enquanto estas palavras estao sendo escritas um cronometro na tela do computador diz que faltam 3 dias 19 horas e 54 minutos para o inicio das 24 horas de le mans o ano de 2014 marca a 82ª ediçao da corrida de longa duraçao mais antiga do mundo tao antiga que quase ninguem lembra ou sabe como ela surgiu talvez seja a hora de mudar isso esta e a historia que vamos contar hoje como parte de nossa serie especial sobre as 24 horas de le mans frança o berço do automobilismo o homem sente a necessidade de dirigir rapido desde que inventou o automovel — mesmo que no inicio ele nao fosse exatamente rapido para se ter uma ideia ja em 1894 começaram a ser organizadas as primeiras corridas de automoveis onde os rudimentares carros da epoca corriam em ruas e estradas a organizaçao ficava por conta do automobile club de france uma das primeiras associaçoes de entusiastas do automobilismo da historia nao demorou para que as corridas começassem a ser consideradas um esporte perigoso com os primeiros acidentes sendo noticiados logo que as provas começaram a ser disputadas o momento critico veio em 1903 durante a corrida paris madrid organizada pelos clubes do automovel da frança e da espanha inumeros boatos de acidentes fatais começaram a surgir — incluindo a noticia da morte de marcel renault fundador da marca que leva seu sobrenome ao lado dos irmaos fernand e louis ainda que nem todos fossem confirmados foi o bastante para que a corrida fosse interrompida antes mesmo de sair da frança coincidencias nao demorou para que uma alternativa surgisse em 1906 as estradas ao redor de uma pequena cidade francesa foram fechadas e formaram um circuito de formato quase triangular com pouco mais de 105 km de extensao ali foi disputada uma uma corrida de longa duraçao durante dois dias — 26 e 27 de junho os pilotos completavam seis voltas por dia e cada volta levava cerca de uma hora para ser completada nos carros primitivos da epoca o nome da cidade le mans que se tornou o palco do primeiro grand prix da frança a corrida foi disputada por 32 competidores que representavam 12 construtoras de automoveis diferentes notou alguma coisa sim uma corrida de longa duraçao disputada no mes de junho em estradas fechadas nos arredores de le mans — a exata descriçao de quase todas as ediçoes das 24 horas de le mans e curiosamente as 24 horas de le mans foram criadas justamente para formar o paralelo com os grand prix resistencia e eficiencia os melhores carros dos primordios do automobilismo tinham motores de 15 a 20 litros de deslocamento raramente com mais de quatro cilindros e potencia abaixo dos 50 cv mas a evoluçao foi rapida as corridas de grand prix haviam se tornado um campo de testes onde os fabricantes de carros testavam sua capacidade de construir as maquinas mais rapidas entrou em cena entao o automobile club de la sarthe — que hoje se chama automobile club de l ouest aco a organizaçao sentiu a necessidade de apresentar um desafio diferente para fabricantes de carros e pilotos em vez de concentrar todos os esforços apenas em fazer o carro mais rapido a proposta era combinar velocidade e esportividade com resistencia e eficiencia no consumo de combustivel e como colocar os carros a prova em uma corrida que durasse um dia inteiro — 24 horas consecutivas as provas seriam disputadas novamente em um circuito de rua nos arredores de le mans — com alguns trechos construidos especialmente para a corrida era o circuito de la sarthe que ganhou este nome devido ao departamento onde le mans fica e tinha um desenho relativamente parecido com o que temos hoje um triangulo entre le mans e as comunas francesas de mulsanne e arnage com uma longa reta entre le mans e mulsanne a primeira prova foi disputada em 1923 ao todo 66 pilotos largaram no dia 26 de maio mas seis deles nao terminaram a corrida por nao conseguir gerenciar o desgaste dos carros e dos pilotos — afinal era uma prova de resistencia nao so para as maquinas mas tambem para os homens no comando delas no inicio as 24 horas de le mans deveriam ser uma competiçao disputada ao longo de tres anos uma corrida por ano os pilotos que conseguissem percorrer a maior distancia somadas as tres corridas seria declarado vencedor a ideia contudo foi abandonada ja em 1928 e desde entao o vencedor e aquele que consegue percorrer a maior distancia no fim das 24 horas os primeiros anos das 24 horas de le mans foram decisivos para alguns aspectos da corrida logo em 1925 por exemplo foi criada a largada le mans tradiçao ate a decada de 80 os pilotos ficavam de um lado da pista e os carros desligados do outro quando a bandeira francesa era abaixada os pilotos deveriam correr ate o carro entrar nele e liga lo sem a ajuda de ninguem nos anos 60 a largada le mans começou a causar acidentes fatais nas primeiras voltas porque os pilotos simplesmente ignoravam os cintos de segurança para sair mais rapido com o grid lotado acidentes nas primeiras voltas eram comuns e os pilotos estavam muito mais vulneraveis porque estavam sem o cinto em 1926 pela primeira vez a velocidade media ao longo da prova foi superior a 100 km/h guerra na pista e fora dela nos primeiros anos da corrida marcas como a bugatti a alfa romeo e fabricantes inglesas como a bentley dominaram a le mans logo carros confiaveis e pilotos resistentes nao eram suficientes para garantir a vitoria — a concorrencia era brava e as equipes começaram a inovar no inicio dos anos 30 ja era possivel ver carros projetados com uma preocupaçao maior pela aerodinamica e as disputas começaram a ficar mais intensas tornando se uma verdadeira guerra no asfalto acontece que outra guerra a segunda guerra mundial fez com que a prova entrasse em um hiato que durou nove anos 1940 1948 depois do fim da guerra em 1944 o circuito de la sarthe estava destruido foram necessarios quatro anos para que a pista voltasse a ter condiçoes de receber a prova que voltou a ser disputada em 1949 — corrida que tambem viu a primeira das nove vitorias da ferrari em le mans uma 166mm curiosamente nenhum dos pilotos era italiano luigi chinetti era americano e peter mitchell thomson era britanico foi depois de 1953 quando o world sportscar championship foi formado que muitos fabricantes consagrados passaram a se interessar pelas 24 horas de le mans — aston martin jaguar mercedes benz e a propria ferrari muitas destas tiveram seus dias de gloria nas decadas seguintes como a ferrari que conseguiu seis vitorias consecutivas 1960 1965 a ford que venceu pela primeira vez em 1966 e conseguiu quatro vitorias consecutivas 1966 1969 alem da porsche a maior vencedora de todas que conseguiu sete vitorias 1981 1987 hoje temos uma nova onda de vencedores — a audi que participou de le mans pela primeira vez em 1999 e a atual força dominante mas em 2014 veremos a volta da porsche da toyota e possivelmente da ferrari e veremos tudo de perto — estaremos la para conferir in loco tudo que estes 91 anos de historia nos trouxeram
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.