A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Lancia Fulvia: o cupê com motor V4 e tração dianteira que se tornou uma lenda dos ralis antes do WRC

O maior vencedor da história do WRC é o Lancia Delta HF. Não falta que o considere o supra-sumo dos hot hatches: motor turbinado, tração integral, visual matador (é sim, e não venha discordar!) e seis títulos seguidos no Campeonato Mundial de Rali. Desde então, a fórmula foi sendo repetida por praticamente todas as fabricantes de automóveis do outro lado do Atlântico. Se hoje temos o Golf R e o Ford Focus RS, por exemplo, o Delta tem parte da culpa. E mais: se há uma fabricante que tem o direito de ser reconhecida pelo seu pedigree nos ralis, esta marca é a Lancia. Isto porque antes mesmo de o Campeonato Mundial de Rali, que conhecemos mais como WRC (World Rally Championship), ser criado, um pequeno cupê chamado Lancia Fulvia já havia ajudado os italianos a estabelecer uma bela reputação no meio dos ralis. E ele tinha tração dianteira! Não que isto fosse necessariamente uma desvantagem: em situações de baixa aderência (como em uma estrada de

Matérias relacionadas

Brasil terá programa para substituir carros com mais de 15 anos, Chevrolet mostra novo Cruze Hatch, um raro Lancia Delta Martini à venda e mais!

Leonardo Contesini

A volta do Viper ACR em Nürburgring agora em vídeo, Polo brasileiro terá 1.0 TSI de 128 cv e câmbio Tiptronic, Porsche confirma saída do Mundial de Endurance e mais!

Leonardo Contesini

70 anos de 356: a história e as versões do primeiro esportivo de rua da Porsche

Dalmo Hernandes