embora as corridas de carro tenham surgido quase que imediatamente apos a invençao do automovel os autodromos nao tiveram um padrao definido antes da decada de 1950 o primeiro do mundo a pista de brooklands na inglaterra tinha um oval de concreto bruto usado tambem por avioes no mais antigo dos americanos indianapolis os carros corriam sobre uma larga faixa de tijolos seu principal rival contudo era um autodromo construido de modo um tanto peculiar e inimaginavel nos dias de hoje o los angeles motordrome o primeiro dos autodromos com pista de madeira o inicio o los angeles coliseum foi obra de dois americanos frederick moskovics e frank garbutt e um ingles jack prince moskovics era um engenheiro fanatico por corridas com experiencia na europa garbutt descendia de uma rica familia de pioneiros da cidade e gostava de pilotar qualquer coisa que se movesse e prince era um ciclista campeao que migrara para os eua onde se tornou especialista em velodromos um de seus projetos foi uma pista circular de ⅓ de milha 530 metros para corridas de motos batizada de los angeles coliseum o automobilismo havia se tornado uma febre no local desde que um piloto chamado barney oldfield completara um circuito oval de terra de 1 600 metros chamado agricultural park em ineditos 55 segundos a bordo de seu winton bullet com um cigarro entre os dentes no outono de 1909 porem a primazia do nascente automobilismo americana parecia convergir para indianapolis onde o motor speedway acabara de ser finalizado moskovics era uma das poucas pessoas com experiencia em projeto construçao e venda de automoveis na epoca e estava de olho no que ocorria por la acabou convocando seu amigo jack prince e juntos foram apresentar ao ricaço garbutt o projeto de price para um autodromo circular com pista de madeira especialidade de prince com 1 600 metros de extensao capaz de aproveitar a onda de indianapolis garbutt tambem estava por dentro das noticias sobre indianapolis quando foi procurado pro moskovics e prince atento ao crescente sucesso das corridas de motocicletas no los angeles coliseum percebeu que talvez fosse uma boa hora para construir uma nova pista de madeira dessa vez para automoveis a construçao o entusiasmado garbutt logo tratou de usar sua influencia para arrecadar fundos para a construçao a area escolhida foi um terreno de 400 000 m² em playa del rey local de desenvolvimento imobiliario ja loteado onde anos depois seria construido um resort moskovics seria o chefe das operaçoes enquanto jack prince ficava responsavel pela construçao e acompanhamento da obra a pista teria 1 609 metros de extensao e seria feita de madeira usando tabuas de um metro de comprimento 50 mm de espessura e 200 mm de largura nos mesmos moldes dos velodromos franceses usados para ciclismo e motociclismo nas curvas apoiadas em armaçoes de madeira treliçada a inclinaçao maxima chegaria a 45 graus estimava se que um carro seria capaz de ultrapassar os 160 km/h de velocidade media ali feito inedito ate entao a construçao da pista começou em 31 de janeiro de 1910 foram usados mais de 185 mil metros quadrados de madeira e 30 toneladas de pregos na obra estando em um local isolado mas com grande potencial de desenvolvimento a companhia los angeles pacific railway construiu uma linha especial para levar os espectadores as arquibancadas do autodromo que comportava 12 mil pessoas outros empreendedores do ramo imobiliario aproveitaram a empreitada para erguer novos estabelecimentos e ruas para ligar as localidades vizinhas a playa del rey durante o processo uma tempestade derrubou mais de 200 metros da armaçao de madeira o que acabou atrasando em 20 dias o prazo de construçao cuja duraçao estava prevista para apenas 25 dias custou 75 000 dolares uma pequena fortuna para a epoca e garbutt e moskovics ainda conseguiram mais 10 000 dolares para instalar holofotes para a realizaçao de corridas noturnas a inauguraçao o circuito de corridas mais espetacular do mundo em 8 de abril de 1910 os portoes do los angeles motordrome foram abertos para seu evento inaugural sete dias de corridas com os maiores nomes do automobilismo norte americano os dias seriam predominantemente preenchidos por corridas curtas com distancia total variando de uma a dez voltas destas a grande atraçao seria o duelo entre o celebre recordista barney oldfield em seu lightning benz e o fiat cyclone de ralph depalma apenas no primeiro e no ultimo dia haveria uma corrida