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Senna TV é lançado no YouTube
O Instituto Ayrton Senna colocou no ar neste último fim de semana seu canal do YouTube em homenagem ao piloto brasileiro. Batizado Senna TV, o canal oficial terá conteúdo exclusivo sobre o piloto, além de entrevistas com fãs, amigos e pessoas que conviveram ou foram influenciadas por Ayrton.
O Senna TV terá novos vídeos toda quinta-feira, e será apresentado pelo jornalista Rodrigo França. O conteúdo, felizmente, será mais aprofundado que aqueles clipes curtos e rápidos típicos da internet de hoje: no momento o canal já tem dois vídeos — um sobre as estreias de Senna, com 22 minutos de duração, e outro sobre campeões inspirados por Senna, com 17 minutos.
Projeto de lei quer proibir bêbado ao lado do motorista
Há pouco mais de uma semana foi protocolado na Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa proibir o transporte de passageiros embriagados no banco do carona de um automóvel. O objetivo da proibição, segundo a justificação do projeto, é “impedir que a condução do veículo seja afetada por quem, ao lado do motorista e em estado alterado, tome atitudes que representem perigo para a segurança do trânsito”.
O texto ainda menciona exemplos de como um passageiro embriagado pode causar um acidente: “o indivíduo embriagado que, por brincadeira, tenta movimentar o volante, atrapalhando o condutor; o indivíduo embriagado que, com ânsia de vômito, tira a atenção do motorista. Porém, a relação de situações potencialmente perigosas é extensa. Basta considerarmos o quanto o álcool e outras drogas podem comprometer o julgamento de uma pessoa. O simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo, fazendo-o dirigir em velocidade inadequada ou executar manobras arriscadas”.
Segundo o autor do projeto de lei, tal proibição já é praticada na Bósnia-Herzegovina e na Macedônia. Os EUA e o Canadá também são citados por serem ainda mais rígidos — nesses países norte-americanos basta que um passageiro esteja consumindo álcool para configurar infração. O projeto deverá passar pela Comissão de Viação e Transportes e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para ser colocado em pauta e votado no plenário.
Os resultados do 1º Raid CVA Estrada Real
Neste fim de semana o pessoal do Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais realizou a primeira edição do seu Raid de clássicos na histórica Estrada Real. O evento, que é um rali de regularidade, se estendeu ao longo do sábado e do domingo largando de Tiradentes e passando pelas cidades que margeiam a Estrada Real em Minas Gerais — Barbacena, Barroso, Dores do Campo, Prado e São João Del Rey.
Depois de dois dias de estrada, os vencedores foram Luís Augusto Malta e Eduardo Santana com um MGB 1979, seguidos por Guilherme e Matheus Machado em um Dodge Charger R/T 1979, e Sylvio Martins e Bernardo em um Puma GTE 1977. Em quarto ficou o Opala Comodoro 1980 de Maurício Neves e Filipe Cançado, na quinta posição o Opala Especial 1974 de Gustavo Meyer e Cristiane, em sexto o Mazda Miata 1991 de Clemenceau Saliba e Robert Farrer, seguidos por Rodrigo Giordano e Naza na sétima posição em um Dodge Charger R/T 1977, Mario e Deniel Lott em oitavo com seu Mercedes-Benz 500 SLC 1977. Em nono e décimo lugares ficaram Rafael Stehling e Pedro Ranieri com outro Charger R/T 1977, seguidos por Gustavo Lapertosa em um Impala Coupé 1961.
Volkswagen lança Amarok V6 diesel
Ainda em meio à fumaça do escândalo Dieselgate, o último lançamento que você esperaria ver da Volkswagen é uma picape com um motor a diesel de seis cilindros. Mas é exatamente isto o que os alemães estão lançando nesta segunda-feira (2).
A Volkswagen apresentou hoje o facelift da picape Amarok, que terá um novo V6 turbo de três litros a diesel com três níveis de potência — 163 cv, 204 cv e 224 cv. Neste último, de 224 cv, ele terá 56 mkgf disponíveis a apenas 1.500 rpm. O modelo será oferecido com tração traseira, mas terá o sistema 4Motion de tração 4×4 seletiva com câmbio manual, ou sistema 4×4 permanente com diferencial Torsen e câmbio automático de oito marchas. Por falar nos câmbios, as marchas mais altas são mais longas para reduzir o consumo de combustível — o modelo automático de oito marchas, por exemplo, pode chegar a 13 km/l segundo a fábrica.
Em relação ao visual, a picape teve algumas mudanças sutis, limitadas à grade, elementos internos do conjunto óptico, rodas e um santo-antônio redesenhado na versão Aventura. Aparentemente o motor 3.0 TDI será o único oferecido, substituindo o 2.0 TDI que estava envolvido no escândalo das emissões.
O novo Mercedes-AMG E43 em ação
Depois de apresentar o novo E43 no Salão de Nova York, a Mercedes-AMG agora lançou o primeiro vídeo do esportivo em ação. O modelo, como já falamos anteriormente, será posicionado como versão de entrada da linha AMG na Classe E, posicionado abaixo do futuro E63 AMG. Como todo modelo 43 AMG, ele é equipado com um 3.0 V6 biturbo que, aqui, produz 401 cv — o E63 AMG deverá usar o 4.0 V8 biturbo com 571 e 612 cv nas versões base e S.
O E43 AMG também terá o sistema de tração integral 4Matic, com distribuição de torque maior na traseira, combinado com o novo câmbio automático de nove marchas (9G-Tronic). Com essa configuração, o E43 AMG vai do zero aos 100 km/h em 4,5 segundos e chega à máxima de 250 km/h.