A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture História

Lendas do WRC: Lancia Stratos, o primeiro tricampeão do Mundial de Rali

Lembra quando dissemos que o Alpine A110 foi o primeiro campeão do WRC, lá em 1973, mas que ele não é muito lembrado? Bem, há uma boa razão para isso, e ela veio da Itália: era o Lancia Stratos HF, que se tornou o primeiro carro a dominar o recém-criado campeonato. Como? Com três títulos consecutivos, de 1974 a 1976. Antes do Stratos, havia outro Lancia de rali — um belo cupê com nome de mulher (na verdade era o nome de uma via Romana, mas preferimos ver como nome de mulher): o Fulvia. Ou seria a Fulvia? De qualquer forma, o Fulvia foi, ao lado do próprio A110 e do Porsche 911, um dos campeões do International Manufacturers Campionship — e justamente em 1972 — último ano antes de a categoria dar lugar ao WRC. O título deu à Lancia ânimo para estrear seu novo carro, um automóvel que, conceitualmente, era muito diferente do Fulvia — oposto, até: enquanto este era um pequeno cupê de motor e tração dianteiros projetado

Matérias relacionadas

Hockenheimring: a evolução do circuito (e dos tempos de volta) do GP da Alemanha

Leonardo Contesini

Halloween: os carros “cor de abóbora” mais icônicos que existem

Dalmo Hernandes

If in doubt, flat out: a brilhante trajetória do lendário Colin McRae | Lendas do WRC

Dalmo Hernandes