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Car Culture Humor WTF?

Lavida, Magotan e Jetta que não é Jetta: tentando explicar a confusa linha da Volkswagen na China

Lavida, Magotan, Sagitar são palavras que talvez você nunca tenha lido, ou ao menos não em um site de carros. São os modelos que a Volkswagen vende na China. Mas se apenas os nomes fossem diferentes, as coisas até seriam mais fáceis. É sério: a gente quase ficou louco tentando decifrar tudo, mas conseguiu explicar a identidade dos Volkswagen chineses.

A confusão começa porque não existe apenas uma Volkswagen na China, mas duas. A mais antiga é a SAIC Volkswagen, joint venture formada em 1985 pela VW e pela antiga Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), empresa estatal que hoje se chama SAIC Motor.

A outra Volkswagen é mais recente, e é outra joint venture. A FAW-Volkswagen foi formada em 1991 pela Volkswagen em parceria com a FAW Group, uma das “quatro grandes” chinesas ao lado da Changan, da Dongfeng e da própria SAIC Motor.

Ambas as companhias atuam simultaneamente e até emprestam modelos uma para a outra mas, para todo efeito, são independentes e não compartilham fábricas nem concessionárias. Além dos VW, a FAW-VW fabrica modelos da Audi, enquanto a SAIC Motors produz modelos da Skoda. Isto sem falar que elas também oferecem carros vendidos no resto do mundo, como o atual Fusca, o Polo, o Golf e a VW Transporter. Mas, se formos falar disto também, ficaremos aqui a semana toda. Vamos nos concentrar apenas nos Volkswagen que são exclusivos da China.

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Começando pelos mais fáceis. O cara aí em cima, no resto do mundo, é um Volkswagen Jetta. Na China, porém, seu nome é Sagitar, e ele é vendido tanto pela SAIC VW quanto pela FAW-VW.

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Ele segue o visual do nosso Jetta, mas tem uma versão de visual bem interessante chamada GLI. O motor, aliás, também é o mesmo 2.0 TSI de 211 cv encontrado no Jetta vendido aqui. Que, curiosamente, também equipa o Golf GTI chinês.

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Mas não acabou ainda: o Sagitar deu origem, em 2015, ao Volkswagen Lamando. A plataforma e a mecânica são exatamente os mesmos, mas o Lamando tem visual mais agressivo e linhas mais esguias, com caimento mais suave no teto. É como se fosse um Jetta CC. Ou melhor, Sagitar CC. Ah, você entendeu.

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Detalhe para a sigla: GTS

De qualquer forma, há um VW Jetta, com este nome, vendido na China. Até alguns anos atrás, ele era baseado na segunda geração do Jetta europeu, lançada em 1984.

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Em 2013, ele foi substituído pelo New Jetta, que usa uma nova plataforma (na verdade, uma evolução da PQ25, usada no Polo de quinta geração), compartilhada com o…

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… Santana. É verdade! Como você deve saber, até 2012 a Volkswagen vendeu na China a primeira geração do nosso querido Santana mas, em 2012, decidiu manter o nome e substituir o carro por um sedã compacto desenvolvido localmente. Falava-se até em trazê-lo para o Brasil para concorrer com Chevrolet Cobalt e Renault Logan, mas a Volkswagen decidiu priorizar a nacionalização do Up. O que, honestamente, é compreensível.

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Como se não bastasse, a VW chinesa lançou no ano passado o Gran Santana, hatchback de cinco portas que lembra bastante o Audi A3 Sportback. Na verdade, consta que os chineses se inspiraram nele para o Gran Santana.

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… but wait, there’s more! Neste ano foi lançado o Cross Santana, que é exatamente isto o que você está pensando: um Santana “aventureiro”. E hatchback. Fãs do Santanão devem estar sofrendo agora.

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Mas vamos continuar. Lembra do Volkswagen Bora, sedã do Golf Mk4 vendido no Brasil na década passada? Pois ele ainda segue firme e forte na China. A versão da FAW-VW se chama Bora, mesmo, e tem visual completamente diferente daquele que conhecemos, com todos os painéis da carroceria substituídos. A plataforma, porém, é exatamente a mesma.

Já a SAIC VW oferece o Lavida, que é exatamente a mesma coisa: um Bora de quarta geração com outra carroceria.

Aí as coisas ficam um pouco mais complicadas: até 2012, o Lavida tinha esta cara:

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Depois disso, em 2012, ele ganhou uma nova geração, ficando mais largo, mais baixo e mais curto, mantendo o mesmo entre-eixos. Ele era assim:

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Então, em 2015, a Volks decidiu fazer um facelift no Lavida, que adotou um visual mais próximo dos VW de luxo, como o Passat, que você pode conferir na foto acima. O modelo anterior, pré-facelift, continua à venda como Lavida Classic.

Quer ficar um pouco mais confuso? Assim como existe o Gran Santana, há o hatchback de cinco portas Gran Lavida, que segue a mesma receita.

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E, se você quiser algo mais “aventureiro”, não vá achando que os modelos Cross são exclusividade do Brasil: o cara aí embaixo é o Cross Lavida.

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Já se perdeu? Então aguente firme porque fica pior.

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A gente acabou de falar do Passat, não é? Na China, ele é vendido em três versões. O Passat é o modelo feito para mercados como os EUA e a própria China, que usa uma plataforma mais antiga, porém tem visual atualizado para se alinhar com o design que a Volkswagen vem adotando desde o fim de 2015.

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Então há o Volkswagen Magotan, que é o Passat da geração passada, igual ao vendido no Brasil e na Europa até 2014.

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O Passat B8, atual geração vendida no Brasil e na Europa, também está disponível na China como Volkswagen New Magotan. Por que eles não os usaram “New Passat”? Bem… não sabemos.

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Também não sabemos por que os chineses decidiram criar um modelo de luxo intermediário entre o New Magotan e o Phaeton, seu topo de linha. Mas ele existe, se chama Phideon e é movido por um V6 turbinado de três litros e 300 cv.

Aliás, também não sabemos de onde os chineses tiram inspiração para o nome de seus Volkswagen. E por que eles gostam tanto de carros marrons? E qual é a desta vibe anos 1990 nas fotos?

Sabem do que mais? A esta altura, não sabemos de mais nada.