lancia martini racing para a maioria dos entusiastas estas tres palavras tem um significado simples e poderoso supremacia nos ralis entre 1987 e 1992 todas as ediçoes do wrc o campeonato mundial de rali foram vencidas pelos lancia delta hf pintados de branco vermelho e azul seis titulos consecutivos somando as conquistas do lancia stratos entre 1974 e 1976 e ao triunfo do lancia 037 em 1983 ja com as cores da martini a lancia tem dez titulos no wrc e e a fabricante mais bem sucedida na historia da competiçao a citroen que dominou a elite dos ralis nos anos 2000 com sebastien loeb ao volante clamou para si oito titulos entre 2003 e 2012 mas antes do delta e do 037 falando nisso a lancia martini racing tentou a sorte em outra modalidade automobilistica as provas de longa duraçao campeonato mundial de prototipos esporte o world sportscar championship ou simplesmente wsc nao foi nem de longe uma incursao feliz como o que aconteceu no wrc mas e uma historia interessante que merece ser contada depois de sua associaçao com a porsche na decada de 1970 a martini começou a patrocinar a lancia em 1981 quando a fabricante italiana começou a disputar provas de longa duraçao com um novo bolido o lancia montecarlo turbo feito com base no modelo de rua de mesmo nome um bonito cupe com motor central traseiro que foi fabricado entre 1975 e 1978 saiu de linha em 1979 e voltou a ser produzido em 1980 e 1981 criado para o grupo 5 da fia para carros de produçao com modificaçoes extremas o lancia montecarlo turbo usava uma versao sobrealimentada do motor de 1 4 litro na verdade 1 425 cm³ com comando duplo no cabeçote capaz de entregar 480 cv apenas a porçao central do monobloco do montecarlo de rua permanecia o restante da carroceria era montado sobre estruturas tubulares com para lamas bem mais largos e tomadas de ar enormes para o motor na traseira a receita do lancia 037 era semelhante alias os dois carros se pareciam muito mas no projeto de rali o motor era um 2 0 ou 2 1 com supercharger e montado na longitudinal [caption id= attachment_221053 align= aligncenter width= 1024 ] em cima o lancia 037 embaixo o montecarlo turbo[/caption] com o montecarlo turbo a lancia conquistou titulos em 1980 e 1981 no wsc e tambem no deutsche rennsport meisterschaft ou drm campeonato precursor do dtm em 1980 https //www youtube com/watch v=v6yrm85tphq mas o lancia montecarlo nao era um bom carro de rua na epoca ele foi duramente criticado pelo desempenho do motor que nao correspondia ao belo visual e tambem pela fraca qualidade de construçao e acabamento com isto o esportivo saiu de linha em 1981 o problema era que de acordo com o regulamento da fia para o grupo 5 era preciso que existisse uma versao de rua a venda para que um carro de competiçao pudesse ser homologado a soluçao encontrada foi migrar para o grupo 6 que era a categoria para prototipos abertos de dois lugares dispensando a necessidade de homologaçao e teoricamente permitindo que a lancia mostrasse sua capacidade de criar um carro de corrida dedicado este primeiro prototipo foi batizado lancia lc1 a lancia contratou a italiana dallara para ajudar no desenvolvimento do monocoque de aluminio e da carroceria ja o motor seria o mesmo 1 4 turbo usado pelo montecarlo calibrado para entregar 430 cv e acoplado a uma transmissao manual hewland de cinco marchas a ideia era que o carro começasse a competir no grupo 6 de prototipos em 1982 brigando por um titulo para a lancia mas o regulamento nao permitiu em 1982 a fia decidiu extinguir os grupos 5 e 6 substituindo os por uma unica classe o grupo c com carros de cockpit fechado e novas regras para o deslocamento dos motores e principalmente consumo de combustivel de repente o lancia lc1 se tornou um carro de corrida sem futuro a fia ainda permitiu