um dos carros mais raros e valiosos do planeta e o bugatti type 57sc atlantic so existem dois deles ambos fabricados em 1938 um foi comprado por ralph lauren em abril de 2013 por us$ 40 milhoes cerca de r$ 125 milhoes tornando se um dos carros mais caros ja vendidos contudo ele nao e a unica versao que existe do type 57 que ate ja venceu as 24 horas de le mans nos anos 30 lançado em 1938 com uma carroceria de magnesio que exibia belissimas linhas projetadas por jean bugatti filho do fundador da marca ettore bugatti o type 57sc atlantic foi o ultimo grande carro que a bugatti fez antes de o mundo entrar em guerra sua linhagem começou em 1934 quando o primeiro bugatti type 57 foi fabricado equipado com um oito em linha de 3 3 litros e 135 cv que seria usado naquele mesmo ano no bugatti type 59 de competiçao o type 57 era visto pela marca como um supercarro [gallery columns= 4 link= file ids= 48328 48327 48324 48326 ] um carro varias carrocerias como a maioria dos carros da epoca o type 57 era produzido em duas etapas primeiro a bugatti construia o chassi e o conjunto mecanico e entao os enviava para uma das varias carrozzieres europeias como a gangloff e a worblaufen obviamente alguns dos chassis acabaram se tornando carros de corrida como o type 57 tank que teve apenas tres unidades fabricadas e venceu as 24 horas de le mans de 1937 e 1939 a busca da bugatti por uma vitoria nas 24 horas de le mans ja tinha alguns anos desde os primeiros anos da competiçao a bugatti era uma das equipes mais assiduas tendo competido pela primeira vez em le mans em 1930 com o bugatti type 40 desde entao a marca francesa passou a disputar a prova anualmente sempre conseguindo ao menos completar a corrida — o que era um feito por si so — mas sem um carro capaz de andar na frente dos demais por 24 horas a vitoria era um sonho distante bugatti type 51 tambem foi assim com o type 50 de 1931 que tinha um oito em linha de cinco litros com compressor mecanico e 250 cv com um triste agravante o pneu traseiro esquerdo de um dos carros explodiu fazendo o piloto maurice rost perder o controle e acertar um grupo de espectadores em uma area restrita ao publico matando um deles e ferindo outros tres alem de ele mesmo sofrer ferimentos graves os outros dois carros abandonaram a corrida os anos seguintes viram novas tentativas fracassadas de vencer a corrida de 24 horas em la sarthe em 1932 so um dos quatro bugatti conseguiu completar a corrida o type 40 de jean sebilleau e georges delaroche que terminou em sexto lugar entre 1933 e 1935 o melhor resultado foi um quarto lugar conquistado por marie desprez e pierre brussienne ao volante de um type 50 em 1936 em meio a grande depressao que assolou a frança pouco antes da segunda guerra as 24 horas de le mans foram canceladas era hora de tentar um carro radicalmente diferente e a bugatti tinha a base perfeita o novo type 57g tank que tinha um motor mais leve e eficiente tamanho mais compacto os carros dos anos anteriores haviam crescido muito o que era ironico visto que nos primeiros anos da competiçao ettore bugatti caçoava dos bentley dizendo que eram os elefantes mais rapidos do mundo e o fabuloso oito em linha de 3 3 litros o primeiro a usar uma engrenagens e nao uma corrente para transmitir a força do virabrequim para o eixo traseiro [youtube id= y_a4wkgkat0 width= 620 height= 350 ] sua caracteristica mais marcante porem era a carroceria cujo formato rendeu lhe o apelido tank todos os outros bugatti que competiram em le mans e nos grand prix seguiam um perfil bastante tradicional com para lamas e farois destacados no 57g tank a carroceria era mais baixa os para lamas eram integrados e a traseira caia suavemente espalhadas na dianteira sobre o compartimento do motor e ate embaixo do carro estavam varias entradas de ar para garantir que o motor fosse adequadamente arrefecido alias o motor teve a taxa de compressao ligeiramente elevada para entregar cerca de 180 cv mas de acordo com a maioria dos especialistas a bugatti decidiu nao instalar um compressor mecanico esta informaçao porem e objeto de debate isto porque o primeiro bugatti type 57g pilotado em le mans por jean pierre wimille e robert benoist teve um desempenho fenomenal na corrida de 1937 os dois exemplares que a bugatti colocou no grid abocanharam as duas primeiras posiçoes logo de cara a wimille e benoist em primeiro com roger labric e pierre veyron em segundo so nao foi uma dobradinha porque o carro de veyron e labric teve que abandonar a corrida devido a um vazamento no tanque de combustivel apesar da vitoria no ano seguinte a bugatti nao competiu em le mans por puro orgulho ettore dizia que so voltaria a correr em le mans quando o recorde da bugatti 3287 938 km em 243 voltas a uma velocidade media de 136 997 km/h fosse superado nao aconteceu em 1938 o vencedor foi um delahaye 135cs que completou 235 voltas percorrendo 3180 94 km a uma velocidade media de 132 539 km/h contudo seu filho jean acreditava ser um desperdicio ter um bom carro e nao correr e por isso conseguiu convencer ettore bugatti a tomar parte nas 24 horas de le mans de 1939 ettore so tinha uma condiçao apenas um carro seria inscrito dizem que suas palavras foram como nunca ha mais de um vencedor so um carro devera ser suficiente para vencer a corrida assim um novo bugatti type 57g desta vez com uma carroceria ainda mais longa e compressor mecanico foi comandado por jean pierre wimille e pierre veyron o carro sofreu problemas no motor durante a ultima sessao de treinos antes da corrida eles precisaram de novos pistoes e veyron e wimille chegaram a pensar em desistir da prova contudo o mecanico chefe da equipe encomendou um novo jogo de pistoes e o bloco foi retrabalhado o dia todo para receber os novos pistoes o motor ficou pronto poucas horas antes da largada logo nos primeiros instantes da corrida ficou claro que o motor ainda tinha problemas superaquecendo com frequencia para reduzir a temperatura os mecanicos chegaram a arrancar o capo mas o type 57g so conseguiu chegar ate o quinto lugar sua melhor posiçao ate a metade do segundo dia de provas a frente um delahaye que para sorte dos franceses sofreu com problemas nas valvulas assim em poucas voltas o bugatti conseguiu sair do quinto lugar para a ponta com duas voltas de vantagem e venceu a corrida apos 248 voltas e 3354 76 km percorridos a uma velocidade media de 139 781 km/h um novo recorde mais tarde jean bugatti afirmaria que o capo jamais foi aberto e que o carro certamente havia ultrapassado os 250 km/h ironicamente o filho do fundador da companhia acabaria morrendo justamente ao volante de um type 57g tank ainda em 1939 pouco depois de sair para fazer um test drive no carro que havia vencido as 24 horas de le mans daquele ano entre as cidades de molsheim sede da bugatti e strasbourg jean precisou desviar de um ciclista bebado bateu o carro e morreu ele tinha 30 anos de idade foi determinado que a bugatti nao competiria em le mans em 1940 de qualquer forma no ano seguinte a corrida foi cancelada novamente desta vez por cauda da segunda guerra mundial voltando a ser disputada apenas em 1949 e os carros do pos guerra eram muito muito diferentes
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