A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

Logan Stepway pode ser lançado no Brasil, uma perseguição de kart no Paraná, governo quer adotar “drogômetro” para fiscalização e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Logan Stepway poderá ser lançado no Brasil

Talvez você tenha estranhado a ideia de um sedã “aventureiro” como o Renault Logan Stepway – contraparte de três volumes do Sandero Stepway, lançada na Rússia em meados de 2018. Acontece que, pelo visto, a Renault viu nele uma boa aposta para o Brasil. O Autos Segredospublicou um vídeo do Logan Stepway, com camuflagem e placas verdes, rodando nos arredores da fábrica em São José dos Pinhais/PR, e de acordo com ele o carro já está confirmado para o Brasil.

Com suspensão elevada e molduras pretas nos para-lamas, além de elementos que dão ao carro uma cara mais “off-road” (como o peito de aço falso no para-choque dianteiro), o Logan Stepway brasileiro não deve ser muito diferente do carro que já roda na Rússia.

Ainda segundo o Autos Segredos, o Logan Stepway deverá ser equipado com o motor quatro-cilindros de 1,6 litro da Renault, com 118 cv a 5.500 rpm e 16 mkgf de torque a 4.000 rpm, acoplado a uma caixa manual de cinco marchas ou, opcionalmente, com o inédito câmbio CVT. O carro deverá ser lançado na linha 2020 do Sandero, esperada para os próximos meses. (DH)

 

Governo federal pretende implementar fiscalização com “drogômetro”

Desde 2008, o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe que se conduza um veículo “sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência”. A fiscalização, contudo, até hoje é concentrada no consumo de álcool, mas não nas demais substâncias psicoativas, como drogas lícitas e ilícitas.

Esse cenário, contudo, poderá mudar em breve: o diretor da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Luiz Roberto Beggiora, afirmou em entrevista ao jornal “O Globo” que a fiscalização de trânsito também fará testes para detectar o uso de drogas com os chamados “drogômetros”. São dispositivos que analisam uma amostra de saliva para detectar a presença de entorpecentes. 

“Além dos etilômetros, que detectam o uso de álcool, já popularizados nas blitzes de trânsito como ‘bafômetros’, a ideia é implantar os ‘drogômetros’, capazes de identificar se o condutor utilizou maconha, cocaína, ecstasy e outros entorpecentes. Quatro aparelhos com tecnologia estrangeira estão sendo considerados em estudo”, disse Beggiora ao jornal.

A implementação, claro, não depende apenas da vontade política do governo federal, mas também da viabilidade econômica da compra dos equipamentos e da alteração na legislação atual para dispor sobre níveis de dosagem e penalidades a serem aplicadas. Por essa razão, ainda é cedo para se falar em prazos de implementação da fiscalização. (LC)

 

Homem é preso no Paraná depois de fugir da polícia com um kart de corrida

Fugas da polícia acontecem todos os dias e raramente viram notícia por si só, mas esta aqui chamou nossa atenção: em Sarandi, no Paraná, um homem de 30 anos foi preso depois de 20 minutos de perseguição… com um kart de corrida. Se você se pergunta a razão para chamarem o Paraná de “Rússia brasileira”, ei-la aqui.

De acordo com o G1, a fuga teve início quando o homem passou por um carro da Polícia Militar, que fazia uma ronda. Os policiais deram a ordem de parada ao “piloto”, que não obedeceu, dando início à perseguição. Em determinado momento, o suspeito perdeu o controle do kart, abandonou o veículo e tentou escapar a pé. Não deu certo: os policiais o alcançaram, o detiveram e constataram que ele apresentava sinais de embriaguez.

