aposto que voces nao sabiam mas uma das ocupaçoes que colin chapman teve em sua vida alem de engenheiro piloto chefe de equipe vendedor de carros usados empresario e muitas outras foi a de jornalista automotivo sim jornalista e tudo culpa de outro personagem importante na historia da lotus e da ford walter hayes editor do jornal london sunday dispatch e um entusiasta hayes reconhece em chapman um verdadeiro pastor da religiao do carro esporte e das competiçoes e o contrata algumas vezes para escrever sobre o assunto em seu jornal ja voltamos a ele mais adiante; hayes e personagem importantissimo na historia de hoje [caption id= attachment_379337 align= aligncenter width= 999 ] o elite no lançamento em 1957 obra prima mas fracasso[/caption] e na verdade uma das inumeras razoes do sucesso de colin chapman sua incrivel capacidade de ao explicar os conceitos de engenharia que bolava entusiasmar as pessoas a ponto de se tornarem seus seguidores como um profeta biblico chapman amealhava nao apenas fas e sacerdotes na imprensa mas tambem gente que o seguia fielmente as vezes trabalhando duro por anos sem sem receber um centavo em troca [caption id= attachment_379318 align= aligncenter width= 999 ] lotus elan s1 1962[/caption] desta forma chapman fez o que hoje parece impossivel criar carros de sucesso nas pistas e uma fabrica de carros esporte do nada a partir de uma turma de amigos que fazia carros numa garagem e em pouquissimo tempo a lotus foi fundada em 1952 mas somente em 1955 chapman larga seu emprego como engenheiro na british aluminium para se dedicar a ela em tempo integral e em dois anos lançava o elite tipo 14 como muitos pioneiros numerava seus projetos cronologicamente seu primeiro carro de verdade de rua nao um carro de corrida adaptado como o seis e o sete aos 29 anos de idade chapman era uma força da natureza destinado a grandes coisas e impossivel de ser detido [caption id= attachment_379345 align= aligncenter width= 693 ] a estrutura do elite so fibra de vidro[/caption] tanto que ninguem notou que no lançamento do elite a empresa tinha apenas 30 funcionarios e nenhuma fabrica de verdade apenas uma oficina/escritorio/showroom e que aquele carro mostrado no salao de earl’s court era o unico existente chapman aceitava pedidos ali mesmo mas nao tinha nem começado a desenvolver o carro muita gente considera isso enganaçao prova clara de que era um escroque mas na verdade apenas tinha uma fe inabalavel em si mesmo chapman se acreditava infalivel de alguma forma faria aquela loucura toda funcionar https //flatout com br/lotus elite a curta historia do monobloco de fibra de vidro/ o elite acaba acontecendo sim e e imenso sucesso de critica e em pista mas nao de vendas ou um sucesso empresarial muito caro e muito intenso em trabalho o revolucionario monobloco em fibra de vidro de chapman acaba uma ideia que nao seria repetida nem por chapman himself hoje existem monoblocos de fibra de carbono aos montes porem; dada a semelhança dos materiais e processos sera que ninguem esta disposto a revisitar a fibra de vidro monocoque como uma opçao mais barata ao carbono [caption id= attachment_379346 align= aligncenter width= 999 ] coventry climax pequeno mas caro e exotico[/caption] mas enfim divago o fato e que duas coisas precisavam mudar no substituto do elite a primeira era o motor o coventry climax de aluminio do elite era sensacional um dos mais leves giradores potentes e divertidos quatro em linha de ate 1 5 litros que existiam entao mas era essencialmente um motor de competiçao e baixo volume era caro com peças de reposiçao caras e pedia mao de obra especializada [caption id= attachment_379336 align= aligncenter width= 999 ] elan sprint fhc 1973[/caption] a segunda era justamente a estrutura chapman estava tentando bolar uma forma de manter o carro leve e rigido mas de uma forma diferente do caro labour intensive e pouco duravel monobloco de fibra de vidro do elite no fim a soluçao do motor acaba por ajudar chapman a solucionar o segundo problema; por isso vamos começar por ele o motor lotus ford walter hayes tinha perdido o emprego no jornal e se juntado a ford inglesa na capacidade de gerente de relaçoes com a imprensa o energetico e entusiasmadissimo hayes se junta a empresa no momento que a iniciativa total performance começava sim a mesma que criaria os cobra venceria le mans indaianapolis e no fim com ajuda de hayes e chapman o v8 cosworth dfv que dominaria a f1 por decadas hayes teria uma carreira de imenso sucesso na ford se tonando inclusive o melhor amigo de henry