que carros do grupo 6 competissem em 1982 sob a condiçao de que eles nao tivessem direito a pontos pelo campeonato das fabricantes ainda que fossem permitidos no campeonato dos pilotos era um consolo enquanto dava inicio ao desenvolvimento de um novo carro a lancia podia correr com o lc1 e usa lo como plataforma de testes aerodinamicos a participaçao do lc1 no wsc com riccardo patrese teo fabi piercarlo ghinzani e michele alboreto ao volante mostrou se bem sucedida a patrese venceu duas corridas em silverstone e nurburgring e foi vice campeao ele ficou apenas oito pontos atras de jacky ickx no porsche 956 mas no fim do ano o projeto foi abandonado imediatamente para que a lancia pudesse se concentrar no novo prototipo aptamente batizado lc2 o carro foi novamente projetado com a ajuda da dallara contando tambem com a ajuda da abarth que ja era a preparadora de fabrica da fiat havia mais de uma decada e cedeu seus equipamentos de teste para a criaçao do prototipo o lancia lc2 tinha uma dianteira parecida com a do lc1 apostando em uma entrada de ar retangular no bico e para lamas dianteiros bastante inclinados o regulamento do grupo c exigia que o carro tivesse farois e que o cockpit fosse fechado na traseira os para lamas eram destacados e ligados apenas pela asa enquanto a porçao central era inteiramente ocupada por um enorme difusor o assoalho era plano como mandavam as especificaçoes da fia a suspensao trazia braços triangulares sobrepostos com amortecedores do tipo coilover nos quatro cantos a diferença mais radical entre o lc1 e o lc2 alem obviamente da carroceria era o motor o quatro cilindros do lc1 era um projeto antiquado que remetia aos fiat do fim da decada de 1960 e nao havia milagre de engenharia capaz de torna lo potente e economico o bastante para disputar o grupo c a lancia precisou procurar outro motor e queria manter as coisas dentro de casa assim a melhor alternativa vinha da ferrari o v8 de 2 9 litros da 308 lançada em 1975 especialmente porque em 1982 a ferrari introduziu a 308 gtbi quattrovalvole ou qv que adotou um cabeçote de quatro valvulas por cilindro dai seu nome a 308 qv dispunha de 240 cv enquanto a versao anterior de duas valvulas por cilindro tinha 214 cv https //www youtube com/watch v=bljdmmpmvj4 com deslocamento reduzido para 2 6 litros um sistema de injeçao eletronica desenvolvido pela weber e a adiçao de dois turbocompressores kkk o v8 ferrari entregava 650 cv numero que seria impossivel de atingir no motor quatro cilindros sem comprometer seriamente sua durabilidade o motor como no lc1 era acoplado a uma caixa manual de cinco marchas da hewland foi com este conjunto que o lancia lc2 fez sua estreia no inicio da temporada de 1983 nos 1 000 km de monza competindo em casa o prototipo mostrou se mais rapido que o porsche 956 da equipe joest conquistando a pole position com quase um segundo de vantagem uma eternidade para o grupo c e a corrida foi bem ate a oitava volta quando um dos pirelli traseiro explodiu e danificou a carroceria forçando o lc2 a abandonar a prova os problemas com pneus acompanharam a lancia ao longo de toda a temporada bem como defeitos recorrentes no motor que superaquecia com facilidade nenhum dos tres lc2 que competiram naquele ano conseguiu terminar uma corrida ate a quinta etapa os 1 000 km de spa e ainda assim o desempenho do lc2 foi comprometido a vitoria so veio nos 1 000 km de imola antepenultima prova do campeonato com teo fabi e o alemao hans heyer revezando ao volante dois segundos lugares em mugello na italia e kyalami na africa do sul garantiram que a lancia fosse vice campea no wsc em 1983 mas os italianos so marcaram 32 pontos a porsche que ficou com o titulo marcou 100 pontos para tentar um resultado melhor em 1984 a lancia modificou a dianteira do