FlatOut!
Image default
Zero a 300

Lei Seca pode perder “tolerância zero” | o novo BMW Série 3 | o novo Defender 130 e mais!


Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Tolerância zero da Lei Seca pode ser derrubada hoje

lei seca

O Supremo Tribunal Federal está julgando nesta quarta-feira (18) a constitucionalidade da tolerância zero e outras determinações da “Lei Seca”, como é chamada a lei 11.705/20080.

O julgamento é parte de uma ação movida em 2009 pela Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel) que questiona o texto da lei no sentido de ferir os direitos do exercício da liberdade e da não-autoincriminação.

Isso, porque, segundo a Abrasel, a Lei Seca trata da mesma forma o condutor que consome álcool de forma moderada em uma ocasião social, por exemplo, e o condutor embriagado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece um limite aceitável de 0,5 g/L de álcool no sangue.

A Abrasel também questiona a constitucionalidade da multa imposta ao condutor que se recusar a realizar o teste de alcoolemia pois isso, supostamente, fere o direito de não produzir provas contra si mesmo. Atualmente, a Lei Seca multa mais pela recusa do que pela embriaguez.

A associação já acionou a justiça anteriormente para derrubar a proibição de vendas de bebidas alcoólicas em rodovias federais, também baseada na Lei Seca, sob o argumento de que algumas rodovias cruzam áreas urbanas onde há restaurantes.

Caso o STF julgue o texto da lei inconstitucional, a Lei Seca terá de ser revisada e perderá sua validade. Isso também afetaria grande parte dos processos administrativos de suspensão de CNH e de recusa de teste de alcoolemia, pois a lei age retroativamente em benefício do cidadão. (Leo Contesini)

 

Esta é cara nova do BMW Série 3

Será que a BMW decidiu dar uma segurada no visual dos seus carros? A marca alemã acabou de revelar o facelift da Série 3 e, diferentemente do que muita gente esperava, ele não tem uma grade imensa, nem faróis minúsculos ou formato de caixote.

Aconteceu justamente o contrário: as mudanças foram sutis, e ele ainda parece um BMW à moda antiga. Quero dizer, considerando o contexto atual das grades e faróis dos BMW.

Por outro lado, é importante lembrar que se trata apenas de um facelift, e não de uma nova geração (o que será que a BMW guarda para o futuro do Série 3?), então as mudanças mais significativas aconteceram no lado de dentro do carro.

A principal mudança na dianteira foram os faróis, agora mais estreitos, com um novo arranjo interno que remete ao clássico arranjo duplo dos carros da marca e sem o entalhe que dava uma certa complexidade às suas linhas externas.

A traseira recebeu um tratamento semelhante, com as lanternas apenas arranjadas de forma diferente, enquanto o para-choques ganhou formas mais geométricas que trazem uma certa modernidade para o sedã.

Abrindo a porta e entrando no carro o que salta aos olhos é o painel curvado que integra o quadro de instrumentos e o sistema multimídia/assistente digital, agora como sistema operacional iDrive 8.

Sob o capô tudo continua igual: o 2.0 turbo no 330i e 330e, e o 3.0 turbo seis-em-linha com motor elétrico de 48 volts no M340i. Todos têm o câmbio automático de oito marchas de série, com o sistema xDrive como opcional para tração nas quatro rodas.

Uma boa notícia é que o modelo continua oferecido na versão perua. A má notícia é que ela será vendida apenas na Europa, onde esse tipo de carro ainda é apreciado. Não por acaso é onde se apreciam os vinhos e queijos — mesmo os brasileiros. Questão de gosto, dizem.

O modelo deverá ser produzido na fábrica de Araquari/SC ainda neste ano. (Leo Contesini)

 

Honda RC30 1990 bate recorde de preço em leilão na Inglaterra

A lendária Honda RC30. Lançada em 1988, foi criada com o objetivo específico de vencer o World Superbike Championship e o Senior TT na ilha de Man. Um pedido pessoal de Soichiro Honda à sua equipe de competição, HRC. O último que fez.

Soichiro queria retornar vitorioso mais uma vez à famosa ilha principalmente, lugar que o fez mundialmente famoso pela primeira vez.

Chamada oficialmente de VFR750R, RC30 seu código interno, a moto de corrida vendida nas ruas para homologação tinha um V4 quatro-tempos a 90°, refrigerado a água, DOHC e com 4 válvulas por cilindro. Diferente das VF de rua normais, com virabrequim a 90° entre as manivelas, a RC30 tinha virabrequim plano.

