o bmw m1 pode ter sido o primeiro modelo m da historia da bmw mas o esportivo de motor central traseiro lançado em 1978 era um projeto criado do zero a divisao motorsport ficou realmente por transformar os modelos normais da bmw em esportivos em boa parte graças a outro carro o m3 e30 que foi lançado em 1986 como especial de homologaçao do serie 3 para o campeonato alemao de carros de turismo deutsche tourenwagen meisterschaft ou simplesmente dtm ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] por mais que a receita do primeiro m3 nao envolvesse um seis em linha como nas duas geraçoes seguintes e indiscutivel a importancia do e30 para a linhagem alem de estabelecer a reputaçao da divisao m como preparadora de fabrica o m3 e30 conquistou titulos no dtm em 1987 e 1989 e outros dez nos campeonatos italiano britanico australiano europeu e mundial de turismo ate 1993 foi inspirado pela heritage do bmw m3 e30 que o entusiasta britanico simon lord embarcou ha alguns anos na execuçao de um project car feito com base no cupe dos anos 80 a ideia era criar um restomod de alto nivel melhorando todos os aspectos do carro motor suspensao freios carroceria e interior com os melhores componentes e materiais disponiveis atualmente nao demorou para que o projeto pessoal se transformasse em um negocio e em 2015 simon fundou a redux leichtbau o objetivo da redux leichtbau e trazer o m3 de 1986 para o seculo 21 e responder a pergunta se a bmw fabricasse o m3 e30 ate hoje como ele seria ou seja melhorar o carro sem alterar a essencia do original em termos de design e concepçao o resultado pode ser visto nas fotos que ilustram este post elas mostram o primeiro exemplar que ficou pronto e que ja tem dono outros tres ja foram encomendados e a redux vai fazer 30 deles no total leichtbau significa baixo peso em alema o que obviamente e colocado em pratica pela redux tudo começa com um exemplar integro do m3 e30 que e completamente desmontado jateado e cuidadosamente reparado onde for necessario o monobloco entao e reforçado com pontos de solda extras e em seguida o carro e remontado usando novos paineis de fibra de carbono para os para choques os para lamas dianteiros e saias laterais e opcionalmente o teto farois lanternas e detalhes de acabamento como grade e emblemas sao peças genuinas bmw simon nao ve necessidade em modifica los ate para nao fugir da tematica oem [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 221026 221022 221020 221030 ] o interior do primeiro carro recebeu um makeover com uma mistura de formas classicas com materiais e recursos modernos que integram se perfeitamente os revestimentos de porta por exemplo tem acabamento em alcantara e trazem tiras de couro como puxadores os bancos sao do tipo concha forrados com couro e o volante de tres raios com cubo rapido recebe uma almofada personalizada revestida em alcantara com o emblema da redux o cluster de instrumentos e digital da motec e ha tambem um sistema de som atual com conexao bluetooth o banco traseiro foi removido e deu lugar a uma gaiola de proteçao parcial que e opcional [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 221031 221032 221035 221042 ] o grande trunfo do m3 e30 redux porem e o conjunto de modificaçoes mecanicas a redux faz questao de manter o motor s14 e com razao o quatro cilindros era uma verdadeira obra prima da engenharia alema usando como ponto de partida o bloco do motor m10 do bmw 2002 e um cabeçote com comando duplo baseado no m88 o motor do bmw m1 e do m5 e28 em sua configuraçao original com 2 3 litros o s14 era capaz de entregar 200 cv a 6 750 rpm e 25 mkgf de torque 4 750 rpm o s14 de rua era muito parecido com a versao de competiçao na verdade a bmw m desenvolveu a versao de competiçao primeiro e depois amansou a para uso nas ruas na epoca os engenheiros da motorsport conseguiam extrair quase 400 cv do motor naturalmente aspirado e era este numero que simon buscava para o m3 e30 redux no entanto para nao comprometer a durabilidade do motor simon optou por uma receita sobrealimentada aumentando o deslocamento do motor para 2 5 litros e instalando bielas pistoes e virabrequim forjados alem de um turbocompressor com intercooler controlado por uma ecu motec o quatro cilindros passa a entregar 392 cv e 53 9 kgfm de torque com o turbo operando a cerca de 1 bar a transmissao manual e devidamente reforçada assim como o carda e o diferencial traseiro em termos de suspensao e freios o serviço tambem e completo os discos originais do carro nº 1 foram trocados por peças da ap racing com 330 mm na dianteira e 304 mm na traseira mordidos por pinças de seis pistoes e quatro pistoes respectivamente os clientes podem encomendar discos maiores de 355 e 330 mm respectivamente feitos de carbono ceramica ja a suspensao foi desenvolvida em conjunto com os britanicos da exe tc competition suspension que ja trabalharam nos carros de sebastien loeb usando amortecedores ajustaveis em tres niveis e geometria baseada nos bmw m3 e30 que competiram no grupo a na decada de 1980 completam o pacote um jogo de rodas forjadas de 18 inspiradas nas classicas bbs usadas pela bmw no dtm e quanto custa tudo isto talvez voce queira saber pois o preço e disponivel apenas sob consulta e varia de acordo com os opcionais selecionados considerando que no reino unido um m3 e30 em bom estado nao sai por menos de £ 40 000 mais de r$ 200 000 em conversao direta ja sabemos que e muito dinheiro
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