giuseppe nuccio bertone segundo ele mesmo foi criado a pao e automoveis seu pai giovanni começara a trabalhar aos 12 anos de idade fabricando rodas de madeira para veiculos de traçao animal um trabalhador incansavel e perfeccionista giovanni chega a idade adulta dono de sua propria carrozzeria bertone em turim produzindo carrocerias para chassis diversos lembrem se no inicio era comum as fabricas de automoveis fazerem apenas chassi; o comprador entao encaroçava ele no carrozzieri de sua preferencia um metodo artesanal mas um negocio grande e lucrativo durante os anos 1920 [caption id= attachment_278938 align= aligncenter width= 763 ] giovanni e giuseppe nuccio bertone em 1961[/caption] nuccio era antes de tudo um entusiasta do automovel de ouvir na mesa do jantar as historias da fabrica contadas por seu pai decide que seguiria com o negocio da familia para fazer dele um engenheiro seu pai o matricula na politecnica de turim mas nuccio nao consegue termina la a teoria e os calculos pareciam terrivelmente enfadonhos para alguem com uma fabrica de automoveis no quintal de casa vai trabalhar na empresa onde tambem cria carros especiais e de competiçao para si mesmo uma juventude de sonho para quem realmente gosta de carro mas ao fim da segunda guerra tudo mudava alem do trauma de um pais devastado por ela e do caos que se segue ao seu fim outro problema mais preocupante o chassi separado e a carroceria sob encomenda desde sempre o pao de cada dia da carrozzeria bertone começa a desaparecer liderada pela engenharia de dante giacosa a fiat por exemplo começa a adotar o monobloco em todos os seus carros o primeiro alfa romeo projetado no pos guerra o 1900 de 1949 tambem e um monobloco mostrando onde estava o futuro o negocio da bertone começa a definhar nuccio tambem sentia o peso da responsabilidade isto acontecia ao mesmo tempo que seu pai giovanni chegando aos 70 anos de idade e ja cansado de tanto trabalhar deixa tudo em suas maos culpa sua ou nao o fim da empresa familiar de seu pai enquanto sob sua responsabilidade seria um trauma dificil de superar mas realmente nenhuma saida parecia visivel ali quando chega o ano de 1952 nuccio esta realmente no proverbial mato sem cachorro nao sabia nem como mostrar algo no tradicional salao de turim sua cidade na verdade alem do problema tecnico de falta de chassis separados tinha outro pior financeiro mesmo que achasse um nao teria dinheiro para compra lo [caption id= attachment_278943 align= aligncenter width= 999 ] mg td segundo bertone[/caption] conhece entao o representante da mg para a italia; a empresa inglesa gozava de grande sucesso com seus baratos e divertidissimos apesar de objetivamente lerdos carros esporte ora parte do apelo do roadster mg td corrente era ser um carro esporte a antiga tradicional o que percebam em 1952 e algo dos anos 1920 1930 chassi separado o distribuidor concorda em emprestar dois chassi para bertone encarroçar com um desenho exclusivo e tentar vender no salao se tivesse sucesso o distribuidor receberia o valor do chassi; se nao o chassi de volta penuria total nuccio contrata o desenhista giovanni michelotti por empreitada para criar a nova carroceria para os dois mg bertone nao desenhava mas sempre soube o que queria e como queria; uma habilidade que o faria praticamente um mestre jedi dos desenhistas italianos no futuro praticamente todos os famosos trabalhariam sob sua tutela ate voarem sozinhos sempre em dupla o mestre e o aprendiz ate que o aprendiz se tornasse ele tambem um mestre o que nuccio queria era resolver o problema basico do mg uma carroceria sem proteçao ao tempo e aerodinamicamente e estilisticamente ultrapassada fincada em 1931 a mecanica tambem ultrapassada mas divertidissima e o cerne do sucesso do carro permaneceria claro michelotti cria um incrivel cupe moderno com a grade dianteira mg integrada e uma versao conversivel nos dois