pense em um porsche 911 como ele e voce provavelmente passou alguns instantes decidindo qual seria a geraçao e a versao um 911 classico um 930 turbo ele seria um carro de rua para curtir todos os dias ou um especial de pista na veia do gt2 rs um rwb um singer [gt40 content search= porsche 911 widget= 1 ] nao importa tenho certeza de uma coisa ele esta inteiro pode nao estar limpo pois voce da o devido uso a seu 911 imaginario mas e um porsche 911 inteiro utilizavel e equipado com um flat six na traseira turbo ou aspirado ai e com voce dificilmente ha icone maior que o porsche 911 em termos de carro esporte mesmo que eu nao fosse fa do 911 saberia reconhecer a força de seu nome de sua silhueta e a forma como ele mostra que a porsche sabe conciliar tradiçao e inovaçao old school e cutting edge e e por necessidade o porsche 911 esta para sempre preso ao motor boxer em sua traseira mesmo que ja existam outras formas naturalmente mais eficientes de fazer carros esportivos ha decadas [youtube id= pp6opr78bwc width= 620 height= 350 ] nao da para nao admirar isto mesmo que o voce prefira o corvette a ferrari 458 italia o mercedes amg gt r o nissan gt r ou qualquer outro esportivo que possa ser chamado de 911 killer na real o fato de existir o termo 911 killer e mais uma evidencia do quao iconico e o nine eleven iconoclasta e como se chama aquele que destroi um icone entre inicio do seculo viii e meados do seculo ix o imperio romano oriental cuja capital era constantinopla hoje istambul a quarta maior cidade do mundo e maior cidade da turquia foi dominado pela politica iconoclasta que dividiu os cristaos do imperio entre iconodulos ue adoravam imagens sacras; e os iconoclastas que as repudiavam no ano 730 o imperador leao iii declarou que era proibido adorar icones o que causou revolta nos iconodulos que foram perseguidos e tiveram suas imagens destruidas pelos iconoclastas alias a palavra quer dizer exatamente isto deriva dos termos gregos eikon icone ou imagem ; e klastein quebrar e como quebrar o icone que e o porsche 911 alias por que alguem iria querer fazer isto talvez nunca saibamos o exato porque de uma equipe de corridas chamada hella shitty racing algo como tosco pra c*ralho racing em uma traduçao meia boca pegou um porsche 911 todo ferrado e foi disputar com ele as 24 horas de le mons de quebra viraram noticia no mundo todo voces estao loucos em dar espaço para eles os caras destruiram um porsche 911 duas coisas primeira tecnicamente nao foram eles que destruiram o carro ele ja estava destruido antes afinal os caras pagaram menos de 500 dolares nele como mandam as regras das 24 horas de le mons segunda eu tambem fiquei furioso em um primeiro momento ate perceber que era exatamente isto que os caras queriam irritar os puristas irritar caras como jack baruth fa da porsche dono de porsche ex editor chefe do site automotivo the truth about cars que em 2011 escreveu um artigo criticando a rauh welt begriff ou rwb companhia do customizador e fumante japones akira nakai porque seu trabalho estava destruindo os porsche 911 arrefecidos a ar [youtube id= um6dmjcjv2y width= 620 height= 350 ] baruth disse o seguinte ao descrever como nasce um porsche da rwb o cara compra um porsche 964 turbo e manda um japones colocar um bodykit horrivel rebaixar a p*rra toda e basicamente transformar aquilo que era um carro esportivo muito completo e competente em uma caricatura sobre rodas o carro entao e levado para o sema para que a tribo de caras desempregados meio retardados com bone de lado que ficam reunidos em estacionamentos de supermercados possam coroar o dono como seu novo rei a boa noticia e que a expertise da rwb e superficial akira nakai nao esta tocando a rinspeed ou a ruf ele provavelmente nao manja de carros o bastante para fazer muitas mudanças nele daqui a vinte anos o futuro dono deste carro conseguira restaurar o 964 de volta a originalidade claro vai custar dinheiro especialmente nos para lamas traseiros e na suspensao que provavelmente estara arruinada por aquelas rodas ridiculas mas sera possivel voce nao precisa gostar do trampo de akira nakai mas e preciso dizer que o cara organiza corridas toda semana com dezenas de 911 modificados pela rwb os carros nao sao originais mesmo sendo equipados com motores turbinados fornecidos por outras preparadoras e customizados na maioria das vezes com inspiraçao no porsche 911 gt2 rs da geraçao 993 versao favorita de akira nakai ha quem faça um porsche 911 rwb so pela estetica da coisa mas nao cabe a mim tentar