A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Lancia Thema 8.32 — uma “Ferrari” de quatro portas

O conceito de sleeper (ou Q-car, se você for britânico) já está mais do que enraizado no imaginário dos entusiastas automotivos. Trata-se daquele carro que traz um visual mundano por fora, com detalhes que só para os mais atentos podem significar que aquele modelo tem uma pimenta a mais no motor. Os mais fascinantes são os sleepers de fábrica. De vez em quando os fabricantes preferem seguir por um caminho mais discreto e fazer um sedã de quatro portas que pode encarar veículos declaradamente esportivos sem perder a elegância e discrição. Um dos mais impressionantes foi o Lancia Thema 8.32, um sedã primo do Fiat Croma, com um V8 da Ferrari. Se a Fiat no Brasil dos anos 80 ainda era uma fábrica de carros pequenos – situação que só foi mudar em 1991, com a chegada do Tempra -, na Europa a empresa de Turim tinha um portifólio de modelos bem maior, com opções de todos os tamanhos. Na época, o maior carro da marca era o Croma, introduzido em 1985. Era um carro curioso. Tinha formato

Matérias relacionadas

Bleu de France: a história da pintura azul dos carros de corrida franceses

Leonardo Contesini

O Fiat 147 #0000001: este foi o primeiro carro da Fiat produzido no Brasil

Dalmo Hernandes

DKW + Audi + NSU: a origem da Volkswagen moderna

Marco Antônio Oliveira