a lola e sem duvida uma das construtoras de carros de corrida mais importantes do planeta a empresa britanica que ajudou a ford a desenvolver o gt40 e ainda nos anos 1960 projetou outros carros vitoriosos em provas de longa duraçao como o t70 e o t90 alem disso tem tres vitorias na indy 500 e sete titulos na formula indy e mais dezenas de carros em outras categorias da formula 3 ao wrc foi apenas na formula 1 que a lola nao conseguiu se sair muito bem com suas raizes no automobilismo garagista no automobilismo arte no automobilismo de raiz a companhia fundada por eric broadley nao se adaptou ao circo movido a dinheiro da f1 em 2009 nao conseguiu entrar para a competiçao por falta de garantias financeiras na unica vez em que participou da formula 1 como construtora propria em 1997 a lola fracassou miseravelmente patrocinada pela mastercard a equipe desenvolveu o t97/30 seu bolido de f1 que deveria ter um v10 de tres litros desenvolvido in house mas acabou tendo que se virar com um v8 ford zetec r desenvolvido para outra equipe no ano anterior [youtube id= xdpusx1yr68 width= 620 height= 350 ] o carro estava muito abaixo das expectativas para um formula 1 a aerodinamica era ruim com arrasto demais e downforce de menos com isto alem de lento demais nas retas o t97/30 sequer conseguia aquecer os pneus ate a temperatura correta nenhum dos dois pilotos o italiano vincenzo sospiri e o brasileiro ricardo rosset conseguiu se classificar e depois de trazer os carros para o brasil para o gp de interlagos e sequer deixar os boxes para os treinos a lola desfez o programa quatro chassis do t90/30 foram fabricados e tres deles concluidos dois estao em uma escola de pilotagem no canada; um deles foi parar nas maos do ultimo dono da lola martin birrane que ficou com a companhia ate sua falencia em 2012 e o carro que nao ficou pronto este e o lola f1r em meio ao caos da mastercard lola o engenheiro russel anniston apostou com seus colegas que conseguiria modificar um carro de f1 para rodar nas ruas com placa e tudo sem perder a essencia da maior categoria do automobilismo para tal foi preciso trabalhar por mais de dez anos o projeto provavelmente foi executado nas horas vagas e depois do expediente e por isso demorou tanto ha quem diga que o carro usou como base o monocoque que restou do t97/30 mas isto e um tanto dificil de provar logo de cara nota se que o entre eixos e mais curto que no t97/30 e tambem que o carro e visivelmente mais alto provavelmente por questoes tecnicas na hora de ser vistoriado para receber a autorizaçao para circular em vias publicas suas proporçoes lembram mais carros das categorias de entrada dos monopostos como um formula 3 dos anos 1990 ou os antigos super vee que tinham motor vw embora tambem sejam monopostos eles tem proporçoes menores e definitivamente nao atigem velocidades tao altas quanto as de um f1 mesmo um dos ruins fapinha e voce note que ele tem para lamas de fibra de carbono e rodas de 17 polegadas de cubo rapido e calçadas com pneus de rua um jogo de goodyear eagle gs a de medidas 235/45 e 335/35 na dianteira e na traseira respectivamente atras das rodas freios brembo com discos perfurados ocupam quase todo o diametro das mesmas a asa traseira que se parece mais com a de um monoposto da formula indy contemporaneo do que com a de um carro da formula 1 fornece suporte para as lanternas traseiras enquanto as dianteiras sao pequenos pods com projetores montados em suportes ao lado do bico na hora de escolher o motor os caras ate pensaram em adotar um v8 de tres litros de competiçao talvez um fornecido pela cosworth no entanto para tornar a distribuiçao de peso mais equilibrada e tambem para facilitar a manutençao o f1r recebeu um quatro cilindros turbo cosworth yb igual ao do ford escort rs cosworth com comando no cabeçote turbo garrett e 370 cv considerando o apelo minimalista do carro e sua origem ele nao deve pesar muito mais que 500 kg o que resulta em uma relaçao peso potencia de mais ou menos 1 35 kg/cv a suspensao usa braços triangulares sobrepostos e amortecedores inboard nas quatro rodas e conta com um sistema de ajuste que permite que se alterne entre 50 mm e 75 mm a fim de melhorar a usabilidade do monoposto nas estradinhas ruins do reino unido alem disso a asa traseira e o splitter frontal tambem sao ajustaveis de modo a gerar mais ou menos downforce dependendo do local onde o carro esta sendo usado por dentro o carro recebeu um painel digital da stack muito comum em projetos como este com conta giros analogico e demais dados na tela lcd e ate mesmo uma alavanca de freio de mao para garantir que nao faltasse nada na hora de emitir o mot documento que torna o carro legalizado para as ruas no reino unido e tem validade de um ano alias desde que ficou pronto em meados de 2009 o lola f1r so rodou 25 milhas 40 km o carro e mantido em uma ambiente limpo e climatizado porem sempre em condiçoes de funcionamento seus fluidos sao trocados com regularidade e todos os anos ele sai da garagem para fazer a inspeçao do departamento de transito local estas fotos foram divulgadas no fim de 2016 quando o carro fez sua primeira apariçao publica em um leilao organizado pela bonhams estimava se o valor de arremate em algo entre £ 55 000 e £ 85 000 o que da mais ou menos r$ 220 350 mil na epoca o carro foi anunciado como o tal formula 1 para as ruas da lola mas no final ficamos meio ceticos isso sim isto porque as proporçoes do carro definitivamente nao casam com as do t97/30 repare como as costas do piloto ficam bem mais proximas do eixo dianteiro do carro isto provavelmente se da porque em um carro de formula 1 os pes do piloto ficam la na frente em uma posiçao mais elevada que seu traseiro olha so no caso do lola f1r tal posiçao de pilotagem nos parece um tanto impossivel a nao ser que os pes do piloto atravessem a parte de cima do nariz do carro o que significa que este carro pode ate ter um monocoque feito pela lola mas nao e o monocoque do t97/30 ou de qualquer outro carro de formula 1 o que pode ajudar a explicar o fato de ele nao ter sido vendido
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