Os Land Rover nasceram para enfrentar trilhas e terrenos difícieis, e há quem acredite que um bom Land Rover ainda é assim. Talvez os fãs do Defender clássico e do Discovery não curtam muito a ideia de um Evoque ou mesmo de um Range Rover Sport SVR, todo trabalhado para ter desempenho matador no asfalto – por mais legal que isto seja.
Para quem acha que o potencial de um Land Rover deve ser explorado unicamente para trilhas, a companhia britânica preparou um belo presente, apresentado no Salão de Frankfurt: o Discovery SVX, primeiro modelo preparado pela Special Vehicle Operations com foco em suas capacidades como fora-de-estrada.
O SVX vem para complementar a linha da Special Vehicle Operations, divisão especial da Jaguar Land Rover responsável por, bem, operações especiais em veículos, executando trabalhos de customização, construindo versões diferenciadas e cuidando de parte das restaurações e recriações de modelos clássicos, como o E-Type e o Range Rover Reborn – além dos incríveis Jaguar Project 7 e Project 8. A série SVX vem se juntar à SVR, feita para performance no asfalto; e SVAutobiography, voltada a luxo e exclusividade.
A Land Rover diz que o Discovery SVX apresentado em Frankfurt é um preview do modelo de produção – algo mais realista que um conceito, mas ainda diferente em alguns detalhes do que será visto nas ruas. No geral, porém, o Discovery SVX deve estar muito próximo do modelo de produção. Um detalhe interessante é a barra de iluminação no teto, que opta por discretas réguas de LED em vez dos tradicionais faróis auxiliares redondos. No para-choque traseiro, ganchos expostos têm capacidade para puxar até seis toneladas.
Por dentro, o carro tem acabamento com couro em duas cores (exceto na terceira fileira de bancos, que acomoda três pessoas e é todo em couro preto) e emblemas “SVX” gravados nos encostos de cabeça. O painel de instrumentos traz uma tela sensível ao toque de dez polegadas ultra-widescreen (como no cinema), e há uma chave presencial em formato de pulseira que pode ser usada pelo dono do carro quando o mesmo for “participar de atividades esportivas” e não quiser perder a chave principal durante a aventura.
Do que não resta dúvida é de sua capacidade off-road, como demonstrado no vídeo de divulgação acima (embora algumas partes estejam produzidas demais e pareçam meio artificiais). A Land Rover faz questão de dizer que este é o veículo mais extremo de sua história em capacidade off-road.
Para começar, ele tem o mesmo V8 de cinco litros com supercharger que equipa caras como o Jaguar F-Type e o Range Rover Sport SVR, calibrado para entregar 525 cv e 63,7 mkgf de torque – é a primeira aplicação de um V8 no Discovery de quinta geração. O motor é acoplado a um câmbio automático de oito marchas com uma caixa de transferência de duas velocidades que, diferentemente das outras versões, abandona o seletor de marchas circular em favor de uma alavanca tradicional, a fim de tornar as trocas mais precisas e intuitivas que, claro, leva a força para as quatro rodas através de três diferenciais eletrônicos, sendo que o central e traseiro têm autoblocante.
O Discovery SVX teve todos os sistemas eletrônicos, incluinco controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistência elétrica variável da direção e assistente de descida foram recalibrados para uso mais intenso no fora-de-estrada.
Uma novidade é o sistema H-ARC, de Hydraulic Active Roll Control (Controle de Rolagem Ativo Hidráulico), que será item de série no Discovery SVX ajusta a firmeza da suspensão e o esterçamento das rodas para garantir condições máximas de aderência e a menor rolagem possível da carroceria a todo momento. A suspensão também recebeu amortecedores com mais curso e pontas de eixo reforçadas. A altura em relação ao solo é maior, e os ângulos de ataque e saída são mais agressivos que nas outras versões do Discovery. Os pneus de medidas 275/55/20 (815 mm de diâmetro no total!) reforçam este aumento de altura e, com banda de rodagem mais alta e menos pressão, ajudam a aumentar a aderência sobre superfícies irregulares ao “abraçar” melhor o relevo.
A pintura cinza “Teutonic Grey” é exclusiva do SVX, bem como os detalhes em laranja “Rush Orange”, que segundo a Land Rover estarão no modelo de produção. Que, aliás, já pode ser reservado no site da fabricante… ao menos por quem mora na Austrália, no Canadá, no Japão, no Reino Unido ou nos EUA. O resto do mundo vai ter de esperar um pouco mais.