se voce e minimamente familiarizado com marcas de automoveis e temos todos os motivos do mundo para acreditar que seja sabe que os carros da bentley estao entre os mais luxuosos do mundo e so lembrar do conceito speed 6 exp 10 que foi apresentado recentemente em genebra no inicio de março contudo nunca podemos esquecer que o passado da marca esta nas pistas ou melhor em le mans pois os bentley simplesmente detonaram nos primeiros anos da corrida de 24 horas no circuito de la sarthe nao estamos dizendo que a bentley nao era uma marca de luxo sempre foi especialmente se tratando de uma empresa que surgiu no inicio do seculo 20 quando o automovel por si so ja era item de lux da para dizer que a bentley começou a nascer em 1912 quando os irmaos walter e horace bentley se juntaram para revender carros de uma fabricante francesa chamada dfp nao demorou para que os irmaos bentley se incomodassem com o desempenho dos automoveis que vendiam e decidissem melhora los usando pistoes de aluminio e comandos de valvulas mais nervosos eles tinham uma boa razao pois pretendiam usar os carros preparados para quebrar recordes de velocidade no autodromo de brooklands no reino unido um dos primeiros autodromos do planeta o plano deu certo ate 1914 quando estourou a primeira guerra mundial os pistoes de aluminio dos irmaos bentley acabaram encontrando uso durante o conflito sendo empregados nos motores radiais dos avioes que com pistoes mais leves giravam mais e entregavam mais potencia ao mesmo tempo em que esquentavam menos com o fim do conflito os walter e horace decidiram fundar sua propria fabricante de automoveis a bentley motors limited no inicio de 1919 em outubro daquele ano o primeiro modelo da companhia era apresentado o bentley 3 litre nao podia ser uma estreia melhor cinco anos depois em 1924 um exemplar preparado para competiçao venceria a segunda ediçao daquela que se tornaria uma das corridas mais importantes do mundo o que aquele carro tinha de especial para começar o motor cujas especificaçoes tecnicas so se tornariam comuns decadas mais tarde quatro cilindros duas velas de igniçao e quatro valvulas por cilindro comando no cabeçote e dois carburadores a exceçao fica pelo deslocamento de tres litros enorme para um quatro cilindros a potencia do modelo de rua era de 70 cv era o bastante para chegar aos 130 km/h o que definitivamente nao era nada mau ha quase um seculo talvez o fato de ser tao avançado tecnicamente seja a razao para o desenvolvimento do motor ainda ter levado dois anos adiando o inicio da produçao do 3 litre ate 1921 o 3 litre como a maioria dos carros da epoca costumava ser vendido sem a carroceria o cliente comprava o chassi e o motor e entao escolhia uma das dezenas de fabricantes de carrocerias espalhadas pela europa para completar o serviço a bentley contudo costumava indicar uma carrozziere belga chamada vanden plas de qualquer forma os modelos de rua da bentley eram conhecidos por sua robustez e agilidade ao mesmo tempo em que as carrocerias da vanden plas eram referencia em design e acabamento nao demorou para que a bentley se tornasse uma das grandes fabricantes de automoveis do planeta e o surgimento das 24 horas de le mans em 1923 era a oportunidade perfeita para mostrar do que o 3 litre era capaz so que isto nao seria possivel se nao fosse um piloto canadense chamado john duff que em 1920 se mudou para o reino unido para disputar as cada vez mais populares corridas organizadas pelos clubes automotivos em 1922 duff foi um dos que apostaram no sucesso do 3 litre e decidiu abrir uma revendedora bentley o que seria matar dois coelhos com uma cajadada so pois ainda naquele ano ele começou a competir no autodromo de brooklands como novo carro no ano seguinte com a estreia das 24 horas de le mans duff convenceu walter bentley a ceder lhe um carro para a competiçao nao foi muito dificil na verdade bentley acreditava que vencer corridas era a maneira mais facil e barata de vender carros tanto que pouco depois de lançar o 3 litre passou a oferecer as versoes speed com entre eixos mais curto motor mais potente a capacidade de chegar aos 145 km/h; e super sport que foi um dos primeiros carros do mundo a ultrapassar a barreira das 100 mph ou 160 km/h nao foi facil convencer walter bentley de que aquilo era uma boa ideia contudo mesmo ele fa incondicional das corridas achou a ideia de correr por 24 horas sem interrupçoes era maluquice demais e so cedeu porque duff insistiu muito com um carro preparado pela fabrica e o piloto de testes da bentley frank clement revezando ao volante o bentley 3 litre foi um dos carros mais rapidos da corrida e duff conseguiu a volta mais rapida percorrendo os 17 2 km do traçado em 9 minutos e 39 segundos