para onde vao os carros rarissimos que sao arrematados em leiloes por cifras multimilionarias e de se imaginar que geralmente eles passem de uma coleçao incrivel guardada em um galpao climatizado para outra coleçao incrivel guardada em outro galpao climatizado o que e ate compreensivel considerando que muitos destes automoveis sao carros rarissimos ou mesmo unicos e em alguns casos podem ser considerados patrimonios historicos e culturais que por coincidencia tambem sao veiculos automotores [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nao temos duvida de que este e o caso do lancia stratos zero apresentado em 1970 durante o salao de turim ele costuma ser descrito como o carro conceito que inaugurou a tendencia dos esportivos em forma de cunha que foram lançados naquela decada o que incluiu o proprio lancia stratos em sua versao de rua que aquela altura ja estava sendo desenvolvido e teve seu primeiro prototipo apresentado no ano seguinte a lancia pretendia dar sequencia ao sucesso do lancia fulvia nos ralis usando o stratos o que de fato se concretizaria entre 1974 e 1976 quando o esportivo com motor v6 ferrari o mesmo usado na dino 246 alias conquistou tres titulos consecutivos no campeonato mundial de rali o prototipo do lancia stratos hf [youtube id= ml3qjkrvj2w width= 620 height= 350 ] e sua atuaçao no campeonato mundial de rali que junto de sua bela carroceria foi responsavel por transforma lo em um dos esportivos mais emblematicos da historia tanto o stratos zero quanto o hf foram obra do mesmo desenhista o italiano marcello gandini do estudio bertone no entanto enquanto o carro de competiçao tinha formas condizentes com sua epoca formas belissimas por sinal o conceito era uma verdadeira viagem estilistica no bom sentido o pessoal da lancia simplesmente disse ao designer para usar sua criatividade e bem ele usou a verdade e que pouco antes em 1968 marcello gandini ja havia prestado seus serviços a outra companhia italiana que estava em busca de um conceito inovador o resultado foi o alfa romeo bertone carabo que tinha carroceria em forma de cunha e e creditado como um dos primeiros carros a usar as famosas portas tesoura que abriam para frente e para cima nao foi por acaso alias que o lamborghini countach lançado em 1974 trazia portas assim ele foi totalmente inspirado pelo alfa romeo carabo agora no caso do stratos zero a coisa era ainda mais radical enquanto o alfa romeo carabo ainda tinha uma separaçao visivel entre a linha do capo e a linha do teto no teto a silhueta do carro realmente consistia em uma linha ininterrupta com isto o conceito era absurdamente baixo tinha apenas 84 cm em relaçao ao solo para se ter ideia um carro comum de passeio daquela epoca media entre 130 e 150 mm de altura de acordo com eugenio pagliano um dos designers que trabalharam no projeto na epoca havia uma ordem para que a equipe procurasse tornar o carro o mais baixo possivel e por esta razao alias que alguns dizem que o stratos zero era uma resposta a ferrari 512s modulo que estreou no mesmo salao com 93 5 cm de altura e acesso ao interior pelo vidro da frente seria simplesmente ridiculo dar a um carro tao baixo portas laterais e esperar que alguma pessoa entrasse por elas entao bertone optou por tornar o para brisa que era quase horizontal basculante abrindo para cima para dar acesso ao habitaculo de dois lugares nas laterais ficavam apenas vidros basculantes um de cada lado olhando o stratos zero de lado perceba que o perfil da carroceria quase pode ser dividido em duas metades identicas e e bastante inclinado com a traseira arrebitada a caixa de roda traseira com desenho irregular e uma das marcas registradas dos carros projetados por marcello gandini entre o fim dos anos 60 e o inicio dos anos 70 a estranheza nao se limitava a porta de acesso porem o lado de dentro era ainda mais inusitado para começar a coluna de direçao era articulada dobrando se para a frente para que o motorista pudesse sentar quer dizer o banco era tao inclinado que os ocupantes ficavam quase deitados com as pernas esticadas o volante tinha uma enorme gravaçao do emblema da lancia com a tipografia classica destoando visualmente do restante do carro mas o detalhe que costuma ficar de fora quando se fala o stratos zero e o quadro de instrumentos que imitava uma enorme tela digital verde alojada na soleira do lado esquerdo mas era na verdade um conjunto de instrumentos analogicos o lancia stratos zero tinha uma estrutura tubular com carroceria de fibra de vidro projetada do zero da bela lancia fulvia coupe so herdava mesmo o motor um v4 de de 1 6 litro 1 584 cm³ com dois carburadores solex de 45 mm e 115 cv que ficava instalado sob uma tampa prateada triangular que abria para o lado e era acoplado a um cambio manual de cinco marchas a suspensao usava um arranjo mcpherson na dianteira e braços triangulares sobrepostos na traseira e havia freios a disco nas quatro rodas ve se que apesar da carroceria inspirada pela era espacial o stratos zero tinha alma de esportivo italiano classico tanto que ele era 100% funcional e por isso havia todo o malabarismo para acomodar dois ocupantes [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] de acordo com a literatura da epoca o stratos zero foi a maneira que a lancia encontrou de dar inicio a uma relaçao com o estudio bertone a fim de que a casa trabalhasse no desenvolvimento da versao de competiçao tudo dependeria da reaçao do publico do salao de turim de 1970 que acabou sendo mesmo bastante entusiasmada e garantiu que as duas companhias cooperassem na criaçao do stratos hf pouco depois de sua estreia em turim o stratos zero foi pintado de prata tonalidade mais discreta e mais futurista depois de posar para algumas fotos e gravar material publicitario o lancia stratos zero foi levado para o museu da bertone onde ficou em exposiçao por decadas ate que no ano 2000 foi restaurado pela propria firma voltando a sua cor original [youtube id= s_oe4vmxbae width= 620 height= 350 ] depois disto em 2011 ele foi leiloado pela rm sotheby s durante concorso d eleganza villa d este nas proximidades de roma na italia exatamente igual ao que era nos anos 70 o conceito foi arrematado por um colecionador por € 761 6 mil cerca de r$ 3 34 milhoes em conversao direta lembra da pergunta do inicio deste post custando mais de r$ 3 milhoes nao surpreende que depois de arrematado o stratos zero tenha levado sete anos para aparecer em publico novamente e foi durante a ediçao 2018 do concorso em villa d este que o conceito deu o ar e o ronco da graça possibilitando a gravaçao do video abaixo nele se ouve o som peculiar produzido pelo v4 de 1 6 litro e podemos ver que de fato o carro e 100% funcional e ainda mais impressionante em movimento [youtube id= yhpqe4khs90 width= 620 height= 350 ] sugestao do leitor fabricio guassaloca
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