se parece que foi ontem 19 que falamos das versoes de baixo peso mais fodasticas ja feitas bem e porque foi ontem e agora nos trazemos a segunda parte da lista com alguns modelos de que voces sentiram falta e outros cuidadosamente selecionados por nos mesmos todos prontos alguns leitores sentiram falta do lamborghini sesto elemento que foi apresentado pela marca de sant agata bolognese acontece que apesar de pegar emprestado o v10 de 5 2 litros e 570 cv do gallardo bem como alguns de seus elementos estruturais o sesto elemento nao e uma versao aliviada e sim um modelo unico — foi apresentado como conceito em 2010 e desde entao a lamborghini se comprometeu a fabricar 20 unidades para seus clientes mais dedicados a carroceria toda de fibra de carbono dispensa pintura enquanto o interior nao traz nenhum tipo de forraçao em tecido couro ou algo que o valha — a nao ser e claro nas almofadas dos bancos concha — que estao mais para recessos acolchoados embutidos ao monocoque do que bancos de fato no mais e tudo fibra de carbono despida — o que alem de garantir o visual matador ajuda a manter o peso do carro em parcos 999 kg e mais ou menos quanto pesa um carro popular compacto [youtube id= zrt1hw_ 0a8 width= 620 height= 350 ] e com 570 cv a disposiçao do pe direito esta leveza toda garante desempenho espetacular segundo a lamborghini o sesto elemento e capaz de chegar aos 100 km/h em 2 5 segundos tempo que o coloca lado a lado com nada menos que o bugatti veyron que apesar dos mais de 1 000 cv tambem e um leviata de quase duas toneladas acontece que o sesto elemento nao se encaixa nesta lista por nao ser uma versao propriamente dita o que nao e o caso porem dos proximos itens da parte 2 coincidentemente o primeiro item tambem e um lamborghini ou melhor dois lamborghini gallardo superleggera se o sesto elemento nao pode ser considerado exatamente uma versao do gallardo o superleggera pode — e com louvor seu nome que em italiano significa super leve e uma referencia ao metodo de construçao do primeiro automovel da lamborghini o 350gt ele era feito moldando paineis de aluminio sobre uma estrutura de tubos bem finos o que garantia uma carroceria leve e bastante rigida este metodo foi criado pela carrozziere italiana touring e patenteado em 1936 como superleggera [youtube id= 7g9fkoaco0g width= 620 height= 350 ] obviamente que o gallardo superleggera nao tem paineis de aluminio moldados a mao e muito menos estrutura tubular contudo a homenagem e valida o primeiro gallardo superleggera de 2007 e 100 kg mais leve que o modelo basico chegando a apenas 1 360 kg e com um novo coletor de admissao o v10 de 5 2 litros entrega 530 cv em um ganho de 10 cv em 2010 a lamborghini apresentou o gallardo superleggera lp570 4 baseado na entao recente versao de traçao integral ele tinha um novo v10 de 5 2 litros 570 cv e tambem pesava 1 360 kg — feito consideravel se considerarmos a traçao integral receita da dieta nas duas geraçoes do gallardo superleggera o metodo de reduçao de peso foi o mesmo a lamborghini trocou o difusor traseiro componentes do assoalho retrovisores revestimentos das portas tunel central capo e bancos por componentes de fibra de carbono alem de colocar parafusos de titanio nas rodas lamborghini aventador superveloce atual topo de linha da lamborghini o aventador foi apresentado em 2010 trazia linhas mais agressivas do que seu antecessor o murcielago e um v12 de 6 7 litros e 700 cv mas demorou cinco anos para que o touro ganhasse uma versao ainda mais brava o aventador sv ou superveloce revelado no salao de genebra em março seu principal atrativo sao os 50 cv a mais no v12 totalizando 750 cv o nome completo e aventador lp750 4 superveloce so que ele tambem perdeu peso — exatos 50 kg e um carro ainda mais rapido sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 2 8 segundos contra 2 9 segundos do aventador comum e so farao 600 unidades dele receita da dieta [youtube id= ql94iyurwxy width= 620 height= 350 ] novamente a lamborghini atacou com fibra de carbono — o composito esta nas portas para lamas tomadas de ar na dianteira e nas laminas laterais que canalizam o ar frio para o motor por dentro nao ha tapetes ou sistema de som e um opcional sem custo e a fibra de carbono volta a aparecer nos bancos e revestimentos o resultado e um carro de 1 525 kg aston martin db4 gt o db4 e um dos varios classicos da britanica aston martin lançados na transiçao entre as decadas de 50 e 60 — mais precisamente em 1958 e fabricado ate 1963 foi um dos maiores sucessos da aston martin na epoca com uma bonita carroceria e um l6 de 3 7 litros com comando duplo no cabeçote e 240 cv sendo um carro naturalmente leve pois usava o metodo de construçao superleggera o db4 tambem era rapido sendo capaz de acelerar ate os 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 