foto hexagon classics existem tres pilares que servem tanto para um bom desempenho nas pistas quanto para economia de combustivel curiosamente motor aerodinamica e massa alguns modelos depois de atacarem bem a parte de motorizaçao e de resistencia ao ar acabam partindo para uma estrategia agressiva de reduçao de peso e dao origem a versoes que entram para a historia e para a imaginaçao de petrolheads de todas as idades nenhuma delas porem parte para algo tao agressivo quando o acid dipping ou banho acido usado em modelos de competiçao o mais famoso a usar a tatica foi o sunoco camaro tambem conhecido apenas como the lightweight usado para limpar carrocerias de pintura sujeira e ferrugem o banho de acido tambem consome o metal tornando as chapas mais finas e consequentemente reduzindo seu peso chamado de fresagem quimica o processo usava acido cloridrico ou muriatico e as peças ficavam irregulares o que dava um trabalhao para deixa las lisas de novo por este problema e por poder comprometer a rigidez da estrutura o metodo ja nao e utilizado ha decadas hoje e preferivel substituir peças por outras de materiais mais leves e retirar equipamentos como mostra nosso exemplo mais recente o dodge viper acr dodge viper acr falamos dele logo que a dodge revelou suas primeiras imagens e informaçoes mas vale repassar a atual geraçao do viper recebeu a terceira da versao acr voltada para as pistas mas ainda assim capaz de rodar como um carro comum com placa e tudo o motor e o mesmo da versao comum um v10 8 4 de 654 cv a 6 200 rpm e 83 mkgf a 5 000 rpm mas todo o resto e aperfeiçoado uma das partes que mais receberam atençao foi a aerodinamica o que permite ao acr fazer curvas com aceleraçao lateral de mais de 1 5 g suspensao e freios tambem foram bem melhorados mas nosso foco aqui e na reduçao de peso receita da dieta [youtube id= f4xoo5hmu9u width= 620 height= 350 ] menos peso melhor equilibrio e mais controle resultado recorde em nurburgring o acr e mais leve que a versao comum do viper por conta de carpetes mais finos um sistema de som com apenas tres alto falantes bancos de ajuste manual e discos de freio de carbono ceramicas o quanto isso tirou de peso do carro ainda e um misterio bem guardado pela fca mas da para ter uma ideia pelo que isso representou no acr anterior que era 72 6 kg mais leve que o modelo comum alfa romeo gta foto hexagon classics este esportivo de 1965 sucessor direto da alfa giulia sprint gt de 1963 começou carreira em 1965 desenvolvido pela autodelta a divisao de competiçao da alfa romeo ele era um gt com uma pesada reduçao de massa o a de sua sigla vem da palavra alleggerita que significa reduzida agilizada simplificada em suma mais leve foto jim culp/flickr o modelo teve duas versoes corsa puramente voltado a corridas e stradale para uso comum receita da dieta [youtube id= w9mffggywvu width= 620 height= 350 ] o gta tinha paineis de carroceria de aluminio em vez de aço mesmo os elementos estruturais usavam chapas de aço mais finas e eles nao eram soldados mas sim colados ou rebitados as rodas eram de magnesio as janelas de policarbonato e o braço superior de controle da suspensao traseira era de aluminio ate puxadores das portas e mecanismos de abertura das janelas entraram na dança assim como o acabamento interno do modelo com tudo isso a versao de rua pesava apenas 820 kg contra 948 kg do giulia sprint gt a corsa era ainda mais leve 760 kg jaguar special gt e type tambem conhecidos como e type lightweight esses jaguar deveriam ter tido uma produçao de 18 unidades pelo plano logo no inicio da fabricaçao que começou em fevereiro de 1963 mas ela foi encerrada em 1964 com apenas 12 produzidas no ano passado a divisao jaguar land rover special operations anunciou que faria os seis e type restantes exatamente como eles deveriam ter sido terminados em 1964 receita da dieta o special gt e type pesava 114 kg a menos do que o modelo comum sua carroceria era toda feita de aluminio ainda que o chassi continuasse a ser de aço e o motor 3 8 de seis cilindros tambem usava o material tanto no bloco quanto no cabeçote ele tambem rendia mais que seu irmao de ferro fundido com 305 cv em vez dos 269 cv regulamentares alem destes componentes nao havia revestimento interno e nenhuma peça era cromada os vidros laterais eram mais finos e de operaçao manual porsche 911 carrera 2 7 rs lightweight foto eddy clio/flickr a porsche queria ter uma arma daquelas para competir na entao recem criada categoria europeia grupo 5 special grand touring com motores de 3 litros para isso ela usaria o 911 em uma serie especial limitada a 500 unidades a fim de poder homologar o carro foi assim que nasceu o carrera 2 7 rs lightweight a produçao de 500 unidades foi totalmente vendida uma semana apos o lançamento no salao de paris de 1972 e uma segunda rodada de mais 500 unidades foi aprovada no total 1 080 foram construidos foto jean jacques marchand/flickr apesar de nao ser exatamente raro quem tem um destes nao vende com isso quando um pipoca no mercado o preço e alto espia o leilao recente de um exemplar [youtube id= 5ksbiweecms width= 620 height= 349 ] us$ 1 402 500 queria ver a turma dizer que um achado desses ta muito caro receita da dieta para começar esse porsche era estampado com aço de 0 7 mm contra o padrao