Depois dos faróis, as lanternas traseiras são essenciais para firmar a identidade de um carro e definir sua personalidade. Além disso, são elas que você vê o tempo todo no trânsito. Perguntamos aos leitores quais eram as lanternas mais bonitas de todos os tempos, e agora temos a lista com as melhores sugestões!
Hyundai Sonata Hybrid
Você esperava ver um Hyundai nesta lista? Nem a gente, mas temos que admitir que o desenho em forma de átomo com formas geométricas da versão híbrida do sedã Sonata, lançada em 2013, é realmente muito legal e dá um ar futurista às lanternas. Não é à toa que os donos de Sonata procuram estas lanternas para colocar em seus carros que não são híbridos.
Aston Martin One-77
Em termos de design, os Aston Martin atuais costumam ser variações sobre o mesmo tema. Contudo, o exclusivíssimo One-77, produzido em apenas 77 unidades entre 2010 e 2012, era diferente. O grand tourer com motor V12 de 7,3 litros e 760 cv trazia uma dianteira com faróis mais alongados e grade mais agressiva, e a traseira (seu melhor ângulo, na nossa opinião), traz aquela lanterna em uma única peça delgada e minimalista que dá a ele um charme todo especial — tanto é que a maioria das fotos do carro no Flickr são tiradas da traseira.
Porsche 911 993
A geração 993 do Porsche 911 foi a última em várias coisas: a última a usar motor refrigerado a ar, a última a usar a plataforma do Porsche 911 clássico, e a última a ter a lanterna traseira em forma de régua próxima ao para-choque — na geração seguinte, a polêmica 996, as lanternas se separaram e ganharam um desenho mais sofisticado. A grande maioria dos fãs da Porsche prefere o visual mais roots do 993.
McLaren P1
Por outro lado, nossos leitores também curtem um design mais orgânico e futurista — como as lanternas traseiras do McLaren P1, praticamente invisíveis quando apagadas, e finas linhas que acompanham as formas da traseira quando acesas. Parecem tiras bioluminescentes, e são tão conceituais que é incrível que tenham sido homologadas.
Jaguar F-Type
O sucessor espiritual do Jaguar E-Type é um roadster/cupê absurdamente bonito de todos os ângulos e, naturalmente, isto inclui a traseira. As lanternas são finas com um pequeno detalhe circular no centro e parecem os olhos de um felino. Não são rebuscadas demais e não trazem malabarismos desnecessário — são simplesmente perfeitas para um carro perfeito.
Ford Mustang
Uma prova de que as lanternas são cruciais para a identidade de um carro é o Ford Mustang: ao longo de cinco décadas, o carro mudou bastante, mas as gerações mais adoradas — a primeira, a quarta e a atual — mantiveram um elemento constante: as lanternas divididas em três seções verticais separadas — e, assim como o modelo atual, a nova geração também terá luzes sequenciais:
O Mustang não pode perder isso nunca.
Nissan Skyline GT-R R34
O Skyline GT-R R34 é um clássico absoluto, seja pelo desempenho do seis-em-linha biturbo RB26DETT, seja pelo design, um dos mais bonitos de todas as gerações do esportivo japonês. E isso também vale para as quatro lanternas traseiras circulares — uma solução praticamente impossível de dar errado. É ou não é?
Menção honrosa para o GT-R atual — a Nissan fez questão de manter a identidade da traseira no Godzilla.
Lamborghini Aventador
O atual supercarro topo de linha da Lamborghini, com seu V12 de 700 cv, traz um estilo bem diferente do Murciélago. Enquanto aquele tinha linhas fluidas (para um Lamborghini) e superfícies limpas, o Aventador aposta em vincos, reentrâncias, hexágonos e formas elaboradas. As lanternas mostram isso: se o Murciélago tinha peças vermelhas e bem simples, o Aventador traz lentes transparentes com elementos mais complexos — incluindo os LEDs em forma de “Y”, que viraram meio que a assinatura dos Lambo atuais.
Dodge Charger
Todo mundo lembra da dianteira invocada do Dodge Charger a partir de 1968, mas a traseira também tem sua dose de maldade. E, para falar a verdade, se você vê a dianteira de um Charger no retrovisor, é bem provável que dali a alguns instantes você veja a traseira na sua frente — a última lembrança que você vai ter dele.
Mazda Furai
Antes do P1, outro carro que tinha lanternas traseiras orgânicas e futuristas era o Mazda Furai, e isto era ainda mais evidente — a traseira trazia linhas luminosas em um caos organizado que resultavam em um visual absolutamente matador, e o tema se repetia por todo o carro. Estamos falando do Furai no passado porque, infelizmente, o conceito com motor Wankel de três rotores e 450 cv foi consumido em chamas durante um ensaio para a revista Top Gear em agosto de 2008.
[ Fotos: Alex Lan, Daryl Chapman Photography, Garrett Wade, Mr Matboy ]