no vasto mundo das arrancadas quem domina as paginas da historia e o imaginario dos fas sao os muscle cars os cupes esportivos americanos da decada de 1960 com seus motores v8 debaixo do capo carroceria e interior aliviado e pneus enormes na traseira na verdade ainda sao a primeira paixao sobre rodas de muitos entusiastas e nao faltam carros iconicos para alimentar esta admiraçao por muito tempo ainda ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] acontece que muitas vezes um carro se destaca justamente por ir contra a corrente e o caso da dodge a100 conhecida como little red wagon uma picape de arrancada com um o motor na caçamba e uma tendencia incontrolavel a empinar as rodas dianteiras na hora da largada proporcionando um show a parte ela foi criada meio sem querer mas acabou tornando se um belo exemplo de como transformar um problema em soluçao originalmente ela nao deveria empinar mas a transferencia de peso para a traseira tornava o fenomeno inevitavel entao restava aproveitar https //www youtube com/watch v=lt8obu9mh8y a little red wagon original viajou pelos eua por dez anos e ao longo deste periodo inspirou outros projetos parecidos entao em 1975 o piloto bill maverick golden sofreu um acidente em quebec no canada a dodge a100 capotou varias vezes e ficou totalmente destruida golden saiu ileso e pouco depois construiu uma nova picape com a qual participou de arrancadas ate o inicio dos anos 2000 ele morreu em 2015 aos 81 anos de idade muito bem vividos por sinal o exotismo da little red wagon inspirou muitos fas de arrancada a executarem projetos parecidos e hoje viemos falar de um deles a little dead wagon tributo a original que usa um motor v8 hemi supercharged de mais de 900 cv a little dead wagon e criaçao do graveyard carz programa da motor trend tv que tem uma premissa interessante pegar classicos da mopar ou seja chrysler dodge plymouth etc judiados e transforma los em carros de competiçao quase sempre com uma referencia ao passado a ideia por tras da little dead wagon foi criar uma homenagem fiel a original porem usando tecnologia e recursos atuais em outras palavras imaginar como seria uma litte red wagon feita no seculo 21 mark worman o chefe da equipe de mecanicos cresceu vendo a little red wagon de bill golden e queria reproduzir o feeling do classico para isto foi necessario encontrar uma boa base e esta veio na forma de uma a100 identica a original que tambem foi fabricada em 1964 e tambem era vermelha e o metodo de modificaçao tambem foi bem parecido mostrando que uma formula eficiente de verdade nao precisa de muitas alteraçoes da mesma forma que a little red wagon a picape tributo manteve parte do monobloco original a a100 nao usava carroceria sobre chassi mas recebeu uma nova estrutura na caçamba para acomodar o conjunto mecanico de competiçao e tambem os pneus de arrancada e da mesma forma o motor foi deslocado para tras bem na divisa entre a cabine e a caçamba a diferença principal e que na lrw original o subchassi traseiro era menor na little dead wagon toda a porçao traseira foi trocada por uma estrutura do tipo box frame e o motor claro tambem e diferente a picape da decada de 1960 usava um v8 hemi fabricado pela chrysler e preparado suficiente para cumprir o quarto de milha em 11 segundos baixos a mais de 190 km/h ja a little dead wagon e movida por um hemi feito sob medida pela ray barton racing engines com bloco reforçado e devidamente pintado de laranja novo trem de valvulas dois carburadores holley demon de corpo quadruplo e para fechar o pacote um supercharger 871 da the blower shop https //www facebook com/graveyardcarz/videos/1091180547752689/ __xts__%5b0%5d=68 araqsbkug0fhawg3arp7hkbhiu5umbbu15u52 0p duxsbnugbaf9ex1uvc1jr6b4jvo2vt_26xesckb12wtckcljcf37cmsidj3wrys_iqrja2f6sawkqldlztc7gdk8oisy8foeese6i1kkkkwt4r2mj6p4veb9w1gekg386eevvms18pggrlnrr6eaquhcmjpz6xwxag2rqs0dsoomsb7samsginmjln_s 0uznmdaerlg8uvgazwkiod4mcpdyw_ztgkwzeli7sbhfckg5ggs4qaw_a4qh cxadp63_tlkhi5jgsvokru9ldgsh1_nnwmfsppe4fiudzp1ojnvaocw g7a&__tn__= r segundo o graveyard carz o v8 e capaz de entregar exatamente 935 cv usando gasolina comum de alta octanagem e e ligado a uma caixa torqueflite reforçada feita pela eat my shift a força e despejada no chao atraves dos obscenos pneus hoosier de arrancada na traseira que exigiram a construçao de caixas de roda feitas sob medida em aluminio um detalhe bacana na little dead wagon e a customizaçao estetica o lettering na carroceria incluindo o nome do projeto e as marcas de patrocinadores foi todo pintado a mao e worman optou por nao incorporar elementos muito atuais em seu design por dentro e por fora a cabine por exemplo ainda tem os bancos originais reformados e revestidos em veludo preto alias aqui cabe uma curiosidade os bancos da a100 foram usados no famoso hemi dart pois eram os mais leves que a dodge tinha na epoca ela tambem ganhou uma manopla hurst pistol grip e como na original nao ha separaçao entre os ocupantes e o motor o v8 invade a cabine e o ronco la dentro e ensurdecedor depois de ser apresentada no fim do ano passado durante o sema 2018 a little dead wagon saiu em uma turne pelos eua participando de encontros e eventos mas acredite ainda nao foi filmada em uma puxada de verdade ao menos podemos ve la no video abaixo gravado este mes durante um encontro realizado em washington no inicio de julho ela nao esta acelerando mas a lenta embaralhada do hemi ja agrada bastante aos ouvidos https //www youtube com/watch v=b x26t61qz4 agora se voce gosta mesmo da original tambem ha uma boa noticia a primeira little red wagon que atualmente pertence a um colecionador chamado mike mantel que alias tambem e dono do hemi under glass original ainda esta por ai ele comprou a picape em 2015 pouco tempo depois da morte de bill golden e decidiu mante la em seu estado atual em respeito a importancia do veiculo e mantel esta neste momento construindo uma nova little red wagon usando uma dodge a100 1965 segundo ele o carro nao e um tributo mas sim uma sequencia o proprio golden construiu uma nova lrw depois do acidente e como ele e dono da original podemos considera lo o atual herdeiro de acordo com mantel o motor v8 hemi supercharged que ele esta construindo sera capaz de gerar ate 2 000 cv se abastecido com nitrometano um sonho ver as duas picapes vermelhas acelerando lado a lado sera pedir muito
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.