o maior vencedor da historia do wrc e o lancia delta hf nao falta que o considere o supra sumo dos hot hatches motor turbinado traçao integral visual matador e sim e nao venha discordar e seis titulos seguidos no campeonato mundial de rali desde entao a formula foi sendo repetida por praticamente todas as fabricantes de automoveis do outro lado do atlantico se hoje temos o golf r e o ford focus rs por exemplo o delta tem parte da culpa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e mais se ha uma fabricante que tem o direito de ser reconhecida pelo seu pedigree nos ralis esta marca e a lancia isto porque antes mesmo de o campeonato mundial de rali que conhecemos mais como wrc world rally championship ser criado um pequeno cupe chamado lancia fulvia ja havia ajudado os italianos a estabelecer uma bela reputaçao no meio dos ralis e ele tinha traçao dianteira nao que isto fosse necessariamente uma desvantagem em situaçoes de baixa aderencia como em uma estrada de terra a transferencia de peso para tras na saida de curva e menor e consequentemente o eixo dianteiro continua bem apoiado mitigando saidas de frente e abrindo vantagem contra os carros de traçao traseira como o porsche 911 ou alpine a110 que acabavam perdendo aderencia e eficacia nas viradas mais violentas por mais que fossem divertidos de pilotar nao foi o suficiente para impedir que a lancia se tornasse a estrela do ano de 1972 ultimo ano do international manufacturers championship o imc que deu origem ao wrc tudo graças ao pequeno fulvia seu nome era inspirado por uma antiga estrada construida pelo imperio romano que ligava turim a tortona e seu design foi criado por piero castagnero do centro de estilo da lancia lançado em 1963 o lancia fulvia tinha de inicio as versoes berlina seda e coupe cupe obviamente o seda lembrava um fiat 124 ou um lada laika ainda mais quadrado com tres volumes muito muito bem definidos era um caixotinho mas era bem charmoso com seus detalhes cromados e simpaticos farois circulares o cupe por sua vez tinha a mesma identidade visual na dianteira e na traseira mas suas formas gerais eram mais elegantes e esbeltas com uma enorme area envidraçada e entre eixos mais curto de 2 480 mm para 2 330 mm os dois carros dividiam componentes basicos como o conjunto de motor e cambio os freios e a suspensao a partir de 1965 a lancia lançou a versao sport com visual criado por ercole spada no estudio zagato a casa italiana de design e conhecida por suas formas ousadas e sensuais o pequeno fastback tinha perfil mais esportivo que o fulvia coupe e era dono de um visual bem mais moderno na dianteira que era mais baixa com pequenos farois retangulares alojados em cavidades ao lado da grade do radiador a linha do teto que caia suavemente ate a traseira com tampa de hatchback e para choque bipartido [youtube id= 6f 9y6iayzs width= 620 height= 350 ] o lancia fulvia sport teve uma bela carreira por si so competindo em provas de longa duraçao como as 12 horas de sebring e as 24 horas de daytona nos eua mas esta historia vai ficar para outro dia foi em 1965 com o lancia fulvia ja estabelecido no mercado e no gosto dos entusiastas que a lancia decidiu encarar os ralis ja fazia dez anos que a fabricante italiana nao investia no automobilismo a ultima vez havia sido em 1955 quando a lancia deixou a formula 1 naquele ano alberto ascari morreu em umdurante uma sessao de treinos no circuito de monza e ele ja havia batido o carro em monaco uma semana antes a lancia nao ia muito bem das pernas financeiramente e aquele foi o estopim dez anos depois porem as coisas ja estavam melhores e era hora de tentar de novo no entanto havia um fator que determinou a opçao pelos ralis e nao pelas provas de grand prix a paixao de cesare fiorio originalmente um cientista politico fiorio era fa de ralis e ate ja havia competido com alguns carros da fiat no inicio da decada de 60 no entanto como era admirador da lancia seu pai sandro fiorio era chefe do departamento de relaçoes publicas da marca assim em 1963 ele decidiu largar tudo para convencer a fabricante a voltar para as competiçoes ele foi o fundador da equipe squadra corse hf e graças aos contatos de seu pai la dentro conseguiu convencer os diretores da marca a dedicar parte do orçamento a uma equipe de competiçao [youtube id= uhygg1qadzq width= 620 height= 350 ] ele sabia que nao seria esforço perdido o motor v4 usado pelo fulvia era promissor e os ralis estavam crescendo em popularidade e ele estava certo enquanto o fulvia sport era usado nas provas de endurance o fulvia coupe ficou com os ralis e e dele que todo mundo lembra hoje em dia a primeira providencia tomada foi lançar