de media distancia onde os carros percorreriam 100 milhas ambas foram vencidas pelo piloto ray harroun que no ano seguinte venceria a primeira ediçao das 500 milhas de indianapolis a primeira foi completada em 1 25 28 com media de 111 6 km/h; e a segunda em 1 16 21 com media de 125 5 km/h a bordo dos calhambeques que voce ve abaixo milagrosamente ninguem morreu os carros na epoca a enfase do automobilismo estava nos recordes de velocidade em curtas distancias geralmente no quilometro lançado ou na milha lançada os bolidos ainda eram uma novidade e os limites destas maquinas muito pouco conhecidos os tres destaques do inicio do motordrome foram o lightning benz de barney oldfield o fiat cyclone de ralph de palma e o marmon 32 wasp de ray harroum o fiat cyclone foi o primeiro recordista da pista com media de 155 km/h e tempo de volta de 37 7 segundos sob seu capo havia um quatro cilindros de 18 litros de deslocamento e potencia maxima de 175 cv seu principal oponente era o lightning benz movido por um quatro cilindros com deslocamento de 21 5 litros que gerava poderosos 200 cv em seu primeiro teste no los angeles motordrome o piloto barney oldfield manteve uma media de 160 km/h e completou a volta em 35 segundos quebrando o recorde obtido pelo fiat em seu teste anterior ja o marmon 32 wasp vencedor da corrida de 100 milhas tinha um motor de seis cilindros com deslocamento de 7 3 ufa… litros que gerava 200 cv e beirava os 200 km/h de velocidade maxima vestindo pneus um pouco mais grossos que o de uma caloi 10 os tres modelos tinham construçao do tipo carroceria sobre chassi motor dianteiro transmissao por corrente em vez de carda e os freios somente nas rodas traseiras enquanto a suspensao usava rudimentares feixes de molas e nao eles nao tinham cinto de segurança o auge e o fim do los angeles motordrome o sucesso do evento de inauguraçao atraiu varios outros automobilistas e motociclistas que competiram regularmente durante toda a operaçao do autodromo logo passaram a ser organizadas as corridas de 24 horas e de 500 milhas o traçado do los angeles motordrome tambem atraiu os motociclistas que usaram o autodromo para quebrar todos os recordes de velocidade em motos registrados ate entao tal como os carros as motos tambem eram uma novidade cujos limites eram desconhecidos as fabricas aproveitavam a coragem dos recordistas como forma de publicidade e tornaram o local o grande templo californianos dos amantes da velocidade apesar do rapido e intenso sucesso o los angeles motordrome teve vida curta na tarde do dia 11 de agosto de 1913 um incendio supostamente iniciado por moradores de rua que abrigavam se sob a pista de madeira destruiu parte do autodromo a ponto de tornar sua reconstruçao inviavel menos mal que seu sucesso incentivou a criaçao de varias pistas semelhantes por todo o pais no inicio da decada de 20 haviam nada menos que 24 ovais semelhantes em operaçao nos eua somente a chegada grande depressao apos a quebra das bolsas em 1929 incentivou o declinio desse tipo de construçao alem disso a vida util das tabuas submetidas ao uso intenso e as variaçoes climaticas nao passava de cinco anos muitas delas acabavam soltas ou quebradas deixando enormes e perigosas fendas cuja manutençao tornou se inviavel quando a crise economica disparou em varias ocasioes os carros rasgavam as retas a 180 km/h enquanto os carpinteiros sob a pista remendavam as tabuas soltas ou quebradas tambem era comum ver crianças assistirem as corrida com as cabeças enfiadas atraves destes buracos outro fator que contribuiu para o declinio dos autodromos de pista de madeira e que para vencer bastava ter o carro mais potente uma vez que as curvas inclinadas conduziam os pilotos naturalmente pelo traçado o circuito da praia de daytona por exemplo tinha piso misto terra e asfalto e curvas planas que exigiam mais do que um motor superpotente nas tomadas de tangencia tambem na epoca o asfalto e o concreto começaram a ser usados para construir as pistas dando o primeiro passo para o que viria a se tornar o padrao dos autodromos modernos [youtube id= 8lu7ueoki0y width= 620 height= 350 ] apesar disso o automobilismo americano ainda hoje mantem algumas caracteristicas nascidas com o los angeles motordrome o aumento da velocidade media pela inclinaçao das curvas as larguras que favorecem muitas ultrapassagens e as arquibancadas ao redor e rente a pista
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