224 km/h parece pouco finja que esta em 1958 [youtube id= wmkrdeilo04 width= 620 height= 350 ] a versao gt foi apresentada no ano seguinte e tinha a proposta de ser mais potente e leve para começar o motor tinha o deslocamento ampliado para 3 8 litros recebia duas velas de igniçao por cilindro em vez de uma so taxa de compressao elevada para 9 0 1 e tres carburadores weber de corpo duplo o resultado impressionantes 306 cv que eram capazes de empurrar o grand tourer ate os 100 km/h em 6 1 segundos mas o que a aston fazia pra adicionar leveza receita da dieta sendo construido com leveza maxima em mente o db4 gt aparentemente nao teria mais o que perder alem do acabamento interno algo que a aston martin nao se dispunha a fazer a soluçao usar chapas de aluminio ainda mais finas o que baixou o peso do carro em 85 kg — de 1 308 kg para 1 223 kg a aston martin tambem aproveitou para dar uma nova cara ao carro trocando os farois convencionais por unidades recuadas sob uma cobertura de acrilico [youtube id= jxpy2vkugte width= 620 height= 350 ] agora e impossivel falar do db4 gt sem mencionar sua versao zagato produzida entre 1960 e 1961 peloe estudio de design italiano em parceria com a aston martin eram carros com linhas ainda mais limpas e elegantes com grade oval e ausencia de para choques e das barbatanas na traseira so dezenove exemplares foram construidos e como boa parte dos esportivos exclusivos daquela epoca boa parte deles foi colocada para correr aston martin vantage gt12 avançando algumas decadas no tempo temos o aston martin gt12 baseado no grand tourer vantage s trata se de uma versao aliviada e mais potente com foco nas pistas mas legalizado para as ruas — algo bem na veia do porsche 911 gt3 na verdade no inicio o carro era chamado vantage gt3 mas a porsche ameaçou comprar uma briga judicial pelo direito do uso do nome e por isso os britanicos decidiram simplesmente mudar o seu em essencia o vantage gt12 pode ser considerado a versao de rua do carro que compete na fia gt3 na pratica e uma versao mais leve do v12 vantage s pesa 1 555 kg 100 kg a menos com aparatos aerodinamicos que se reduzem sua velocidade maxima a apenas 300 km/h contra 320 km/h do vantage s ajuda na estabilidade e na aceleraçao o gt12 chega aos 100 km/h em 3 7 segundos receita da dieta para lamas de fibra de carbono spliter frontal de fibra de carbono asa traseira de fibra de carbono difusor de fibra de carbono e ate teto de fibra de carbono como opcional alem disso as janelas exceto o para brisa sao de policarbonato e o interior que tambem e cheio de fibra de carbono perdeu itens de conforto e ganhou bancos concha de fibra de carbono bmw 3 0 csl o cupe da geraçao e9 da bmw lançado em 1968 foi o precursor da atual serie 6 — e um dos verdadeiros classicos da marca boa parte disso se deve ao 3 0 csl versao mais leve do 3 0 cs/csi e equipado com o mesmissimo seis em linha de tres litros carburado de 180 cv ou injetado de 200 cv csl significa coupe sport lightweight [youtube id= fjszenovnzy width= 620 height= 350 ] o 3 0 csl foi concebido pela divisao de automobilismo da bmw como especial de homologaçao do carro de corrida que ficou conhecido como batmovel por causa de seu extravagante kit aerodinamico com splitter frontal e asa traseira bem avantajados para adequar se as regras da fia para o campeonato europeu de turismo a bmw teve que oferecer uma versao removivel destes elementos o 3 0 csl e considerado por muitos o primeiro modelo motorsport por conta disso e mesmo que nao carregue o emblema da divisao m foi oferecido com suas tradicional combinaçao de cores receita da dieta de acordo com a bmw o 3 0 csl pesava exatos 200 kg a menos que a versao cs/csi — de 1 364 kg para 1 164 kg isto foi conseguido graças ao uso de aluminio na carroceria — portas capo e tampa do porta malas eram feitos do material enquanto as janelas laterais eram de perspex alem disso o aço que restava usava chapas mais finas e o isolamento acustico foi eliminado mercedes amg black series os amg black series sao os modelos mais radicais ja produzidos pela mercedes benz o primeiro deles foi lançado em 2006 o slk 55 amg black series ele usava um v8 5 5 de 400 cv e tinha 45 kg a menos que a versao base de 1 535 kg em 2007 veio o clk 63 amg black series mas era ligeiramente mais pesado que o modelo do qual derivava no ano seguinte foi a vez do sl65 amg black series baseado no sl63 amg ele ganhou teto fixo o que ajudou a reduzir o peso em absurdos 250 kg enquanto o motor v12 6 0 biturbo ganhou turbos maiores e foi recalibrado para produzir 48 cv a mais chegando a 670 cv e 102 1 mkgf o torque foi mantido para nao comprometer a confiabilidade da transmissao o resultado e um desempenho de supercarro zero a 100 km/h em 3 8 segundos e velocidade limitada eletronicamente a 320 km/h mais tarde em 2011 foi