A gente adora acreditar que nossa paixão por carros é algo especial, e é mesmo. Mas às vezes pode ser meio deprimente — especialmente quando lembramos que a maioria dos carros que a gente deseja de verdade está bem longe do nosso alcance. É por isso que miniaturas e jogos de corrida ou simuladores são tão populares: são alternativas que, cada uma a seu modo, proporcionam a experiência de “ter” seu carro favorito, ou até mesmo a garagem dos seus sonhos.
Pegue o Porsche 911 GT3 RS, por exemplo. Para a maioria da imprensa automotiva, a atual geração é a melhor de todos os tempos — além de ser uma das últimas versões do Porsche 911 que ainda não se rendeu aos turbos e, em vez disso, conta com um enorme flat-six aspirado de quatro litros e 500 cv.
Ele também tem componentes de fibra de carbono, alumínio e magnésio na carroceria, eixo traseiro auto-esterçante e percorreu os mais de 20 km do Nürburgring Nordschleife em 7m20s, se tornando um dos mais velozes 911 da história. Ele precisa só de 3,3 segundos para chegar aos 100 km/h.
Além de custar uma bela grana — cerca de US$ 200 mil, ou R$ 705 mil em conversão direta —, o 911 GT3 RS é produzido em quantidade limitada. Ou seja: quem pode ter um desses e pilotá-lo como se deve é realmente um cara de sorte. Mas a gente acaba de ganhar uma alternativa bem mais acessível, ainda que não seja exatamente barata: o kit Lego Technic Porsche 911 GT3 RS.
Não é exagero dizer que este é um dos kits de Lego mais bacanas já feitos. Estamos falando de um conjunto de exatamente 2.704 peças que, usadas da maneira correta, formam uma miniatura extremamente detalhada, em escala 1:8 (cerca de 57 cm de comprimento) do GT3 RS. É realmente um impressionante trabalho de engenharia, e fica até difícil dizer que é um brinquedo.
Aliás, não é um brinquedo mesmo. Trata-se de uma criação especial, feita em parceria entre a Porsche e a Lego, com o objetivo de dar aos fãs do carro e dos blocos uma experiência de construção realmente especial. Para isto, reproduzir tantos detalhes de design do carro de verdade quanto fosse possível foi prioridade máxima. O vídeo de apresentação do kit mostra isto muito bem.
Para começar, o Porsche vem em uma embalagem especial, com linguagem visual diferente das que normalmente abrigam os kits da Lego Technic. Ao abrir, você dá de cara com as rodas (que são exclusivas) e uma porção de caixas que guardam as peças, e um grosso manual de instruções extremamente detalhado — que, além de ensinar a montar o kit, vem com fotos e informações sobre o desenvolvimento do Porsche 911 GT3 RS de verdade.
Mas o que torna o kit especial de verdade é o detalhismo e seu funcionamento. Como já dissemos, a Lego fez questão de incorporar a maior quantidade possível de elementos do carro de verdade em sua versão em escala, e isto incluiu até mesmo uma caixa de dupla embreagem funcional, com borboletas para trocas de marcha atrás do volante e até marcha a ré. A suspensão tem amortecedores vermelhos e os freios, pinças amarelas, como todo Porsche RS.
O interior também tem um painel de instrumentos detalhado, bancos do tipo concha, volante funcional e, no porta-luvas, uma plaqueta com número de série individual que dá acesso a conteúdo exclusivo na internet. Debaixo da tampa traseira, o motor flat-six tem pistões que se movimentam de verdade e, sob o capô, há uma pequena maleta de ferramentas.
É o tipo de coisa que deixa qualquer fã de carros, engenharia e Lego hipnotizado — a gente realmente quer um destes. O problema é que, apesar de ser muito mais acessível do que um 911 GT3 RS de verdade, ele não é exatamente barato: nos EUA, onde começará a ser vendido em agosto, o kit vai custar US$ 300, ou pouco mais de R$ 1.000 em conversão direta. E não há previsão de lançamento no Brasil.