ao longo das decadas nao anos decadas o alemao walter rohrl acumulou diversas conquistas no wrc com 14 vitorias e dois titulos alem de ajudar a audi a se tornar um dos maiores nomes do rali mundial nos anos 80 ao comando do audi quattro e suas variaçoes pouca gente sabe porem que sua carreira no wrc começou em 1973 primeiro ano da competiçao ao volante de um opel ascona nove anos depois em 1982 rohrl conquistaria seu segundo titulo do campeonato de pilotos do mundial de rali coincidentemente ou nao seu carro tambem era um opel ascona desta vez no grupo b a categoria mais extrema da historia do wrc acontece que quando pensamos nos carros que fizeram historia no maior campeonato de rali do planeta raramente o ascona 400 nome da versao do ascona para o grupo b vem a mente o fato e que em 1975 um opel ascona de primeira geraçao venceu o rali de acropolis na grecia com walter rohrl ao volante caso voce nao se lembre o opel ascona e o carro alemao que em sua terceira geraçao deu origem ao nosso conhecido monza nos anos 70 porem ele era um carro um tanto diferente por conta do motor longitudinal e da traçao traseira por outro lado com um pouco de imaginaçao sua silhueta ate lembrava a do monza especialmente a coluna c o motor era um quatro cilindros de 1 9 litro derivado daquele usado nos modelos de rua porem preparado para render mais que o dobro da potencia de 90 para 206 cv pode nao parecer muito agora mas lembre se que aqueles eram os anos 70 e que o ascona pesava apenas 950 kg foi o bastante nao apenas para garantir a primeira vitoria de rohrl no wrc em 1975 mas tambem para conquistar o titulo do campeonato europeu de rali no ano anterior [youtube id= wozlljjkr3c width= 620 height= 350 ] acontece que como voce deve saber nos anos 70 o wrc foi dominado por carros menores como o lancia stratos e o fiat 131 abarth tendencia que so foi se acentuando com o passar dos anos enquanto o ascona ia comendo pelas beiradas no mundial de rali sem resultados expressivos os rivais começavam a usar como base hatchbacks de traçao dianteira veja o lancia delta hf 4wd por exemplo remando na direçao contraria a opel decidiu criar nao um mas dois carros de rali baseados em modelos medios o ascona que havia acabado de chegar a sua segunda geraçao e o manta versao cupe de apelo mais esportivo do ascona ambos foram desenvolvidos juntos usavam os mesmos componentes e competiram ao mesmo tempo mas o ascona se saiu melhor ah e ambos receberam o sobrenome 400 o quanto basta dizer que com o ascona 400 walter rohrl conseguiu seu segundo titulo no wrc em 1982 primeiro ano do grupo b o manta 400 por sua vez conseguiu mais destaque em campeonatos regionais tambem era um excelente carro mas sua estreia em 1979 foi marcada por diversos problemas mecanicos pelos quais o ascona nao passou e provavel que tenha sido apenas ma sorte visto que a unica diferença entre os dois carros era mesmo o formato da carroceria o motor desenvolvido pela cosworth usava um cabeçote de 16 valvulas feito sob medida o bloco do motor 2 0 cih cam in head com o comando ao lado das valvulas com diametro ampliado e o virabrequim do motor cih a diesel de 2 3 litros o resultado foi um motor de 2 4 litros que entregava 255 cv e podia ser preparado para render algo proximo dos 350 cv sem qualquer tipo de induçao forçada [youtube id= q2gtmqong2y width= 620 height= 350 ] ja a carroceria e o interior ficaram sob a responsabilidade da irmscher preparadora alema que cultivava uma relaçao de longa data com a opel e desenvolveu novos para lamas mais largos; alem de portas capo e tampa do porta malas mais leves a estreia do ascona e do manta aconteceu em 1980 com o sueco anders kullang como piloto principal da equipe de fabrica foi o ultimo ano de gloria da fiat com o 131 abarth que conquistou seu terceiro titulo de construtores consecutivo enquanto walter rohrl que corria pelos italianos levantou pela primeira vez a taça dos pilotos a opel contudo conseguiu uma temporada consistente com o ascona de kullang vencendo na suecia e conquistando no final da temporada 71 pontos suficientes para um quinto lugar no campeonato de construtores em 1981 os melhores resultados do ascona 400 foram dois terceiros lugares em monte carlo e em san remo conquistados respectivamente pelo alemao jochi kleint e pelo italiano tony fassina [youtube id= bwsypcs1bp0 width= 620 height= 350 ] a gloria so viria no ano seguinte com walter rohrl entrando para o time o piloto alemao conquistou duas vitorias em monte carlo e na costa do marfim parece pouco mas e preciso lembrar que 1982 foi o primeiro ano do grupo b e o ascona 400 era um carro que ja estava ultrapassado sendo um dos poucos que ainda tinham motor aspirado e traçao traseira em uma era cheia de carros turbinados com traçao integral as duas vitorias de rohrl mais seis subidas ao podio em 12 etapas garantiram que rohrl conseguisse 109 pontos ao fim da temporada 12 pontos a frente de michele mouton a segunda colocada no campeonato de construtores porem a audi se deu melhor ficando com o titulo de construtores por uma vantagem de 12 pontos nos anos seguintes a situaçao do ascona e do manta nao melhorou pelo contrario os rivais desenvolviam prototipos cada vez mais insanos especialmente para o grupo b enquanto os recursos financeiros da equipe de fabrica da opel nao permitiam tal coisa assim depois de mais duas temporadas sem resultados expressivos fora uma vitoria com ari vatanen no safari rali em 1983 a tanto o ascona quanto o manta deixaram o wrc em 1985 [youtube id= l19f2ypvey0 width= 620 height= 350 ] o outro legado de ari vatanen com o opel manta dear god
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