FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Lancia Fulvia: o cupê com motor V4 e tração dianteira que se tornou uma lenda dos ralis antes do WRC

O maior vencedor da história do WRC é o Lancia Delta HF. Não falta que o considere o supra-sumo dos hot hatches: motor turbinado, tração integral, visual matador (é sim, e não venha discordar!) e seis títulos seguidos no Campeonato Mundial de Rali. Desde então, a fórmula foi sendo repetida por praticamente todas as fabricantes de automóveis do outro lado do Atlântico. Se hoje temos o Golf R e o Ford Focus RS, por exemplo, o Delta tem parte da culpa. E mais: se há uma fabricante que tem o direito de ser reconhecida pelo seu pedigree nos ralis, esta marca é a Lancia. Isto porque antes mesmo de o Campeonato Mundial de Rali, que conhecemos mais como WRC (World Rally Championship), ser criado, um pequeno cupê chamado Lancia Fulvia já havia ajudado os italianos a estabelecer uma bela reputação no meio dos ralis. E ele tinha tração dianteira! Não que isto fosse necessariamente uma desvantagem: em situações de baixa aderência (como em uma estrada de