chassis agora vidros subiam por manivelas nas portas e guarniçoes mantinham a chuva fora mesmo no conversivel mas terminar estes dois chassis e o estande no salao praticamente drenam os cofres ja sofridos da pequena empresa nuccio senta em sua mesinha no pequeno estande na abertura do salao de turim de 1952 ladeado por dois belissimos mg bertone mas cansado e sem muita esperança no futuro acreditava que se tudo desse certo e conseguisse vender os dois carros que trouxera ao salao pagaria as contas restantes a divida dos chassis a mg daria adeus aos ultimos funcionarios e fecharia as portas definitivamente era so isso que esperava bertone vive do outro lado do salao entrando pela porta principal ansiosamente logo na primeira hora do primeiro dia de exposiçao encontramos uma pessoa bem diferente stanley harold wacky arnolt ii e um estereotipo tao perfeito do milionario americano do pos guerra que parece ter sido inventado estrela de futebol americano no high school e portanto alto e corpulento wacky ficou muito rico muito rapidamente durante a segunda guerra mundial no pos guerra como muitos americanos com algum dinheiro para gastar se apaixonou pelos carros esporte que invadiam aquele pais em 1950 arnolt monta em chicago uma empresa a sh arnolt inc para importar carros ingleses [caption id= attachment_278951 align= aligncenter width= 999 ] wacky de verdade stanley arnolt[/caption] era um cara de gestos grandiosos e confiantes conta a lenda que ao abrir sua loja de carros importados nosso amigo um dia entrou em um banco de chicago de chapeu e botas de cauboi como tinha mais de 1 8 metro de altura parecia mesmo um milionario do petroleo texano pedia um emprestimo de um milhao de dolares o gerente do banco sem saber que a roupa era um engodo ficou tao impressionado com arnolt e com a sua confiança que concedeu o emprestimo arnolt imediatamente transferiu o dinheiro para a morris motors em oxford na inglaterra pedindo mil unidades do novo morris minor de issigonis em troca do outro lado da linha os ingleses quase caem da cadeira era o maior pedido unico que a morris recebeu em toda sua historia [caption id= attachment_278960 align= aligncenter width= 925 ] wacky arnolt e os carros que fez com bertone 1960[/caption] wacky arnold estava na europa procurando mais carros interessantes para vender carros esporte ali ja consolidados como a sua paixao e maior diversao o salao de turim era sua primeira parada mas nada faz seus olhos brilharem de verdade ate que no final de sua visita chega ao pequeno estande da bertone como vendia mg td em sua loja conhecia os bem e imediatamente fica atraido pelos dois carrinhos de nuccio os dois apertam as maos e com ajuda do tradutor de arnolt nuccio mostra os dois carros para felicidade de bertone fica claro rapidamente que o americano ficaria com eles começa a explicar que precisava pelo menos do valor devido ao fornecedor de chassi de entrada para acertar a documentaçao e vender os carros e tal quando arnolt levanta a mao parando o vendedor e o tradutor nao pera ai voces nao entenderam quero duzentos carros cem cupes e cem conversiveis [caption id= attachment_278952 align= aligncenter width= 999 ] com gandini ainda jovem mestre e aprendiz sempre [/caption] de alguma forma nenhuma traduçao foi necessaria para esta ultima frase e as pernas de nuccio bertone bambearam na hora duzentos carros a carrozzeria bertone estava salva se arnolt e o tradutor nao o segurassem e o levassem ate sua cadeira tinha caido duro no chao ali mesmo se considerarmos a importancia da bertone nos anos que se seguiram um momento que mudou a historia do automovel para sempre a era de ouro para fabricar os carros para arnolt a bertone expande e faz do americano um socio com cadeira no conselho contrata um desenhista em tempo integral o primeiro dos pupilos de nuccio o grande franco scaglione frustrado com seu trabalho na pininfarina