Era, na verdade, um motor de corrida, solto nas ruas: bielas de titânio e uma linha vermelha de 12.500 rpm. A partir de 70 × 48.6 mm e 748 cm³, dava 118 hp a 11000 rpm.

Qualquer RC30 hoje em dia é um bem valioso não só em dinheiro; uma peça especial em qualquer garagem, que denota bom gosto e conhecimento do mundo das motocicletas. Mas este último 14 de maio de 2022, uma delas bateu um recorde de valor em leilão na Inglaterra.

Trata-se de uma linda e nunca registrada Honda VFR750R RC30 de 1990. Isso mesmo, uma moto zero km.  Estava nas mãos de colecionadores particulares desde que era nova, e marca 2 km no hodômetro. O valor recorde: £65.250, ou quase exatamente R$ 400.000 em conversão hoje.

A moto foi exportada originalmente do Japão para a Itália, onde se tornou parte da David Silver Honda Collection até 2017. O sortudo vencedor do leilão também receberá o kit de ferramentas original da Honda, bem como o manual do proprietário, um suporte para paddock e toda a documentação italiana relevante.

Muito cara para uma moto de 32 anos de idade? Não se você entende quão avançada era, e o fato de que nunca mais teremos um salto tecnológico como este. Afinal de contas, Soichiro Honda morreu em 1991; não existem mais donos de empresas como ele. (MAO)

 

Novo Defender 130 terá oito lugares

A Land Rover publicou a primeira foto do Defender 130, e anunciou sua estreia em 31 de maio. A variante de carroceria mais longa do Defender ficará acima do 90 e do 110, oferecendo espaço extra para até oito passageiros.

A foto do teaser mostra o carro nas dunas de areia, longe dos bairros chiques urbanos que são hoje seu habitat natural. Enquanto a areia esconde a maior parte do perfil, pode-se ver claramente o comprimento extra do teto e da janela lateral traseira.

Previsivelmente, o Defender 130 está compartilhando a maior parte de seus painéis de carroceria com o resto da linha Defender, embora venha com uma distância entre eixos alongada e uma traseira mais longa.

Medidas esperadas: 5.100 mm de comprimento, ou 342 mm a mais que o Defender 110 de cinco portas, e impressionantes 777 mm a mais que o Defender 90 de três portas.

O Defender 130 terá oito assentos dispostos 2-3-3. Os motores, transmissões e outras especificações certamente serão os mesmos. As encomendas começam na Inglaterra em 31 de maio; ainda não se sabe a data de chegada ao Brasil. Mas parece óbvio que virá também para cá. (MAO)

 

Bentley promete 0-100 km/h em 1,5 segundos.

Motores elétricos parecem perfeitos para carros de luxo e alta performance como os Bentley; o seu tradicional objetivo de serem absolutamente silenciosos e absurdamente fortes caindo como uma luva.

Bentleys também nunca foram leves, mas suspeitamos que usando baterias, chegará a níveis nunca antes vistos neste quesito. Níveis de carteira B? Veremos, mas não parece mais absurdo nos dias de hoje. Tanto que na Europa, a Bentley já pede que o limite de 3500 kg da carteira “normal” sejam revistos para cima.

Enquanto isso, o CEO da Bentley, Adrian Hallmark, afirma que o primeiro veículo totalmente elétrico da marca chegará em 2025 e terá o dobro de potência do atual modelo GT Speed, de alto desempenho. Isso significa pelo menos 1400 cv. Ouch!

Sobre o desempenho, Hallmark diz algo que a imprensa internacional já notou. A guerra pelo melhor desempenho está no seu fim.

Diz ele: “Do ponto de vista de 0 a 100 km/h, estamos enfrentando retornos decrescentes. Fica desconfortável. Nauseante. Então provavelmente o 0-100 km/h será em 2,7 segundos. Ou pode ser alterado para 1,5 segundos, por meio de comando do motorista”.

Sim, você ouviu corretamente: menos de dois segundos. O Tesla Model S Plaid faz a prova de 0-96 km/h em 1,9 segundos, e já é “desconfortável” segundo avaliadores experientes. Mas fiquem tranquilos: é para salvar o planeta. Então tudo bem né? (MAO)

 


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: 30% OFF na loja durante a 3ª temporada do Goodguys, acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, participação no nosso grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!). Exponha ou anuncie até sete carros no GT40 e ainda ganhe descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico. 15% OFF na loja durante a 3ª temporada do Goodguys, acesse todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de poder expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

ESTA Chevy GMC 500 2.0 16V Turbo
PODE SER SUA!

Clique aqui e veja como