A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Lendas de Le Mans: Jaguar XK120C e C-Type, os primeiros felinos britânicos a vencer em La Sarthe

Em 1922 dois xarás britânicos, William Lyons e William Walmsley, fundaram a Swallow Sidecar Company – especializada em sidecars para motocicletas. Não demorou para que passassem a fabricar automóveis sob o nome de SS Cars. Em 1936 a SS Cars apresentou o roadster Jaguar SS100 que, com seu seis-em-linha de 2,7 litros e 100 cv, tornou-se um popular esportivo no Reino Unido, atraindo clientes por seu preço relativamente baixo e desempenho acima da média. Seu sucesso levou os fundadores a rebatizar a companhia como Jaguar Cars, e e primeiro modelo totalmente desenvolvido sob o novo nome, o Jaguar XK120, de 1948, fez muito sucesso — em boa parte, graças a suas vitórias nas 24 Horas de Le Mans de 1951 e 1953, em uma versão de corrida que foi batizada de XK120C e depois C-Type. Esta é sua história. O XK120 foi apresentado em 1948 com um objetivo extremamente importante: ser a plataforma de testes para um novo seis-em-linha. O chamado Jaguar XK6, inicialmente de 3,4 litros, tinha com

Matérias relacionadas

Este senegalês construiu sozinho um carro “esportivo” usando só peças de sucata

Dalmo Hernandes

Se a máquina do tempo de “De Volta para o Futuro” fosse uma Kombi, ela seria assim

Dalmo Hernandes

356 Carrera Speedster: como o primeiro Porsche Zagato voltou à vida 60 anos depois

Dalmo Hernandes