scaglione se torna grande ao trabalhar com bertone [caption id= attachment_278961 align= aligncenter width= 999 ] os alfa romeo b a t [/caption] depois dos arnolt mg vem a fabricaçao dos arnolt bristol ja com desenho de scaglione cuja produçao mantem a fabrica ocupada mas sao os incriveis alfa romeo b a t que realmente elevam a fama da bertone nos anos que se seguem incrivelmente futuristas e influentes sao um marco dos anos 1950 [caption id= attachment_278962 align= aligncenter width= 999 ] giulietta sprint produçao em serie [/caption] o contrato que vem em seguida e com a alfa romeo e ele por pouco nao virou um escandalo nacional ainda mais se falando de uma empresa entao estatal; uma historia que so podia vir da italia começa quando a alfa anuncia planos para um novo gt pequeno mas para levantar o dinheiro necessario para o projeto venderia titulos anexado a um sorteio de loteria quase uma mega sena automotiva os ganhadores do sorteio seriam donos dos primeiros carros financiados pela loteria a sair na linha de montagem a alfa conseguiu o dinheiro os vencedores foram sorteados mas o tempo passa e nada de carro novo aparecer quando os vencedores começam a ameaçar açoes judiciais a alfa vai ate a bertone e rapidamente a contrata para fazer o carrinho gt esportivo com um objetivo acima de todos que fosse criado em tempo recorde o resultado foi o prototipo giulietta sprint desenhado por scaglione e bertone e pronto bem a tempo para o salao do automovel de turim de 1954 um classico imortal e um carro belissimo e seu sucesso foi importantissimo para a bertone nuccio construiu uma fabrica em grugliasco nos arredores de turim para produzi la e nos 11 anos que se seguiram produziu cerca de 40 000 giulietta sprints nao so um desenhista de automoveis a bertone sempre foi tambem uma fabrica depois de scaglione vem outro aprendiz destinado a grandes coisas no futuro giorgietto giugiaro entao com apenas 21 anos e vindo da fiat giugiaro de cara faz uma obra prima o alfa romeo 2000 sprint este desenho basico de proporçoes perfeitas seria depois aperfeiçoado no gordon gt para finalmente chegar a perfeiçao nos cupes do alfa romeo giulia tipo 105 o carro que foi o primeiro alfa romeo gtv [caption id= attachment_278958 align= aligncenter width= 940 ] canguro [/caption] alem dos carros de produçao e de tocar a fabrica bertone tambem encorajava carros conceito para chamarem a atençao e exercitar a criatividade de seus aprendizes em todo salao europeu mas ia alem do normal ainda era um entusiasta do automovel e queria que a arte nao invalidasse a funcionalidade exigia que seus carros conceitos fossem totalmente funcionais de forma que pudesse ir aos saloes europeus dirigindo eles sim todo conceito enquanto nuccio foi vivo foi rodando ele mesmo ao volante ate saloes mas que fossem em genebra paris ou frankfurt nosso tipo de cara [caption id= attachment_278969 align= aligncenter width= 999 ] miura [/caption] giugiaro cria por exemplo o fantastico alfa romeo canguro e o original corvair testudo em seu tempo na bertone mas ao meio dos anos 1960 se muda para a ghia em seu lugar mais um aprendiz futuramente famosissimo marcelo gandini bertone faz gandini terminar o ultimo desenho basico que giugiaro deixara o magnifico carro esporte de motor central traseiro que conhecemos hoje com o nome de lamborghini miura alguns o julgam o mais belo automovel jamais criado; talvez seja verdade o que da valor ao fato de ser a colaboraçao de tres genios giugiaro bertone e gandini [caption id= attachment_278967 align= aligncenter width= 999 ] carabo [/caption] gandini faz seu melhor trabalho na bertone como se tornaria norma inaugura a era da cunha automobilistica com o alfa romeo 33 carabo em 1968 em seguida faz a mais radical de todas as suas multiplas cunhas o lancia stratos zero este deve ter sido no minimo interessante para a viagem de bertone a genebra era tao