depois de 68 anos de estrada e fora delas o land rover defender deixou de ser produzido a ultima unidade do utilitario deixou a linha de produçao ontem dia 29 de janeiro de 2016 a aposentadoria do defender nao era novidade para ninguem claro a land rover deixou todo mundo ciente de que este momento estava proximo e fez questao de dar a seu utilitario mais emblematico um encerramento glorioso com homenagens e ediçoes especiais era o minimo que eles podiam fazer considerando os serviços prestados pelo defender ao longo de quase sete decadas e o minimo que a gente pode fazer e contar sua historia direito nao pois bem o land rover defender nao nasceu como defender a origem da linhagem esta no series i concebido em 1947 como uma tentativa de recuperar financeiramente a britanica rover que como varias fabricantes no pos guerra passava por dificuldades financeiras e sofria com escassez de mao de obra e materiais para piorar a situaçao a fabrica original foi destruida por um bombardeio durante o conflito e por isso a produçao precisou ser transferida para uma unidade improvisada construida durante a guerra para fornecer material aeronautico com a infraestrutura prejudicada e as finanças em frangalhos a rover decidiu lançar um utilitario simples e robusto nos moldes do jeep wrangler mas voltado para uso rural o chamado series i foi lançado em 1948 e ja trazia as caracteristicas basicas que tornariam o defender um icone visual simples e funcional carroceria de aluminio sobre chassi de aço materiais remanescentes da industria belica e a capacidade de enfrentar todo e qualquer terreno com mais desenvoltura que qualquer fazendeiro poderia querer o nome defender so viria em 1990 depois que ja haviam sido lançados os modelos series ii 1958 ; series iia com farois ja integrados aos para lamas 1961 e series iii 1971 nao da para dizer que o utilitario mudou muito com o passar dos anos a verdade e que em essencia o projeto foi essencialmente o mesmo ao longo dos 68 anos de produçao claro foram modificados motores elementos esteticos e adicionados ate alguns recursos de conforto e conveniencia mas no fim das contas a mudança mais radical no defender aconteceu mesmo quando ele mudou de nome [youtube id= 8ekq_q8ri 4 width= 620 height= 350 ] antes disso os nomes series i series ii e series iii serviam apenas para identificar as atualizaçoes promovidas no carro que se chamava simplesmente land rover ao mesmo tempo havia o range rover lançado em 1970 como uma opçao um pouco mais espaçosa e confortavel ao land rover ainda com interior frugal para se ter uma ideia o painel de plastico e os assentos de vinil foram feitos para serem lavados com uma mangueira seus rivais eram caras como o jeep wagoneer aquele que sempre aparece nos filmes com laterais imitando madeira porem o range rover nao tinha o mesmo apelo luxuoso claro hoje os range rover sao conhecidos por unirem luxo e capacidade off road incriveis em igual proporçao mas aqueles tempos eram outros em todo caso o que importa e que nao dava para confundir as coisas apesar do projeto muito semelhante ao do land rover o range rover era mais sofisticado em alguns aspectos a cabine nao era tao frugal assim o espaço interno era melhor aproveitado e a suspensao usava molas helicoidais em vez de feixes de molas com sua chegada o resultado inevitavel foi um declinio nas vendas do land rover que apesar de ter sido concebido como um veiculo de trabalho e usado pelo exercito britanico desde seu lançamento acabou ficando popular entre gente comum atraida por seu visual rustico sua suspensao robusta e sua mecanica que acredite sempre foi confiavel assim a land rover decidiu dar uma boa repaginada no carro sem acabar com sua personalidade ou com seu apelo mas o tornando um pouco mais palatavel para uso civil ele recebeu algumas revisoes de projeto como a suspensao do range rover uma nova dianteira bitolas maiores e para lamas mais largos de acordo e duas dimensoes de entre eixos 110 polegadas 2 79 m e 90 polegadas 2 28 m a primeira se chamava land rover one ten 1 10 em ingles enquanto o outro se chamava land rover 90 e foi assim ate 1989 quando a land rover apresentou seu terceiro modelo o discovery pensado como um intermediario entre o minimalismo do 110/80 e o luxo do range rover que aquela altura ja havia ganhado itens como ar condicionado direçao assistida acabamento de madeira no painel e couro nos bancos o discovery utilizava diversos componentes encontrados nas estantes do grupo rover mas mesmo assim tornou se um sucesso praticamente imediato nos eua e na europa o preço disso foi certa confusao a gente que curte carros sabe exatamente a diferença entre um 90 um 110 um discovery e um range rover mas na epoca as coisas eram mais dificeis para separar as coisas em 1990 a land rover decidiu adotar o nome defender fazia sentido alem de soar bacana defender era um nome para la de apropriado para o utilitario que tambem foi usado pelas forças armadas britanicas logo que começou a ser fabricado e continua sendo desde entao e claro que o defender continuou sendo exatamente o que sempre foi ao longo das decadas desde que passou a se chamar assim o primeiro de todos land rover jamais abandonou o espirito aventureiro na verdade talvez a mudança de nome tenha ajudado a mante lo no mercado por tanto tempo — tanto e que mesmo que tenha sido fabricado antes de 1990 todo membro da familia costuma ser chamado de defender ate pela propria fabricante e seu apelo e universal nao sao so entusiastas do off road que vivem para isto os fas do utilitario cantores famosos como bob marley sting e paul mccartney tiveram seus exemplares celebridades de hollywood como sylvester stallone claro jim carrey e sean connery tambem; alem de politicos como winston churchill fidel castro e toda a familia real britanica desde o inicio da produçao provavelmente ou seja e obvio que o defender e um icone e ele foi ate montado no brasil em regime ckd pela karmann entre 1999 e 2006 e assim a land rover nao poderia deixar de fazer uma homenagem e tanto a seu modelo mais tradicional assim no dia 29 de janeiro de 2016 quando o ultimo defender deixou a linha de produçao na fabrica de solihull no reino unido — a mesma onde tudo começou la em 1948 — um evento de comemoraçao com os 700 funcionarios envolvidos foi realizado o ultimo exemplar e um defender 90 conversivel a versao nao foi escolhida por acaso e sim porque em sua montagem ele ainda utiliza um componente exatamente igual ao do modelo 1948 o grampo que prende a capota ao topo do para brisa o carro ira para o acervo de veiculos historicos da jaguar land rover alem disso a fabricante anunciou que mantera os exemplares do defender vivos com um programa de restauraçao especial anunciado tambem ontem alem de um canal na internet onde os donos poderao compartilhar suas historias com o defender e no que depender da robustez do utilitario e da dedicaçao dos ingleses em mante lo ainda havera defenders nas ruas e longe delas principalmente por muito tempo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.