ford ii ate sua morte em 1987 [caption id= attachment_379344 align= aligncenter width= 999 ] hayes com henry ford ii[/caption] mas o inicio desse sucesso começa num encontro fortuito com chapman os dois lado a lado no mictorio de um banheiro diz a lenda que foi assim que hayes conta ao amigo pela primeira vez que a ford planejava uma nova familia de pequenos motores quatro em linha ohv em quatro deslocamentos de 1 a 1 5 litro [caption id= attachment_379338 align= aligncenter width= 980 ] o lotus ford[/caption] chapman pensa entao e se eu desenvolver um cabeçote dohc para este novo motor assim com a base de um motor popular e de alta produçao a parte de baixo sera barata e de facil manutençao e o cabeçote dando a potencia extra e o toque exotico necessario para a fama dos lotus ao mesmo tempo em que isso acontecia hayes queria elevar a fama dos ford ingleses entao considerados carros tradicionais sem atrativos com competiçao ele e chapman acabam fazendo um acordo para baratear ainda mais o novo motor aumentando seu volume de produçao uma versao lotus do novo ford cortina [caption id= attachment_379339 align= aligncenter width= 999 ] cortina e elan mesmo coraçao[/caption] o projeto do motor e uma junçao de nomes famosos que na sua epoca nao eram famosos ainda; e que faz dele uma verdadeira escola para a evoluçao deste tipo de coisa na inglaterra chapman tambem economiza pegando um projeto em andamento [caption id= attachment_379315 align= aligncenter width= 933 ] o lotus cortina repare no elite atras[/caption] a historia deste projeto em andamento e a seguinte harry mundy estava trabalhando em dois projetos para a facel de jean daninos na frança um projeto era um v6 totalmente novo de quatro comandos o outro era um novo cabeçote totalmente novo para o problematico quatro em linha dohc de 1 6 litros do facellia produzido pela pont a mousson como sabemos a facel estava em seus ultimos dias e entao nenhum dos motores chegou a produçao mas quando chapman descobriu sobre o quatro em linha ele contratou mundy para adaptar o projeto do facellia ao bloco do motor ford [caption id= attachment_379313 align= aligncenter width= 999 ] jim clark tira tudo do lotus twin cam[/caption] steve sanville chefiou a equipe de engenharia de produçao que incluia mike costin neil francis e bob dance mike costin sabemos e o cos de cosworth harry weslake conduziu uma analise de bancada de fluxo no cabeçote inicial os primeiros prototipos twin cam tiveram problemas na junta do cabeçote e keith duckworth que ja havia deixado a lotus para a cosworth engineering foi trazido de volta para resolver esses problemas [caption id= attachment_379340 align= aligncenter width= 999 ] o elan[/caption] o motor seria baseado na versao 116e do motor kent ohv da ford; no primeiro ano com 1498 cm³ e 100 cv mas logo mudaria para 82 55 x 72 75 mm e 1 557 46 cm³ para 105 cv a 5500 rpm e 15 mkgf a 4000 rpm o cabeçote de aluminio dohc com duas valvulas opostas em uma camara hemisferica; as valvulas eram inclinadas 27° em relaçao a vertical tanto na admissao quanto no escape os comandos eram acionados por corrente simples diferente era o coletor de admissao fundido em uma peça so com o cabeçote o que obrigava dupla carburaçao e carburadores horizontais de corpo duplo zenith stromberg 175cd originalmente mas intercambiaveis com dell orto dhla40 ou weber 40dcoe [caption id= attachment_379347 align= aligncenter width= 877 ] repare no coletor de admissao parte do cabeçote[/caption] o lotus cortina seria um grande sucesso; com a suspensao ajustada por chapman e o motor twin cam 1600 tambem se beneficiou por ganhar um piloto da lotus em competiçoes jim clark o carrinho ficou famoso nas pistas inglesas apenas sendo batido por outro ford nas corridas de sedan inglesas os imensos galaxie 500 de 7 litros o lotus elan [caption id= attachment_379310 align= aligncenter width= 999 ] o famoso e influente backbone de ron hickman chapa dobrada e soldada so[/caption] um brilhante engenheiro da lotus chamado ron hickman estava tentando fazer um dispositivo que fixasse os componentes de suspensao e motor do futuro elan para que pudesse testa los acaba fazendo um com chapa de aço dobrada um tubo quadrado central que abria em dois y na frente e atras para fixar as suspensoes ao ver a camicleta chapman pede alguns testes para tirar algumas duvidas descobre que o backbone o chassi espinha dorsal era extremamente rigido de baixa torçao leve e bem barato para se produzir acaba sendo a base do elan preso ao monobloco de fibra de vidro como um grande reforço