convencer de que e algo ruim o trabalho de um cara reconhecido no mundo todo e que faz algo que admiro ganhar a vida modificando e pilotando porsches ate porque eu acho os rwb legais [youtube id= yv0qvf3shxw width= 620 height= 350 ] o caso e que o chamado nein 11 um trocadilho que brinca com o termo em ingles nine eleven e a palavra nao em alemao nao 11 e um gigantesco e proposital f*da se para o baruth para mim para voce e para qualquer outro que acha que um 911 nao poderia ter sido transformado em uma sucata sobre rodas nao foi um projeto maluco que por acaso ousou demais e gerou revolta foi um projeto maluco que ousou de proposito na medida certa para causar muita revolta sao coisas diferentes o carro foi comprado pelo americano philipp von weitershausen porque ele estava restaurando um 911 de verdade para usar nas ruas seguindo todas as convençoes sociais e se interessou pelo conjunto mecanico vindo da europa dificil de encontrar nos estados unidos depois de pegar o motor e o cambio ele ficou apenas com a estrutura do 911 com as quatro rodas mas sem carroceria motor ou interior o carro foi comprado como estava por pura conveniencia entao ele teve o estalo de coloca lo para correr em lemons para quem nao lembra as 24 horas de lemons sao um campeonato que acontece em diversos circuitos dos eua e so aceita carros que custem no maximo us$ 500 no total excluindo da conta custos com equipamentos de segurança o vencedor da corrida e o que menos importa os organizadores dao premios em dinheiro para o carro mais barato para o mais exotico para o que abandona primeiro e para o ultimo a cruzar a linha de chegada a ideia e mesmo celebrar o automobilismo de baixo custo e acima de tudo o bom humor tambem e por isso que ele era vermelho em uma corrida e ja estava azul em outra a cara de bichinho fofinho do nein 11 esconde uma cutucada rauch wolke em alemao significa nuvem de fumaça se e uma referencia ao dieselgate ou ao habito de fumar um cigarro atras do outro de akira nakai ou ambos nao importa e genial bom humor e a chave do nein 11 em 2014 quando o projeto começou weitershausen contou ao jalopnik como surgiu a ideia de transformar sua sucata de 911 em um carro de corrida depois que eu removi tudo o que precisava a carroceria ficou no chao da oficina esperando para ir para o ferro velho entao todo mundo meio que percebeu que transforma lo em um carro para lemons era uma oportunidade boa demais para deixar passar a gente poderia ofender tanto o pessoal que adora duvidar do orçamento de us$ 500 quanto os puristas da porsche começamos a pensar em que conjunto mecanico colocariamos para ofender ao maximo e na boa so havia uma resposta um motor a diesel alem disso ja fizeram tantos swaps diferentes no 911 mas a gente tinha quase certeza de que o nosso seria o unico 911 turbodiesel do mundo encontramos um jetta tdi 1998 que nao passou na inspeçao de poluentes entao o compramos por praticamente nada vender as peças de porsche que nao queriamos como o acabamento interno e os vidros colocou tudo dentro do orçamento e o lembrete de quem e a dona da porsche — ironia fina o carro participou de lemons entre 2014 e 2017 com diversas configuraçoes de carroceria mas sempre a mesma mecanica que apesar de ser relativamente simples trata se de um projeto muito parecido com o vw ap porem turbodiesel deu bastante trabalho para ser adaptada sabe do que mais deve ter ficado no minimo decente de se conduzir porque bem apesar do aspecto monstruoso e do orçamento baixissimo ainda e um 911 e ainda disputa corridas de certa forma e de uma heresia sem tamanho e eu faria diferente mas nao consigo condenar friamente [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e sabe o que mais o carro esta a venda depois de quatro anos com ele weiterhausen disse que a vida mudou e que precisa se dedicar mais a outras coisas diz tambem que o carro vem com uma gaiola de proteçao evil genius um banco concha de fibra de vidro da omp cinto de segurança schroth profi ii extintor e sistema de supressao de incendio o dono ainda afirma que o carro so precisa sangrar os freios e ter os eixos reinstalados eles foram refeitos recentemente para correr o 911 acompanha peças sobressalentes para o motor a suspensao e os freios quanto custa ofertas de menos de us$ 5 mil nao serao aceitas weiterhausen disse em um anuncio no facebook nao me parece um mau negocio por este 911 iconoclasta ainda que ele seja mais uma piada das boas claro sobre rodas do que qualquer coisa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.