uma versao mais forte do fulvia a fim de homologar o modelo para competiçoes e tambem desenvolver tecnicas de preparaçao para o v4 o motor do fulvia ja foi coberto em detalhes pelo nosso camarada alexandre garcia mas aqui vai um resumo a configuraçao pouco usual foi adotada pela lancia pela primeira vez em 1922 com o iconico lambda e utilizada em quase todos os seus modelos ate 1976 evidentemente o motor usado no fulvia era muito mais avançado enquanto o motor do lambda tinha bancadas de cilindros separadas por 20° e dois cabeçotes o v4 do fulvia tinha um angulo bem mais estreito de 10° a 12° e com isto permitia o uso de apenas um cabeçote havia dois comandos de valvulas um operando as valvulas de escape e o outro as valvulas de admissao os dois pares de cilindros invadiam o espaço uns dos outros de um jeito nao muito diferente do que pode ser visto anos depois nos motores vr5 e vr6 da volkswagen no caso do motor da volks a vantagem era ter a força de um motor em v com as dimensoes de um quatro cilindros em linha no lancia fulvia o beneficio tinha mais a ver com o tamanho fisico do motor e a robustez de sua construçao que ficava bastantresistente graça aos tres mancais fixos e ao virabrequim curto alem disso seu ronco era maravilhoso [youtube id= od1v9hnulaw width= 620 height= 350 ] o motor ficava montado bem a frente do eixo dianteiro em posiçao longitudinal inclinado em 45 graus o que tornava a dianteira comprida e larga para um carro de menos de quatro metros de comprimento 3 97 metros mais precisamente mas tambem ajudava a baixar o centro de gravidade em versoes 1 0 1 2 e 1 3 entregava entre 60 e 90 cv a primeira providencia da agora chamada squadra corse lancia hf foi criar uma versao de 1 6 litro com dois carburadores solex e 115 cv na versao de rua batizada lancia fulvia rallye 1 6 hf era facil identificar estes carros que ficaram conhecidos como fanalone farol grande em italiano por causa de bem seus farois grandes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o modelo de competiçao nao era muito mais potente com seus 135 cv graças a troca dos carburadores solex por um par de webers mas era um carro leve pesando cerca de 700 kg na versao de corrida e quase 800 kg na versao de rua e tambem passou por mudanças na suspensao com mais cambagem negativa na dianteira e rodas de 13x6 polegadas alem disso tinha cambio de cinco marchas com relaçoes mais proximas e alargadores nos para lamas enquanto o carro nao ficava pronto o lancia fulvia competiu com motores de 1 3 litro no campeonato italiano de rali em 1967 o fulvia com motor 1 6 corria como prototipo a homologaçao veio em agosto de 1969 entre 1965 e 1973 as versoes 1 3 e 1 6 do fulvia hf so nao venceram a ediçao de 1970 da principal categoria de rali da italia de qualquer forma a homologaçao veio bem a tempo naquele mesmo 1970 foi disputada a primeira temporada do imc a lancia conseguiu vencer o rali da gra bretanha e ficou em terceiro lugar na classificaçao geral atras apenas da porsche com o 911 e da alpine renault com o a110 e superando a ford a opel e a saab em 1971 nao houve nenhuma vitoria mas a lancia ficou em quarto lugar atras da porsche por apenas meio ponto quem venceu foi a alpine com o a110 enquanto a saab ficou com a segunda posiçao começavam a se estabelecer alguns padroes [youtube id= 76gtqafhquo width= 620 height= 350 ] por fim veio a ultima temporada do imc a categoria ficava cada vez mais disputada e ganhava importancia no cenario mundial em 1972 ate mesmo a jeep e a dodge entraram na brincadeira que na verdade era bem seria e viu a lancia superar o ford escort rs1600 e o fiat 124 spider preparado pela abarth e abocanhar o titulo com vitorias em monte carlo no marrocos e em casa no rali italiano de sanremo foi uma bela disputa o fulvia da dupla formada sandro munari e mario mannucci venceu em monte carlo com mais de dez minutos sim minutos de vantagem sobre o porsche 911 s que tinha mais de 100 cv a mais acontece que o lancia fulvia estava ficando velho ele ainda foi vendido por dois anos antes de se aposentar nas ruas mas nos estagios de rali ele acabou cedendo seu lugar para o bem mais moderno e radical lancia stratos com seu motor v6 ferrari atras do eixo dianteiro e o design maravilhoso de marcello gandini do estudio bertone o resto e historia entre 1974 e 1976 o lancia stratos abocanhou tres titulos no wrc e abriu espaço para o 037 o delta s4 e o delta hf integrale que herdou no sobrenome a lembrança do fulvia juntos os carros da lancia venceram dez titulos no wrc e ainda nao foram superados [youtube id= j4pu_1btqze width= 620 height= 350 ]
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