onde nasceu o automobilismo ha quem diga que foi na alemanha berço do proprio automovel — ao menos o berço oficial visto que o primeiro automovel patenteado foi criado pelo alemao karl benz acontece que a maioria dos historiadores concorda que as corridas de automoveis começaram na frança quando uma revista parisiese chamada le petit journal organizou aquela que provavelmente foi a primeira competiçao automobilistica do planeta uma corrida de automoveis entre as cidades de paris e rouen ilustraçao daniel picot a ideia por tras da corrida que foi anunciada como a competiçao le petit journal para carruagens sem cavalos era provar que aquele novo meio de transporte que nao usava animais mas sim propulsao mecanica para se mover nao era perigos — pelo contrario era facil de usar confiavel em longas viagens e veloz foram 102 inscritos com automoveis fabricados em diversas partes da europa dos quais 21 conseguiram se classificar em uma previa de 50 km destes apenas quatro nao chegaram ao final da prova enquanto os primeiros cinco colocados levaram para casa premios em dinheiro foi um saldo muito bom para a primeira corrida de carros realizada no mundo nao e sabendo disso nao fica dificil entender porque uma das corridas mais importantes do mundo se nao for a mais importante as 24 horas de le mans acontece justamente na frança e e um tanto ironico que tambem seja uma das mais perigosas e desafiadoras que existem marcada por acidentes impressionantes — afinal o automobilismo nao surgiu apenas porque o homem precisa de velocidade mas para provar que os carros eram seguros o fato e que o automobilismo percorreu um longo caminho entre seu surgimento e a primeira ediçao das 24 horas de le mans para se ter uma ideia o vencedor da corrida paris rouen foi jules albert de dion cujo carro a vapor levou seis horas e 48 minutos para percorrer os 126 km da rota em 1923 os carros ja eram bem mais velozes mas nos tambem estamos nos adiantando um pouco eram assim os carros de corrida nos primeiros grand prix da historia / foto the old motor as primeiras corridas verdadeiramente competitivas organizadas no mundo nao se chamam grand prix por acaso grand prix significa grande premio em frances e foram necessarios apenas seis anos para que o primeiro grand prix da historia fosse realizado — curiosamente idealizado por um americano james gordon bennett jr era o milionario dono do new york herald jornal fundado por seu pai e como boa parte dos milionarios da epoca um verdadeiro entusiasta daquela novidade chamada automovel para incentivar fabricantes de todo o planeta a aperfeiçoar seus carros james idelizou a gordon bennett cup corrida de automoveis que aconteceria novamente na frança e seria uma vitrine para a tecnologia automotiva que avançava rapidamente naqueles primeiros anos como ja contamos aqui foi neste evento que se estabeleceram as cores nacionais do automobilismo — os carros de cada pais foram pintados de cores diferentes [youtube id= fkmoyhu56gg width= 620 height= 350 ] ao todo foram seis ediçoes da gordon bennett cup que aconteceram entre 1900 e 1905 na frança na irlanda e na alemanha as corridas foram organizadas pelo acf ou automobile club de france fundado em 1895 por jules albert de dion sim o cara que venceu a primeira corrida organizada disputada no mundo porem para 1906 o acf tinha algo diferente em mente em vez de organizar a corrida sozinho o clube decidiu pedir a ajuda do governo do departamento de sarthe no noroeste da frança a razao era simples james gordon bennett limitava o numero de carros inscritos por pais a apenas tres o que nao era considerado justo pelo automobile club de france afinal a frança tinha a maior industria automotiva do planeta na epoca este limite nao fazia sentido [youtube id= paay1sgoxzs width= 620 height= 350 ] o governo de sarthe cedeu as estradas ao redor do vilarejo de le mans para a corrida que seria uma alternativa a gordon bennett cup e permitiria que cada pais inscrevesse quantos carros quisesse — ainda que no fim das contas a maioria esmagadora dos inscritos fosse francesa com apenas duas marcas italianas fiat e itala e uma alema mercedes benz vias publicas foram fechadas para formar o circuito de pouco mais 103 km no qual os competidores deram 12 voltas totalizando 1 238 km — a uma media de uma volta por hora aquela foi oficialmente a primeira corrida a ser chamada de grand prix e de fato o premio era grande 45 mil francos o equivalente na