O homem foi levado à delegacia da cidade, onde foi autuado e preso em flagrante por direção perigosa e embriaguez ao volante – duas infrações gravíssimas que, além da prisão, lhe renderam uma multa de R$ 5.800 e 14 pontos na carteira. Exceto que sua CNH já estava suspensa. Não foi estabelecida uma fiança e, pelo que se sabe, o sujeito continua preso na delegacia de Sarandi. (DH)

 

Toyota revela conceito do Supra com acessórios TRD

Menos de um mês depois de ter apresentado o novo Supra, nesse sábado a Toyota revelou em seu site japonês de acessórios o GR Supra Performance Line Concept TRD. O modelo é um Supra conceitual equipado com todos os acessórios que a divisão esportiva da Toyota irá oferecer. O catálogo consiste em acessórios aerodinâmicos feitos de fibra de carbono.

Na dianteira o carro tem um novo splitter para reduzir o arrasto e diminuir a sustentação do eixo dianteiro. Nas laterais há uma nova saia, também projetada para diminuir o arrasto; uma cobertura para a polêmica tomada de ar falsa da porta, que ajuda a diminuir a turbulência aerodinâmica na lateral; e um defletor aerodinâmico na lateral traseira para melhorar na estabilidade. Na traseira há um spoiler tipo ducktail, também para reduzir o arrasto. As rodas são de 19 polegadas, feitas em alumínio forjado, mais leves e resistentes que as originais do Supra.

Esses itens deixaram o Supra com uma aparência mais agressiva e prometem ajudar na estabilidade em altas velocidades. Detalhes sobre a mecânica, a suspensão e o interior não foram divulgados, mas no final do release a TRD deixou um “to be continued.” (ER)

 

Preços dos combustíveis continuaram em queda na semana passada

A queda nos preços dos combustíveis iniciada no final de 2018 continua e chega à sua 16ª semana consecutiva. De acordo como levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, o valor do litro da gasolina caiu 0,4%, com valor médio nacional passando de R$ 4,212 para R$ 4,197.

O etanol foi o combustível com a maior variação, passando de R$ 2,78 para R$ 2,758 — redução de 0,8% —, enquanto o diesel foi o mais sensível, com redução de apenas 0,1%, o que representa uma estabilização do preço, na prática. O preço médio do litro do óleo combustível passou de R$ 3,447 para R$ 3,444.

Na última sexta-feira (8), a Petrobras anunciou a redução do preço do diesel nas refinarias e manteve o valor da gasolina inalterada. Considerando o anúncio, a menos que haja uma variação muito repentina do dólar ou do petróleo, os preços devem seguir em queda nesta semana. (LC)

 

BMW e Mercedes-Benz podem se juntar para desenvolver novos modelos

Historicamente, BMW e Mercedes-Benz são arquirrivais – duas fabricantes conterrâneas com apelo entusiasta, tradição e uma enorme base de fãs. Mas, no que diz respeito ao business, as duas marcas poderão trabalhar juntas – ao menos é o que diz o jornal alemão Handelsblatt. De acordo com a publicação, os alemães pretendem unir forças na próxima década para conter custos de desenvolvimento em novos modelos.

O jornal diz, ainda, que os primeiros frutos desta nova parceria podem ser modelos compactos das duas marcas – os sucessores do novo Mercedes-Benz Classe A e do futuro BMW Série 1, que deverá adotar a mesma plataforma de tração dianteira do atual Mini. A parceria poderá tornar possível uma redução drástica nos custos de desenvolvimento e produção por parte das duas companhias. Contudo, são planos para médio prazo: os novos compactos não devem chegar antes de 2025. E a colaboração entre BMW e Mercedes-Benz também poderá se estender aos modelos híbridos e elétricos. (DH)

Matérias relacionadas

O fim do Porsche 991, VW terá 34 lançamentos em 2020, motoristas lentos demais causam recorde de acidentes e mais!

Leonardo Contesini

GM diz não ter lucro no Brasil e poderá rever investimentos, Golf 8 aparece sem disfarces, Porsche Cayman ganha versão de rali e mais!

Leonardo Contesini e Dalmo Hernandes

Project Cars #506: a conversão do meu Mercedes-Benz C280 em um C36 AMG

Leonardo Contesini