa a ser uma tela de TFT de 7 polegadas. O carro também teria um isolamento acústico mais refinado.

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Toda a linha de motores já atende as regulamentações Euro6, indo do 1.2 EasyPower, de quatro cilindros e 69 cv, ao 0.9 TwinAir, turbinado, com potências de 85 cv a 105 cv. A única opção a diesel é o 1.3 MultiJet de 95 cv. A transmissão Dualogic usada no carrinho seria de nova geração. Isso para o 500 fabricado em Tychy, na Polônia, que é o que é vendido na Europa.

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Ao Brasil, a reestilização só chega quando as mudanças forem incorporadas à fábrica de Toluca, no México, de onde é importado o modelo vendido por aqui. Não há de demorar muito, já que a mesma fábrica serve o mercado americano, o mais importante do mundo para a FCA.

 

Queda nas vendas chega perto de 20% no primeiro semestre

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Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o mercado automotivo brasileiro teve uma queda de 19,76% nas vendas de automóveis e veículos comerciais no primeiro semestre de 2015. De janeiro a junho deste ano foram emplacados 1.269.853 veículos — 312.716 a menos que os 1.582.569 emplacamentos dos seis primeiros meses de 2014. A Fenabrave afirma que a queda foi causada pela situação econômica de 2015, aumento de juros e da inflação e redução de investimentos.

 

Citroën vai matar a suspensão hidropneumática

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Se o macaco Cesar fosse petrolhead, seria isso que ele diria ao ler essa notícia, talvez de forma ainda mais enfática (se isso fosse possível).

A nova CEO da Citroën, Linda Jackson, disse que a marca tirará de linha sua famosa suspensão hidropneumática porque ela seria uma “tecnologia velha”. Até aí, o motor a combustão também é.

Isso já era esperado desde que o Citroën C5 ganhou a opção de uma suspensão convencional. Mais barata de fazer, ela naturalmente mataria uma das melhores características da marca francesa. Todo carro equipado com ela é firme e estável, mas também extremamente confortável. Era praticamente um tapete voador. A próxima geração do C5, que nem deve mais ser vendida na Europa, mas apenas na China, já não deve oferecer o sistema. Nem como opcional.

Segundo Jackson, a Citroën utilizará novas tecnologias para tornar seus modelos “comparativamente suaves”, já que “suspensões confortáveis são 100% parte” do DNA da marca. Mas vão sofrer uma mutação da pesada, pelo visto. Segundo Yves Bonnefont, presidente da divisão DS, a nova suspensão já está em estudos. Pena que Paul Magès, inventor do sistema original, tenha morrido em 1999…

 

Executivos da FCA querem ver Lancia renascer com um Delta Integrale

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Muito já se falou sobre a Fiat puxar o plugue dos aparelhos que mantêm a Lancia viva, mas executivos do agora grupo FCA querem dar à mítica marca uma última chance de reagir. O tratamento seria o renascimento de um dos carros mais influentes da Lancia nos tempos mais recentes, o Delta Integrale.

A resistência em tornar o projeto realidade viria de ninguém menos do que Sergio Marchionne, CEO do grupo, que não tem assim tanto amor pela marca e prefere dedicar todos os seus esforços no renascimento de outra marca, a Alfa Romeo, que apresentou no mês passado seu primeiro sedã de tração traseira desde 1992, o Giulia. Qualquer modelo novo da Lancia, ainda que fosse apenas o Delta Integrale, seria uma distração desnecessária, além de conflitar com o braço esportivo do grupo, a própria Alfa. A Lancia era apresentada como o braço luxuoso, mas a tentativa não emplacou.

Se veremos ou não o Delta Integrale é coisa que caberá ao chefão da FCA decidir. Mas seria bom ele perceber que o carro está em boa parte dos games de carros, como Gran Turismo. E muita gente talvez quisesse ter um de verdade nas mãos.

 

Giorgetto Giugiaro se aposenta e sai da Italdesign

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Uma era chega ao fim. Giorgetto Giugiaro, considerado um dos maiores designers automotivos contemporâneos, resolveu pendurar as chuteiras para cuidar de “interesses pessoais”. Em outras palavras, ele vendeu os 9,9% de ações que ainda tinha na Italdesign à Audi e saiu da empresa que fundou em 1968.

Sem Giugiaro, fica o receio de que a empresa de design possa perder o rumo, mas a Audi diz que seu estúdio está em franco crescimento, com a contratação de mais 250 empregados prevista para acontecer até o final deste ano.

O risco é que Giugiaro tenha saído para começar algo inteiramente novo, sem a influência do grupo Volkswagen. O que não é nada difícil. Além de ter renunciado ao cargo de presidente honorário, seu filho, Fabrizio, também deixou o cargo de membro do conselho de administração. E Fabrizio ainda é novo, tendo completado 50 anos em 7 de março deste ano. Ainda que esteja com a vida ganha, dificilmente ele se contentará em passar os próximos 30 anos bebendo “uns bons drink” ao lado de uma piscina.

 

Ford lança EcoSport sem estepe externo na Europa

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Se você é uma pessoa antenada nas tendências automotivas já deve ter percebido que o estepe pendurado na traseira está meio fora de moda. Entre os SUV compactos, por exemplo, somente o EcoSport ainda o carrega nas costas — Tracker, Renegade, Duster, 2008 e HR-V levam o pneu sobressalente escondido. Na Europa, onde o estepe não é obrigatório, ele também era o único. Era, pois agora ele também perdeu o estepe e teve a roda substituída por um kit de reparo de emergência.

Além da traseira mais limpa, o EcoSport europeu também recebeu novas mantas de isolamento acústico mais grossas, suspensão recalibrada e 10 mm mais baixa e reprogramação da direção elétrica e controle de estabilidade. No lado de dentro, ele também ganhou um novo volante e molduras cromadas nos instrumentos. O que você achou dessa traseira sem estepe?