sim estamos de volta com um daqueles dilemas praticamente impossiveis de resolver dando duas opçoes de carros dos sonhos para levar para casa das quais voce so pode escolher uma sem choro como de costume dinheiro nao e problema mas voce simplesmente nao pode ficar com os dois e a disputa e dura porque temos aqui dois monstros do lendario grupo b do wrc — um lancia delta s4 e um ford rs200 e para piorar nao sabemos quanto custa cada um deles honestamente porem se fossemos uma concessionaria que vende carros de rali aposentados provavelmente tambem nao falariamos o preço das joias de nosso acervo quem ate uma loja e diz me mostra ai os ex bolidos do grupo b que voces tem certamente nao esta nem ai para a quantidade de zeros na etiqueta mesmo mas vamos dar uma olhada nos rivais de hoje lancia delta s4 se voce e fa dos classicos italianos certamente conhece o lancia delta o hatchback que compartilhava plataforma com o fiat ritmo ficou famoso quando venceu seis titulos consecutivos no wrc de 1987 a 1992 tornando se o maior campeao de todos os tempos na competiçao no entanto o nome delta apareceu nos estagios de rali alguns anos antes com o delta s4 no grupo b como voce deve saber o grupo b foi disputado entre 1982 e 1986 e foi a fase mais insana do wrc desde que fossem produzidos pelo menos 200 exemplares para uso nas ruas valia tudo nos carros de competiçao assim a lancia decidiu usar como base seu campeao de 1983 o 037 e transforma lo em uma maquina ainda melhor o 037 tinha uma estrutura tubular de cromo molibdenio carroceria inspirada no lancia montecarlo e um quatro cilindros de 1 8 com comando duplo no cabeçote compressor mecanico e 350 cv movendo as rodas traseiras no entanto em 1984 ficou claro que o conjunto estava ultrapassado diante do mais novo arquirrival o audi quattro e seu sistema de traçao nas quatro rodas por isso a lancia pegou o 037 deu a ele uma nova carroceria inspirada no delta — que ja era um grande sucesso comercial desde seu lançamento em 1979 — e o batizou como delta s4 mais do que isto alem do compressor mecanico o motor recebeu um turbo e passou a desenvolver de acordo com relatos da epoca ate 800 cv seu sistema de traçao integral trazia um diferencial central que distribuia o torque de forma variavel com algo entre 60% e 75% para o eixo traseiro dependendo da situaçao o cambio era manual de cinco marchas fornecido pela zf a suspensao era independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos e amortecedores telescopicos com molas helicoidais alem de barras estabilizadoras na dianteira e na traseira na pratica era assim [youtube id= g8nohnu2fg4 width= 620 height= 350 ] o lancia delta s4 venceu logo em seu evento de estreia o rac rally no reino unido em 1985 no ano seguinte henri toivonen piloto principal da lancia venceu com o s4 — a frente do peugeot 205 t16 e do audi sport quattro s1 segundo e terceiro respectivamente o delta s4 ainda venceu outras quatro etapas naquele ano com direito a dobradinha na argentina e uma vitoria tripla em sanremo na italia o carro em questao a venda na concessionaria top marques que fica em vicenza na italia pertenceu a equipe de fabrica da lancia foi o carro reserva de miki biasion e tiziano siviero quando a dupla venceu o rali da argentina em 1986 mas nunca participou de uma prova sendo assim esta em estado imaculado mesmo que jamais tenha sido restaurado passando apenas por serviços de manutençao de rotina por outro lado ford rs200 como o delta s4 o ford rs200 jamais venceu um titulo no wrc mas isto nao significa que ele seja uma lenda ele tambem usava um motor de quatro cilindros e 2 1 litros que desenvolvido pela cosworth e sobrealimentado por um turbocompressor entregava pelo menos 350 cv em configuraçao de competiçao quer dizer oficialmente — na pratica a potencia era bem superior a 600 cv com o turbo operando a 1 6 bar [youtube id= 9b6om7vsajm width= 620 height= 350 ] diferentemente do delta s4 que utilizou uma base consagrada o rs200 foi feito do zero a estrutura tubular preparada para receber o motor atras dos bancos dianteiros o sistema de suspensao independente com braços duplo a sobrepostos na dianteira e na traseira e a carroceria de plastico reforçado com fibra de carbono eram totalmente ineditos a carroceria projetada pela ghia nao era o que se considerava bonito na epoca e talvez nem mesmo hoje e exceto pelas lanternas traseiras que aparentemente vieram do ford sierra nao trazia semelhanças com modelo algum comercializado pela ford na epoca de qualquer forma o ford rs200 era um grande carro e tinha tudo para ser um sucesso no entanto ele demorou demais para ficar pronto e por isso assim como o lancia nao teve tempo de demonstrar todo seu potencial o carro ficou pronto no fim de 1985 para correr na temporada seguinte e sua estreia aconteceu no rali monte carlo com stig blomqvist ao volante do carro principal da equipe seu primeiro resultado expressivo so veio nas maos de kalle grundel que foi o terceiro colocado em casa na suecia infelizmente naquele ano o ford rs200 se envolveu em um dos acidentes que colocariam um ponto final no grupo b no rali de portugal joaquim santos perdeu o controle de seu rs200 em uma curva e seu carro foi atirado contra a multidao matando tres espectadores e ferindo outros 30 e veja so este foi so o primeiro de uma sequencia de acidentes que culminou com a morte do finlandes henri toivonen e de seu navegador sergio cresto poucos meses depois no rali tour de corse na frança e veja so o carro era um lancia delta s4 o rs200 vendido pela top marques pertenceu a equipe sport belga e foi pilotado por robert droogmans e ronny joosten na temporada de 1986 do wrc a equipe tinha dois exemplars do rs200 e este era usado em treinos tendo competido apenas uma unica vez quando o carro principal sofreu um acidente assim como o lancia o carro jamais foi restaurado e esta em excelentes condiçoes a infeliz coincidencia entre o lancia delta s4 e o ford rs200 so torna a questao mais dificil ainda mais sem saber o preço dos carros considerando os preços dos bolidos do grupo b que foram vendidos nos ultimos anos porem da para apostar em algo entre € 300 mil e € 450 mil o que da cerca de r$ 1 3 1 9 milhao entao com qual dois dois voce ficaria
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