de 1 mm os vidros mais finos e bem mais caros eram fornecidos pela glaverbel da belgica enquanto o capo e a tampa do porta malas eram de plastico reforçado com madeira balsa os para choques eram de fibra de vidro nao havia isolamento acustico nem boa parte do acabamento interno tudo que era superfluo foi eliminado relogio tampa do porta luvas para sol do passageiro puxadores de porta apoios de braço e bancos traseiros os da frente nao reclinavam a abertura das portas era feita por fitas o resultado foi um carro de apenas 975 kg o carrera comum pesava 1 050 kg honda civic type r motorsports ek9 o primeiro civic a receber a especificaçao type r foi a sexta geraçao apresentado em agosto de 1997 ele vinha sem isolamento acustico mas a versao mais extrema na receita apareceria na versao motor sports de 1998 receita da dieta as rodas do motor sports eram de ferro nada de ar condicionado vidros eletricos direçao hidraulica ou radio o interior era o mesmo do type r com bancos concha recaro volante motmo e carpete vermelho bmw m3 csl foto tony bahn/flickr limitado a 1 400 unidades o m3 csl um exemplar dos e46 foi fabricado apenas como modelo 2004 considerado o m3 definitivo o coupe sport leichtbau consta de nossa lista dos modelos mais representativos dos 40 anos da serie 3 nao so por seu motor s54 de 361 cv a 7 900 rpm em vez de 343 cv ou da direçao com relaçao mais baixa 14 5 em vez de 15 4 1 mas principalmente pelas medidas agressivas de contençao de massa e so nos lugares certos receita da dieta os 110 kg de leveza em relaçao ao m3 comum vieram de peças de cfrp estrategicamente escolhidas o teto que poupou ao carro 7 kg ajudou o veiculo a abaixar seu centro de massa o material tambem esta presente na fixaçao do para choque dianteiro console central difusores traseiros coletor de admissao e paineis de porta e das laterais do banco traseiro a tampa do porta malas e de plastico moldado bem mais rigido que o reforçado por fibra de vidro o resto sao peças aliviadas escapamento bateria bancos e vidro traseiro papelao no assoalho do porta malas e menos equipamentos 4 airbags em vez de 6 ou 8 bancos sem ajuste eletrico e nada de isolamento acustico dodge hemi dart lightweight quando anunciou em 1968 que os dart teriam o motor 426 hemi disponiveis a chrysler nao deve ter imaginado o barulho que ia fazer nao so acelerando o monstro laranja especialmente porque haveria alguns direcionados a testes supervisionados de aceleraçao mais especificamente a super stock drag racing sob o codigo lo23 foram construidos 80 hemi dart lightweight receita da dieta os carros eram entregues para lamas de plastico reforçado com fibra de vidro portas e para choques de chapa mais fina e bateria montada no porta malas retrovisores externos aquecedor e isolantes acusticos deram adeus os vidros e os bancos eram mais leves que os comuns chevrolet camaro z/28 a quinta geraçao do camaro conseguiu algumas proezas antes de receber sua sucessora que apareceu neste final de semana uma delas foi a versao z/28 de 2014 considerada entao a versao mais pronta para as pistas que o carro ja havia recebido em boa medida porque ele era forte e magro receita da dieta a chevrolet conseguiu deixar o z/28 136 kg mais leve que o zl1 os vidros traseiros eram mais finos 3 2 mm contra 3 5 mm assim como os bancos que so tem ajuste manual so as rodas de aluminio forjado de aro 19 responderam por uma reduçao de 21 9 kg os bancos traseiros tambem receberam um recheio mais leve e eliminaram a abertura com o porta malas o que economizou mais 4 kg o kit para inflar os pneus tambem foi eliminado a bateria era menor e mais leve os farois nao eram de xenonio mais pesados que os comuns e nao havia farois de neblina ar condicionado era luxo e fazia parte do unico pacote de opcionais disponivel para o modelo ferrari 430 scuderia criada em 2004 a ferrari 430 era o modelo de entrada da marca na epoca o que nao queria dizer que ela nao tinha uma tremenda responsabilidade em termos de desempenho tanto que em 2007 michael schumacher apresentou a versao scuderia no salao de frankfurt com 510 cv a 8 500 rpm em vez dos 498 cv da versao comum ela tinha desempenho bem melhor mas isso se devia mais a seu peso que ao motor receita da dieta os 1 450 kg originais cairam para 1 350 kg por meio do uso de materiais mais leves que a empresa infelizmente nao detalhou na epoca o interior era significativamente mais simples com uso intenso de cfrp os carpetes deram lugar a placas de aluminio e os bancos eram diferentes possivelmente mais leves uno furgao ele e mais leve e tem motor maior que a versao original do modelo e deve ter deixado muita gente com vontade de comprar bancos e janelas para rodar em um uninho 1 3 estamos falando do uno furgao o carro mais rapido das ruas e estradas brasileiras receita da dieta sem bancos sem vidros e sem acabamentos internos na parte traseira ele pesava apenas 831 kg o mille de cinco portas pesava 840 kg o de tres 820 kg da pra dizer que ele e aliviado so se for do peso dos anos depois que o tiraram de produçao e porque ele esta na lista porque a zoeira e leve e nao tem limites nem de peso seu carro favorito ficou fora da lista entao conte pra gente qual e o seu modelo aliviado especial preferido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.