A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Lendas de Le Mans: a história do 917 K, o primeiro Porsche a conquistar as 24 Horas

Na postagem anterior da nossa série Lendas de Le Mans, vimos como a Ford desenvolveu o GT40 e deu o troco a Enzo Ferrari por se recusar a vender sua Scuderia aos americanos. Mas enquanto as atenções estavam voltadas à briga Ford vs. Ferrari, a Porsche começava a dar seus primeiros passos para vencer em Le Mans com um carro que se tornaria um de seus maiores ícones: o 917. O Porsche 917 veio ao mundo em 1968, quando a FIA mudou o regulamento para impedir carros dominantes como ele mesmo se tornaria. O Ford GT40 e o Lola T70 tornaram-se tão dominantes nas provas de endurance do Grupo 4 (esportivos de 5 litros) que a FIA decidiu reduzir o número de homologação de 50 para 25 unidades, como forma de atrair mais construtores. A divisão de corridas da Porsche já havia construído 25 protótipos em 1965, e assim seria fácil para a marca disputar a principal categoria de Le Mans. Além disso, eles poderiam vender os carros para equipes independentes para ajudar a bancar o investimento. A apenas 10

Matérias relacionadas

V8 Interceptor: dissecamos todos os detalhes do muscle car apocalíptico de Mad Max

Leonardo Contesini

Os carros conceito que, felizmente, jamais foram produzidos em série

Leonardo Contesini

Você pode comprar a limusine de Vladimir Putin e se tornar o cara mais poderoso do planeta

Dalmo Hernandes