como vimos no ultimo post da nossa serie sobre as lendas do wrc se nos anos 1970 e 1980 o campeonato mundial de rali foi dominado pelos europeus a decada de 1990 viu uma equipe japonesa levar o titulo de construtores pela primeira vez com a toyota foi o inicio de uma nova era que teve entre seus protagonistas a subaru com sua equipe de fabrica a world rally team quando relembramos a historia da subaru no wrc a tendencia e ir direto para a estreia do impreza em 1993 contudo a participaçao da equipe japonesa no mundial de rali data de 1980 quando a equipe subaru rally team japan entrou no safari rally na africa com o subaru leone a participaçao da equipe era esporadica e o melhor resultado havia sido um terceiro lugar no rali da nova zelandia em 1987 com o neozelandes possum bourne ao volante de um leone rx turbo — bastante parecido com o carro da foto abaixo o subaru leone rx no safari rally de 1996 para piorar em 1987 todas as atençoes estavam voltadas para a lancia que naquele ano estreara com o delta hf 4wd e instantaneamente tornou todos os outros adversarios obsoletos foi so em 1990 dez anos depois que a subaru deu o primeiro passo em direçao a seus proprios titulos naquele ano em parceria com a preparadora britanica prodrive foi fundado o subaru world rally team ate entao as divisoes europeia e japonesa da marca competiam em paralelo ainda era cedo para saber mas com a uniao de recursos humanos financeiros e tecnicos nasceu uma das maiores forças do wrc [youtube id= 2jibf2mgxdw width= 620 height= 350 ] antes da chegada do impreza a subaru e a prodrive desenvolveram uma versao de rali daquele que na epoca era o carro chefe literalmente da marca o legacy de primeira geraçao o chamado legacy rs wrc nao chegou a vencer nada mas em uma das competiçoes automotivas mais dificeis e concorridas do planeta um punhado de podios com o finlandes markku alen entre 1990 e 1992 era um excelente sinal contudo o legacy nao teve chance de brilhar como poderia — por uma boa razao em 1992 um novo subaru chegou para fazer historia nas ruas e nos estagios de rali seu nome era impreza e ele era o carro perfeito em uma epoca na qual os carros de rali estavam ficando cada vez mais avançados compactos leves e potentes menor e mais moderno que o legacy o impreza foi foco de toda a atençao da prodrive como voce ja deve saber apesar de existirem versoes mais mansas e de traçao dianteira o impreza e conhecido de verdade pela versao wrx com motor boxer turbinado e traçao integral nao fica dificil deduzir que ela foi criada a partir do especial de homologaçao para carro de rali do grupo a do wrc que estreou em 1993 a receita — flat 4 de dois litros e turbocompressor — rendia cerca de 300 cv no carro de competiçao enquanto a versao de rua que voce pode conhecer melhor aqui tinha 240 cv a temporada de estreia do impreza foi um ano de experimentaçoes para a subaru que tambem colocou o legacy e o pequeno hatchback vivio para correr no wrc para ter certeza sobre qual escolher para as temporadas seguintes com um esquema de pintura azul e amarelo patrocinado pelos cigarros state express 555 fabricados pela britanica bat e muito populares na asia a subaru teve um excelente desempenho vale lembrar que na epoca ter fabricantes de cigarros como patrocinadores era algo proibido pela fia no wrc sendo assim a subaru foi ousada e decidiu batizar a equipe como 555 subaru world rally team e dar aos carros o sobrenome 555 desse modo os numerais estampados nas laterais dos carros poderia ser interpretada das duas formas abrindo uma brecha no regulamento contudo este jeitinho nao durou muito tempo e em algumas etapas a subaru trocou os numerais por deltas estilizados que ate poderiam ser lidos como 555 com destaque para um talentoso jovem escoces chamado colin mcrae — que chegou em terceiro na suecia e venceu na nova zelandia naquele ano — a subaru conseguiu o terceiro lugar no campeonato de construtures naquele ano para se ter uma ideia seu desempenho foi melhor que o de companheiros de equipe consagrados como os finlandeses ari dear god vatanen e hannu mikkola apesar de o legacy ainda ter sido o destaque da temporada a subaru foi sabia e levou adiante o desenvolvimento do impreza que como ja dissemos era menor e mais leve — ou seja mais apropriado para combater rivais fortissimos como a toyota e seu celica turbo awd alem do entre eixos 160 mm mais curto o carro era o primeiro a contar com diferenciais ativos que usavam sistemas eletronicos para distribuir o torque entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com as condiçoes de aderencia do piso — detalhe que dava ao impreza alguns segundos de vantagem a cada estagio os anos de 1994 e 1995 viram um crescimento exponencial da subaru como uma das favoritas aos titulos em 1994 colin mcrae e seu novo companheiro de equipe o espanhol carlos sainz conseguiram as primeiras vitorias do impreza — na grecia sainz na nova zelandia e na gra bretanha mcrae com 140 pontos a subaru garantiu o vice campeonato muito proxima da toyota que acumulara 151 pontos [youtube id= 0bsxj7y5hek width= 620 height= 350 ] no ano seguinte viria o primeiro titulo — em uma temporada disputadissima e polemica a toyota ate poderia ter vencido naquele ano se nao tivesse sido flagrada no fim do ano usando turbocompressores ilegais com um restritor especial que poderia ser desativado e permitir que mais ar entrasse no motor aumentando seu rendimento assim todos os esforços da toyota naquele ano foram em vao colin mcrae e seu navegador nicky grist para completar o desempenho da subaru foi brilhante naquele ano com cinco vitorias em oito etapas sendo tres de sainz e duas de mcrae — que sagrou se campeao entre os pilotos logo atras deles porem outra rival começava a ganhar destaque a mitsubishi ralliart que com o lancer evolution venceu duas etapas vamos entrar em detalhes no proximo capitulo desta serie a boa fase de mcrae garantiu que em 1996 ele se tornasse o piloto principal da subaru e o escoces voador honrou sua posiçao sendo o responsavel por todas as tres vitorias da equipe naquele ano e garantindo o segundo titulo de construtores em sequencia por outro lado entre os pilotos tommi makinen da mitsubishi reinou absoluto levantando a taça de campeao o ano de 1997 trouxe uma mudança importantissima a introduçao de uma nova categoria no wrc a world rally car que dispensava a obrigatoriedade da produçao de especiais de homologaçao reduzindo custos atraindo novas equipes como a hyundai e trazendo de volta antigos competidores como a peugeot e a citroen o grupo a ainda existia mas a maioria dos fabricantes decidiu aderir ao novo regulamento incluindo a subaru mcrae ainda era o piloto principal da subaru e novamente carregou a equipe nas costas das sete vitorias da equipe cinco foram dele e novamente a subaru ficou com o titulo de construtores e tommi makinen da mitsubishi com a taça dos pilotos — na verdade o finlandes foi campeao do wrc entre 1995 e 1998 — recorde que so foi superado pelos nove titulos consecutivos de sebastien loeb entre 2004 e 2012 foi nesta epoca que a rivalidade entre subaru e mitsubishi alcançou proporçoes estratosfericas — vamos conhecer o outro lado da historia no proximo post de qualquer forma o desempenho matador de colin mcrae com os carros azuis foi um dos melhores de toda a historia do wrc nao e por acaso que a combinaçao de cores tradicional do impreza wrx e azul com rodas douradas um aceno aos dias de gloria da subaru no campeonato mundial de rali
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