a vez do classe c ganhar o tratamento da amg na transformaçao ele perdeu 20 kg e o v8 6 2 aspirado o mesmo do clk ganhou 30 cv chegando a 517 cv com isso ele passou a acelerar de zero a 100 km/h em 4 2 segundos e chegando a maxima de 300 km/h limitada eletronicamente o mais recente dos black series e o sls amg que eliminou 70 kg da versao base e aumentou a potencia de 591 para 622 cv resultado zero a 100 km/h em 3 5 segundos e velocidade maxima de 315 km/h receita da dieta nao ha uma receita basica para os amg black series o slk 55 amg acima ganhou barra de amarraçao dianteira de aluminio para lamas dianteiros e revestimento das portas de fibra de carbono bancos concha amg sem airbags e teto rigido de fibra de carbono o sl65 acima trocou todos os paineis da carroceria por fibra de carbono restando somente os retrovisores originais o teto tambem foi trocado por uma peça fixa de fibra de carbono que eliminou o mecanismo de abertura da capota e abriu espaço para a asa movel o composito leve tambem esta no difusor traseiro na parte central do revestimento das portas e no console central ja o c63 amg acima nao usa fibra de carbono a reduçao de 20 kg se da pela ausencia do banco traseiro e pelo revestimento interno de microfibra um tecido bem mais leve que couro plastico e vinil o sls por sua vez usa capo respiros e apendices aerodinamicos de fibra de carbono alem de um sistema de escape de titanio responsavel pela eliminaçao de 13 kg e uma bateria de ions de litio que eliminaram outros 8 kg mclaren 675lt supercarros como o mclaren 650s ja sao naturalmente leves por sua natureza mas para transforma lo em um carro mais radical na pista a fabricante fez um upgrade geral que o deixou mais leve e potente entre os upgrades estao a traseira alongada de onde vem a sigla lt — long tail — uma referencia direta ao f1 gtr lt com 675 cv e 1 230 kg ele vai de zero a 100 km/h em insanos 2 9 segundos e a maxima de 330 km/h os 200 km/h vem em 7 9 segundos receita da dieta para eliminar 100 kg de um carro que ja era leve as rodas ganharam um novo desenho que ajudou a cortar 800 g de cada peça a remoçao do ar condicionado e dos carpetes tirou outros 26 5 kg os bancos foram substituidos por modelos de fibra de carbono e os vidros 1 mm mais finos deram conta de outros 3 kg o restante da reduçao vem dos para choques para lamas traseiros tomadas de ar e cobertura do motor de fibra de carbono porsche cayman gt4 o cayman gt4 chega perigosamente perto do 911 com seu motor 3 8 vindo do carrera s — porem com 385 cv em vez de 400 cv — e componentes de suspensao e freios emprestados pelo 911 gt3 alem disso ele e cerca de 100 kg mais leve que as versoes de preço equivalente do 911 e melhor equilibrado com seu motor central traseiro e o novo pacote aerodinamico que produz downforce na dianteira e na traseira uma prova do desempenho que tal nurburgring nordschleife em 7 40 — o mesmo tempo do 997 gt3 a aceleraçao de zero a 100 km/h leva 4 4 segundos e a velocidade maxima e 295 receita da dieta em relaçao ao cayman gts o gt4 tem somente 5 kg a menos sao 1 345 kg do gts manual contra 1 340 do gt4 a receita inclui o uso de fibra de carbono em seu kit aerodinamico e rodas mais leves o cambio manual tambem ajuda a mante lo leve — comparado com o gts pdk que tem 35 kg a mais certamente esse foi o motivo de oferece lo como unica opçao megane rs 275 trophy r o megane de terceira geraçao foi lançado em 2008 mas parece que ainda nao começou a sentir o peso de seus oito anos boa parte da culpa e desse cara o megane rs 275 trophy r carro que ate pouco tempo atras era o recordista de nurburgring entre os carros de traçao dianteira com seu tempo de 7 54 36 [youtube id= 02cpzgovqc4 width= 620 height= 350 ] pense na linha rs do megane como uma hierarquia ha o rs 265 que ja empolga bastante com seu 2 0 turbo de 265 cv; o rs 275 trophy que como o nome indica adiciona 10 cv a conta e o rs 275 trophy r que tambem tem 275 cv mas e depenado por dentro e pesa 101 kg a menos — de 1 381 kg para 1 280 kg receita da dieta a renaultsport nao poupou equipamentos na hora de deixar o megane rs 275 trophy r mais esbelto e varias coisas foram limadas banco traseiro economizando 20 kg isolamento acustico 18 kg ar condicionado e radio economizam dez quilos mas sao opcionais os bancos dianteiros recaro de fibra de carbono sao 22 kg mais leves que os originais enquanto os freios de alto desempenho opcionais economizam outros tres quilos por fim a bateria de ion de litio pesa 16 kg a menos e toda esta reduçao de peso alem de permitir a instalaçao de uma barra entre as torres dos amortecedores traseiros a ausencia do banco traseiro ainda torna mais facil colocar quatro pneus no porta malas algo que segundo a renault os entusiastas apreciam muito obrigado renault
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.