o carro teve o tanque de combustivel perfurado por uma pedra durante a corrida mas ainda conseguiu terminar em quarto lugar foi o suficiente para que walter fosse convencido de vez e garantisse que nos proximos anos a bentley se dedicaria as 24 horas de le mans com muito mais empenho criando uma equipe de fabrica especialmente para a tarefa em 1924 entao duff voltou a le mans com clement como segundo piloto desta vez eles conseguiram vencer a corrida feito que so nao se repetiu em 1925 porque o carro teve problemas em um dos carburadores no ano seguinte duff voltaria a america para disputar corridas nos eua sem o cara que deu a companhia sua primeira vitoria em le mans como ficaria a companhia [youtube id= 6goviwp7ru8 width= 620 height= 350 ] a resposta estava nas maos de joel woolf barnato um rico joalheiro britanico que tinha uma inclinaçao muito forte ao automobilismo ele foi um dos primeiros a encomendar um 3 litre e em 1925 decidiu que compraria a propria bentley woolfe juntou se a outros entusiastas da marca entre empresarios pilotos jornalistas e outros ricaços em uma equipe que ficou conhecida como os bentley boys que tinham o objetivo de manter a marca relevante no automobilismo sob o comando de woolfe os pilotos sammy davis e dudley benjafield foram os vencedores das 24 horas de le mans de 1927 ao volante de um 3 litre foi a primeira vitoria em dois anos e deu inicio a uma sequencia que duraria ate 1930 em 1928 foi a vez do bentley 4½ litre que trazia uma versao de curso ampliado do motor do 3 litre capaz de entregar 130 cv o carro com woolfe barnato e bernard rubin chegou a frente de outros dois 4½ litre na ediçao daquele ano desempenho assombroso que so nao foi repetido no ano seguinte porque em 1929 e 1930 a vitoria ficou com um bentley ainda melhor era no bentley 6½ litre movido por um seis em linha que podia ser encarado como um 4½ com dois cilindros a mais a potencia de 147 cv a 3 500 rpm na versao de rua ja impressionava mas o carro de corrida era ainda mais incrivel com 200 cv graças a um aumento na taxa de compressao e comando mais agressivo nao podemos esquecer que estamos falando de um carro fabricado nos fim da decada de 20 a versao de competiçao se chamava speed six e com razao sempre com barnato ao volante o mesmo carro batizado de old number one venceu duas ediçoes seguidas da corrida de 24 horas em le mans e nunca subiu ao podio sozinho em 1929 a segunda terceira e quarta colocaçoes ficaram com membros dos bentley boys ao volante dos 4½ litre enquanto em 1930 o speed six conseguiu uma dobradinha com frank clement no outro carro da para imaginar a empolgaçao de barnato nao e acontece que todas a comemoraçao veio em um momento bastante inoportuno em 1929 a economia global nao ia bem e a bentley foi uma das companhias que sucumbiram a grande depressao crise que nao afetou apenas aos eua obviamente em 1930 a bentley abandonou o automobilismo e em 1931 so nao fechou as portas porque foi adquirida por sua maior concorrente na epoca a rolls royce era o fim para a bentley em le mans nao uma nova vitoria viria so demoraria algumas decadas mais precisamente 71 anos foi em 2001 que a bentley ja como divisao do grupo volkswagen voltou a le mans para um programa de competiçao que duraria tres anos o carro em um aceno a seu passado glorioso no circuito de la sarthe se chamava speed 8 tambem por causa de seu motor de v8 biturbo de 3 6 litros e 670 cv compartilhado com o audi r8 lmp apesar do conjunto mecanico audi a carroceria do speed 8 foi toda desenvolvida no reino unido [youtube id= 9pffqilcbdq width= 620 height= 350 ] o speed 8 estreou em 2001 com dois exemplares disputando a corrida um deles com andy wallace butch leitzinger e eric van de poele revezando ao volante foi o terceiro colocado atras de uma dupla de r8 no ano seguinte com o deslocamento do motor ampliado para quatro litros o speed 8 foi o terceiro colocado novamente atras apenas dos r8 o ano de 2003 seria o ano da gloria a audi nao levou uma equipe de fabrica a le mans naquele ano o que levou a bentley a atacar a corrida com dedicaçao extra valeu a pena rinaldo capelo tom kristensen e guy smith no carro nº 7 conseguiram liderar quase toda a prova recebendo a bandeira quadriculada depois de 377 voltas o segundo colocado foi o outro speed 8 o nº 8 duas voltas atras [youtube id= hytyt riy2s width= 620 height= 350 ] como prometido a bentley encerrou sua campanha em le mans depois daquele ano alguns foram convertidos em modelos de exposiçao enquanto outros continuaram competindo por alguns anos sendo que o ultimo speed 8 competiu em 2007 no circuito de road america antes de ser leiloado pela rm auctions em 2012
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