talvez voce ja tenha percebido ate porque ja falamos algumas vezes aqui no flatout que os anos 1990 sao a proxima tendencia retro e isto e curioso pois a decada de 90 ainda esta muito viva nas lembranças de muita gente e as vezes nao fica obvio logo de cara o quanto certas coisas eram completamente diferentes ha vinte anos os carros de extremo luxo sao um belo exemplo disto que tal fazermos uma breve viagem no tempo hoje em dia assim como antigamente a primeira marca que vem a mente quando o assunto e luxo e opulencia e a rolls royce voce sabe que um mercedes benz classe s um bmw serie 7 ou um audi a8 podem ser luxuosos mas um rolls royce sempre esteve e sempre estara acima deles a bentley sempre foi sua maior rival ainda que por muitos anos as duas marcas pertencesse a mesma companhia e hoje e uma das poucas fabricantes capazes de competir com os rolls clube que nos ultimos anos teve na mercedes maybach seu mais recente membro o rolls royce mais caro e luxuoso que o dinheiro pode comprar hoje em dia e o phantom ja e assim ha quase quinze anos a atual geraçao do phantom foi lançada em 2003 14 anos atras as coisas ja estavam mudando foi nesta epoca que os carros começaram a vir de fabrica com cada vez mais computadores dentro deles; cerebros eletronicos responsaveis por controlar cada vez mais sistemas nos automoveis ar condicionado acelerador freios suspensao sistema de som injeçao tudo carros de alto luxo foram feitos para durar resistindo a passagem dos anos com graça e imponencia enquanto ganham cada vez mais recursos incorporados ao projeto original [youtube id= cnaungjmd5u width= 620 height= 350 ] so que o rolls royce phantom ainda conserva uma silhueta bastante classica considerando a quantidade de recursos que tem nos eua o phantom custa us$ 420 mil sendo oferecido no brasil pela bagatela de r$ 2 9 milhoes no brasil por esta grana voce leva para casa um seda de quase seis metros de comprimento e 2 550 kg equipado com um motor v12 de 6 75 produzido pela bmw atual dona da rolls royce capaz de entregar 460 cv atraves de uma transmissao automatica zf de oito marchas a força que move as rodas traseiras e capaz de levar o phantom ate os 100 km/h em menos de seis segundos com velocidade maxima limitada eletronicamente a 250 km/h e um desempenho e tanto para um carro tao pesado e algo que so e possivel com um motor a altura auxiliado por todos os recursos capazes de faze lo operar sempre no melhor rendimento possivel [youtube id= i pzol0sxro width= 620 height= 350 ] graças a tecnologia os carros de luxo atuais sao tao potentes velozes quanto esportivos e ainda oferecem comodidades que a maioria das pessoas nao possui em suas casas antigamente porem as coisas eram diferentes como dissemos vamos voltar a 1996 nao havia o rolls royce phantom e sim o silver spur naquela epoca a rolls royce e a bentley ainda eram meio que a mesma companhia e com isto havia o bentley mulsanne sua versao rebatizada ambos dividiam boa parte da carroceria e o motor um v8 de 6 75 litros que entregava algo entre 300 cv e 350 cv a potencia real jamais foi revelada sendo declarada apenas como suficiente dito isto dificilmente um silver spur com seus 2 245 kg chegaria aos 100 km/h em seis segundos a questao e que ele nao precisava as coiasas nao funcionavam assim carros de luxo naquela epoca nao tinham a obrigaçao de oferecer tecnologia de ponta ao proprietario precisavam oferecer conforto silencio absoluto ao rodar a rolls royce dizia que so dava para ouvir o relogio tiquetaqueando com o carro em movimento ; muito espaço especialmente para quem ia no banco traseiro; e acomodaçoes aconchegantes bonitas e bem acabadas couro natural e madeira com texturas em marchetaria dao o tom da estetica a textura envernizada do esta ate na cobertura do espelho no para sol havia botoes para tudo tudo mesmo no console central dois interruptores um para cada uma destas pequenas luzes de leitura as duas alavancas cromadas sao para controlar os retrovisores os botoes servem para ajustar os bancos e seus respectivos aquecedores um botao na forma do emblema da rolls royce e apertado para revelar o cinzeiro os comandos do ar condicionado que permite que se possa definir a temperatura da area superior e da area inferior de forma independente e a regua de botoes logo abaixo dele repare que ha um botao para medir o nivel do oleo ao lado do pisca alerta voce o apertava e por alguns instantes o ponteiro indicava quanto oleo havia no reservatorio sem a necessidade de sair do carro e verificar o nivel manualmente um espelho na coluna traseira e um botao para acender mais uma luz fora os botoes ha outros recursos que nao podiam faltar em um carro como este uma uma mesinha embutida nos encostos dianteiros muito firme e feita de madeira trabalhada em marchetaria descanso para os pes encaixado em uma area atras dos bancos dianteiros um cd de demonstraçao para o sistema de som com classicos da musica pop e romantica tambem em versao cassete boa parte destas coisas veja so sobrevive ate hoje em carros desta categoria automoveis como o bentley mulsanne que de certa forma tambem e um sucessor do silver spur ainda que tenha dado origem a sua propria linhagem tambem tem mesinhas sob os bancos e comandos eletricos para tudo a diferença e que hoje um rolls ou um bentley novos incorporam tambem boa dose de tecnologia como telas para os ocupantes do banco de tras cameras para ajudar em manobras mesmo quando nao sao manobras de re visto que o capo e extremamente longo ar condicionado digital automatico de quatro zonas suspensao eletro hidraulica para mudar a altura de rodagem e um sistema multimidia que controla ate mesmo a intensidade da iluminaçao ambiente [youtube id= xsmviwfpv_u width= 620 height= 350 ] na epoca do silver spur este tipo de tecnologia ainda estava começando a aparecer e nao foi adotada de pronto pelos carros de luxo extremo carros como um mercedes benz classe s ou um bmw serie 7 da epoca que custavam quatro vezes menos ja tinham recursos que ainda nao estavam presentes no rolls royce como controles eletronicos de estabilidade e traçao e navegaçao por satelite um rolls royce ou um bentley nao precisavam disto nao ha vinte anos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.