como todos aqui devem saber entre as decadas de 1970 e 1990 a lancia foi uma gigante dos ralis mais precisamente entre 1974 e 1996 a companhia conquistou nada menos que dez titulos no world rally championship marca que ate hoje nao foi superada nem mesmo pela citroen que conquistou oito titulos entre 2003 e 2012 mas ai voce lembra que ela ainda existe e decide olhar o site oficial da marca o que voce encontra um peugeot 208 disfarçado de lancia ypsilon — hibrido ou eletrico a traseira tem algo do stratos ate mas o carro e claramente um peugeot 208 coisas da stellantis ao menos eles deixaram de fingir que os chrysler 200 e 300 eram carros italianos e uma pena porque a stellantis nao tem muito o que fazer com a lancia pois ela ainda e razoavelmente popular na italia mas e proxima demais da alfa romeo e da fiat para dar origem a uma linha totalmente nova de produtos e por isso que apesar de ser a maior vencedora da historia do wrc nunca mais veremos uma linhagem como a destes vencedores do rali nao em sua forma original porque a lancia ate voltou a tratar com carinho essa fase de sua historia fazendo um novo ypsilon hf e ate uma versao de rali mas diferentemente dos hf originais ele ainda e um peugeot 208 e tem traçao dianteira ao menos a lancia planeja disputar o wrc com ele a partir de 2025 finalmente dando a sigla hf o valor que ela merece mesmo que de um jeito diferente foram as versoes hf que levaram para a lancia seus 10 titulos do wrc — voce os identifica pelo pequeno emblema com um elefantinho saltitante na dianteira dos carros mas o que quer dizer hf e o que um elefante feliz tem a ver com isto as duas letras hf significam segundo o lexico da lancia high fidelity ou simplesmente hi fi alta fidelidade em traduçao literal na audiofilia um equipamento de alta fidelidade e aquele que reproduz reproduzir audio da forma mais proxima possivel a gravaçao original ainda que muitos radios baratos valham se do termo hi fi mesmo que nao o sejam no caso da lancia a alta fidelidade refere se a capacidade que seus carros tinham de transmitir com clareza todas as sensaçoes da estrada ou da rua ou da pista ao condutor atraves de direçao comunicativa do ronco do motor da suspensao bem acertada a experiencia de pilotagem e pura inalterada sem interferencias apenas o carro o motorista e o caminho a ser seguido mas nao foi a lancia quem teve esta ideia o termo foi usado pela primeira vez neste contexto pelo lancia hi fi club uma associaçao de proprietarios dos carros da marca fundada em 1960 ja em 1961 o emblema hf ainda sem o elefante começou a ser usado nos carros que eram convertidos para as pistas pelos proprios donos em 1963 o clube deu origem a equipe hf squadra corse que em 1965 tornou se o braço de competiçao oficial da lancia pouco tempo depois no fim daquele ano era apresentado o primeiro modelo da lancia a trazer a denominaçao hf de forma oficial o lancia fulvia hf versao do fulvia cupe o hf vinha com um motor v4 de 1 2 litro e 88 cv ele era um carro de rua mas a fabricante encorajava seus proprietarios a participar de corridas com ele tanto que o fulvia coupe hf ja vinha de fabrica com peso aliviado nao havia para choques o capo era de aluminio as janelas laterais e o vigia traseiro eram de acrilico e as rodas eram de aço estampado sem calotas com o sucesso do fulvia que nos anos seguintes tornou se um expoente dos ralis na era pre wrc a sigla hf pegou e foi por isso que todos os lancia esportivos que vieram depois tambem eram hf na epoca do fulvia o emblema da hf consistia nas duas letras com quatro pequenos elefantes no centro no lancia 2000 hf coupe de apresentado em 1971 o emblema passou a ser uma plaqueta azul e amarela na grade no stratos hf stradale como nao havia grade na dianteira as letrinhas foram parar ao lado do letreiro lancia na traseira como ja dissemos mais acima o elefante sim foi criaçao da propria lancia e se tratando de animais associados a carros ele e um dos mais intrigantes geralmente as fabricantes escolhem animais agressivos e ageis como mascotes ou buscam neles inspiraçao para nomes pegue por exemplo o jaguar da jaguar o cavalinho rampante da ferrari o garanhao do mustang mas um animal grande e pesado como um elefante o que isto tem a ver com esportivos e carros de competiçao pois bem reza a lenda que na decada de 1960 durante uma reuniao para escolher um mascote para a hf foram sugeridos diversos animais no entanto gianni lancia o filho do fundador da empresa vincenzo lancia sugeriu o elefante e insistiu na ideia os demais presentes na reuniao estranharam e pensaram exatamente isto um elefante grande e pesado nao e o melhor mascote para um carro de competiçao quem dira um carro de corridas mas gianni bateu o pe e ele tinha um bom argumento eu concordo com voces ele teria dito mas uma vez que um elefante começa a correr nada pode dete lo sem falar que bem ele era o filho do patrao agora por mais bacana que seja esta historia ela nao e oficial e nao pode ser confirmada a versao mais aceita por historiadores mas que ainda carece de confirmaçao oficial diz que foi uma decisao do departamento de marketing que queria um animal que representasse nao velocidade mas inteligencia robustez e imponencia o que e meio contraditorio ate considerando a fama dos carros italianos e o tamanho diminuto dos lancia da decada de 1960 o ultimo dos lancia hf foi o lancia delta 2 0 hf de segunda geraçao fabricado entre 1997 e 1999 e equipado com um motor 2 0 turbo de 193 cv diferentemente dos hf de primeira geraçao ele so era oferecido com traçao dianteira uma das razoes para que ele nao seja tao lembrado como o original aquela altura a participaçao da lancia em ralis resumia se a carros inscritos por equipes independentes as mudanças no regulamento do grupo a para os world rally cars e a consequente ascensao dos esportivos japoneses no mundial de rali somados a falta de recursos da lancia colocaram um fim em seus esforços em competiçoes e causaram uma longa interrupçao na linhagem hf que so foi quebrada neste ano com a chegada do lancia ypsilon hf um eletrico de 240 cv sua contraparte de rali o hf rally iferentemente do carro de rua tem um motor 1 2 turbo de 212 cv e traçao dianteira conforme o regulamento da categoria rally4 — algo que nos deixa a questao e melhor explodir de tanto brilhar ou lentamente perder o brilho ate se apagar completamente
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