baixo e o para brisa tao inclinado que portas laterais eram impossiveis a frente do carro tinha um tapete emborrachado porque o para brisa abria para cima e a coluna de direçao basculava para que o motorista entrasse pisando neste tapete a frente do carro [caption id= attachment_278955 align= aligncenter width= 800 ] stratos zero [/caption] com um bravo v4 de lancia fulvia de escape aberto era uma verdadeira nave espacial marciana em visita um arauto de um futuro pequeno baixo e extremamente veloz e este futuro aconteceu ainda que brevemente na forma do countach de 1974 a proxima folia mental de gandini e esta uma que incrivelmente saiu as ruas e foi fabricado em serie [caption id= attachment_278956 align= aligncenter width= 999 ] stratos [/caption] e quando finalmente o lancia stratos entrou em produçao era outra cunha louca agora mais alta e parecendo um capacete de stormtrooper achatado se me permitem uma segunda referencia a uma galaxia distante num mesmo texto mas de outra galaxia era a bertone nos anos 1970 nada parecia impossivel e inovaçao era a norma [caption id= attachment_278968 align= aligncenter width= 999 ] countach [/caption] as cunhas de bertone influenciaram todo mundo nos anos 1970 definitivamente influenciou claramente giugiaro novamente no lotus esprit o fiat x1/9 leva o desenho de gandini para as massas alem de garantir anos de funcionamento da fabrica de grugliasco onde era produzido quando a fiat sai do mercado americano nos anos 1980 o x1/9 continua a ser vendido la agora com a marca de nuccio era agora o bertone x1/9 [caption id= attachment_278948 align= aligncenter width= 800 ] o bertone x1/9 1982[/caption] ate enzo ferrari se curva a genialidade da dupla gandini/bertone nuccio sempre reclamava com ele da exclusividade da pininfarina e como adorava ferraris sempre tinha para seu uso pessoal algum modelo de maranello com carroceria sua e gostava de mostra los sempre que podia nos anos 1970 enzo resolve fazer um carro com ele; estranhamente se envolve profundamente no desenho definindo ele mesmo a posiçao de dirigir em visitas semanais a um buck na bertone o carro afinal de contas seria diferente um carro de motor central traseiro mas para 4 pessoas e portanto o motorista foi parar mais a frente que o normal obrigando enzo garantir que tal coisa ficasse aceitavel pessoalmente em 1973 aparecia o dino depois ferrari 308 gt4 uma belissima e genial cunha bertone que se tornaria um classico desejado da marca e o unico ferrari que nao tem carroceria pininfarina desde os anos 1950 [caption id= attachment_278947 align= aligncenter width= 999 ] o ferrari 308 gt4[/caption] a carreira de nuccio bertone foi longa e de sucesso continua fazendo desenhos memoraveis anos 1980 e 1990 afora indo desde citroen bx e xm ate o cupe volvo 780 este produzido em grugliasco passando por conceitos memoraveis como o corvette ramarro de 1984 esteve a frente da empresa ate morrer em 1997 e ate ali ela se manteve saudavel e lucrativa no ano da morte de nuccio 21 000 carros sairam da fabrica em grugliasco e bertone tinha um contrato aberto vigente indefinidamente para fazer versoes conversiveis do opel astra e do fiat punto [caption id= attachment_278945 align= aligncenter width= 999 ] bertone e o xm[/caption] mas depois de sua morte as coisas começaram a desmoronar se houve uma coisa que errou foi em nao formar um sucessor sem nunca deixar suas filhas trabalharem na fabrica mas deixando tudo para elas estas querendo manter a tradiçao familiar mas sem habilidade para isso acabam por fazer a empresa lentamente desaparecer [caption id= attachment_278950 align= aligncenter width= 999 ] ramarro a corvette c4 segundo bertone [/caption] mas nada dura para sempre; a nao ser um legado de feitos passados importantes e por este prisma nuccio bertone e mais que uma pessoa e uma lenda imortal
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