lc2 para incorporar duas entradas de ar auxiliares para os freios dianteiros abaixo dos farois alem disso modificou se a suspensao e foram adotados novos pneus da dunlop as mudanças surtiram efeito em monza mauro baldi e paolo barilla conquistaram um terceiro lugar em silverstone um dos lc2 largou na pole position e terminou na quarta posiçao mas a verdadeira provaçao seria a terceira corrida da temporada as 24 horas de le mans no ano anterior um par de lancia lc1 inscrito de forma independente havia participado da corrida na frança mas nenhum dos carros chegou ao final da prova em 1984 porem a situaçao melhorou consideravelmente os dois lancia lc2 da martini racing abocanharam as duas primeiras posiçoes no grid o carro nº 4 com bob wollek e alessandro nannini em primeiro; e o carro nº5 de mauro baldi paolo barilla e hans heyer em segundo o problema era que a porsche estava impossivel em 1984 nada menos que os sete primeiros colocados na prova eram da fabricante alema mas o lc2 de wollek e nannini foi o oitavo o que considerando a situaçao tem seu merito o outro carro nao chegou a concluir a corrida por problemas com o cambio no restante da temporada o lancia lc2 ainda conquistou uma dobradinha em kyalami na africa do sul e encerrou a temporada novamente na segunda posiçao com 57 pontos a porsche por outro lado acumulou 120 pontos o desempenho do lc2 foi considerado apenas razoavel e a lancia precisava dar um jeito de acabar com os problemas mecanicos persistentes https //www youtube com/watch v=kj93k9o5fma assim para 1985 novas modificaçoes foram realizadas o motor v8 teve o deslocamento ampliado para tres litros e recebeu um novo sistema de injeçao eletronica magneti marelli mais eficiente que levou a potencia do motor a mais de 800 cv passando dos 850 cv em acerto de classificaçao o cambio passou a ser fornecido pela abarth com uma transmissao que ja estava em testes desde o ano anterior alem disso o lc2 passou a usar pneus michelin o desempenho do carro de fato melhorou mas a mare de azar seguiu acompanhando a lancia em mugello depois de conquistar a pole position um dos carros abandonou a corrida por problemas no motor nos 1 000 km de monza uma arvore caiu no meio da pista enquanto o lc2 de alessandro nannini liderava abreviando a corrida em le mans depois de liderar pelas primeiras voltas os dois lc2 da martini racing tiveram problemas no motor e acabaram terminando em sexto e setimo e a unica vitoria da lancia naquele ano em spa foi marcada pela morte de stefan bellof em um acidente com seu porsche 956 ou seja nao havia muito o que comemorar no fim do ano o padrao se repetiu a porsche foi campea com 107 pontos e a lancia ficou na segunda colocaçao com 58 pontos aquela altura a lancia ja estava quase jogando a toalha mas decidiu dar uma ultima chance ao lc2 em 1986 com um carro so para nao perder tantos recursos com andrea de cesaris e alessandro nannini ao volante o lc2 foi o segundo colocado no primeiro evento da temporada os 360 km de monza ficando atras da porsche com seu 956 na segunda etapa os 1 000 km de silverstone o lc2 ficou sem combustivel na volta 140 depois de largar na segunda posiçao soube se mais tarde que a lancia decidiu empregar o acerto de classificaçao durante a corrida a fim de tentar quebrar o recorde do circuito britanico o que acabou aumentando demais o consumo do v8 ja estava mais do que claro que o lancia lc2 nao ficaria melhor do que aquilo e os italianos decidiram abandonar o campeonato imediatamente depois do fiasco em silverstone as vezes e melhor dar o braço a torcer a parceria da lancia com a martini racing continuou com a equipe de rali que em 1987 conquistou o primeiro de seus seis titulos consecutivos com o lancia delta hf
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.