epoca a 13 kg de ouro nos anos que se seguiram os grand prix se tornaram a principal competiçao automobilistica do mundo com ate oito eventos por ano em uma seleçao que incluia corridas como a famosa targa florio e competiçoes no autodromo oval de brooklands — o primeiro circuito fechado do mundo — os grand prix eram a motivaçao das fabricantes de automoveis para criar carros cada vez mais rapidos acontece que com o tempo os entusiastas das corridas perceberam que dava para tornar as coisas ainda mais interessantes a corrida que aconteceu em 1906 foi um marco por duas coisas foi o primeiro grand prix oficial lançando a pedra fundamental que daria origem as corridas de monopostos que ficariam conhecidas como formula 1; e tambem foi a primeira corrida realizada no circuito de la sarthe nos arredores de le mans os organizadores foram os membros do automobile club de l ouest o primeiro clube automotivo de sarthe a pedido do automobile club de france o circuito compreendia as cidades de le mans saint calais e la ferte bernard e se tornou palco de diversas corridas na epoca — ate 1914 quando estourou a primeira guerra mundial que durou ate 1918 o automobilismo so tornou a receber atençao apos 1920 ja com clima menos tenso as coisas porem eram diferentes os automoveis ja haviam evoluido consideravelmente e em vez de meras carruagens sem cavalos eram maquinas com motores grandes e barulhentos — normalmente com quatro seis ou oito cilindros e deslocamento de pelo menos tres litros embora existissem exceçoes claro tambem nesta epoca os fabricantes começaram a dedicar mais atençao ao design dos carros preocupando se com os efeitos da aerodinamica sobre o desempenho e consumo de combustivel sabendo disso os membros do aco tiveram uma ideia em vez de organizar uma corrida para descobrir quem era o mais rapido criar uma prova de longa duraçao em que os competidores disputassem quem aguentaria mais tempo na pista percorrendo a maior distancia em 24 horas — periodo definido pelo secretario chefe do clube georges durand ao lado de charles faroux editor da revista la vie automobile e do fabricante de pneus emile coquille [youtube id= paay1sgoxzs width= 620 height= 350 ] o circuito agora era bem mais curto com cerca de 13 km de extensao e compreendia vias publicas e fechadas entre as vilas de le mans arnage e mulsanne as estradas eram ruins e maltratavam os carros o que reforçava a necessidade por um carro confiavel e robusto ao todo foram 33 equipes inscritas boa parte delas por entusiastas independentes dirigindo carros de fabricantes pequenas que nao sobreviveram ao teste das decadas — brasier salmson delage e berliet para citar alguns os nomes mais conhecidos eram os britanicos da bentley e os franceses da bugatti que conseguiriam destaque nos anos seguintes mas nao naquela primeira corrida a primeira prova que aconteceu entre os dias 26 e 27 de maio de 1923 foi vencida por um pequeno carro com motor de quatro cilindros e tres litros com comando duplo no cabeçote chamado chenard & walcker sport estes eram os sobrenomes dos franceses que fundaram a companhia em 1895 construindo triciclos e nos anos 20 eram capazes de fabricar cerca de 100 carros por dia de qualquer forma uma das peculiaridades dos primeiros anos das 24 horas de le mans era que para levar o trofeu para casa nao bastava vencer uma corrida — era preciso percorrer a maior distancia em tres ediçoes consecutivas ideia que foi abandonada em 1928 por ser complicada demais a uma velocidade media de 92 km/h os franceses andre lagache e rene leonard completaram 128 voltas no circuito em 1923 percorrendo nada menos que 2 209 5 km com outro chenard & walcker sport a dupla francesa raoul bachmann e christian d auvergne completou 124 voltas ficando com a segunda colocaçao chenard & walcker sport 3 litre #9 o carro que venceu a primeira ediçao das 24 horas de le mans bentley e bugatti nao foram tao bem — naquele ano ao menos o bentley 3 litre do canadense john f duff e do britanico frank clement completou 120 voltas e foi o quinto colocado enquanto os bugatti ficaram em 10º e 22º de qualquer forma o desempenho destes melhoraria em poucos anos e ganharia a companhia de outros como alfa romeo e ferrari so para citar alguns nos vamos entrar em detalhes sobre estes vencedores durante as proximas semanas enquanto esperamos pela ediçao 2015 das 24 horas de le mans voce nao vai perder vai
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.