chassi o chassi final do elan pesava somente 40 kg e se provou um otimo isolador de vibraçao e barulho muito melhor que o elite em tudo se menos inovador no meio do y dianteiro ia o motor e cambio e la atras suspensao traseira independente por chapman strut a suspensao dianteira era via duplo a sobreposto de construçao leve e os freios eram a disco nas quatro rodas da girling uma raridade em 1962 a direçao via pinhao e cremalheira sem assistencia originalmente do triumph herald mas operando aqui com outra geometria e regulagem seria um dos pontos altos do carro curso longo molas macias geometria perfeita a tradicional formula lotus de estabilidade e conforto a transmissao era do cortina manual de quatro marchas o diferencial traseiro era uma mistura engrenagens ford caixa da lotus e quatro acoplamentos rotoflex para conectar os semi eixos aos cubos traseiros esses acoplamentos donut de borracha eram amplamente usados na epoca antes da disponibilidade mais normal de juntas de velocidade constante homocineticas com o curso longo da suspensao lotus tem baixa durabilidade; a maioria hoje foi convertida para homocineticas a carroceria de fibra era fechada como uma caixa em duas metades fixas ao chassi em 14 pontos; ha reforços metalicos para as dobradiças das portas e para brisa como no elite o carro ficou bem rigido bem mais que o normal entao para um roadster do tipo para atender as legislaçoes de altura do solo os farois eram escamoteaveis uma outra ideia de hickman; mas sistemas mecanicos ou eletricos foram considerados pesados demais por chapman que optou por vacuo por isso quando se acelera forte um elan ele fica triste o vacuo vai acabando e os farois abaixando outra inovaçao do elan foram os para choques integrados para economizar peso eram parte da carroceria feitos em espuma pu revestida por plastico fino o interior era mais chique madeira polida e instrumentaçao smiths completa os bancos tipo concha em fibra corriam em trilhos inclinados andar o banco para frente fazia ele subir tambem [caption id= attachment_379341 align= aligncenter width= 999 ] coupe de teto rigido bem popular tambem[/caption] o elan e um carro minusculo visto dos dias de hoje baixo e medindo pouco menos de 3 7 metros num entre eixos de 2134 mm pesava apenas 680 kg no seu lançamento; o que garantia um desempenho excepcional mesmo com pouco mais de 100 cv apenas o elan 1500 original foi introduzido em 1962 como um roadster com apenas 22 carros 1500 produzidos o motor foi aumentado e o carro foi redesignado como elan 1600 em 1965 uma versao de teto fixo de grande sucesso o elan hardtop foi introduzido o s1 vai do lançamento ate 1964; o s2 ate 1966; o o s3 ate 1968 e o s4 ate o fim em 1973 os s e e os sprint eram as versoes de motor mais forte houve tambem o elan +2 de 1967 ate 1975 uma versao maior cupe fechado que pretendia ser o elan para familia com arranjo 2+2 [caption id= attachment_379317 align= aligncenter width= 999 ] elan +2 versao de luxo [/caption] mas incrivel para um carro esporte pequeno deste tipo nos anos 1960 o desempenho era realmente de gente grande o primeiro dos elan de 100 cv em 1962 ja fazia 0 100 km/h em 9 segundos cravados e chegava a 180 km/h no final de sua vida um lotus elan sprint de 1971 com o motor big valve de 128 cv fazia o 0 100 km/h em apenas 6 5 segundos e passava dos 200 km/h para um carro aspirado de 1 6 litro impressionante ate hoje um carro influente [caption id= attachment_379306 align= aligncenter width= 999 ] toyota 2000gt backbone no estilo da elan[/caption] o elan foi um grande sucesso o desempenho e comportamento eram melhores que o do elite em um carro bem mais barato como todo lotus de entao podia ser comprado em kit para ser montado em casa com um enorme desconto [caption id= attachment_379307 align= aligncenter width= 999 ] o interior do 2000gt madeira como o elan[/caption] o elan e considerado por muitos como o apice do carro esporte ingles gordon murray famosamente usou a direçao dele como benchmark para seu mclaren f1 e a maioria da imprensa o colocou num pedestal peter egan da road and track disse a direçao leve e tatil combinada com uma suspensao macia e a sensaçao estranha e desafiadora da fisica de transferencia de peso zero nas curvas proporciona uma sensaçao semelhante a voar logo acima do solo estou convencido de que ha um poderoso centro de prazer no cerebro que permanece inexplorado ate voce dirigir um elan e quase uma droga [caption id= attachment_379348 align= aligncenter width= 999 ] vegantune evante elan revivido[/caption] nos anos 1980 o elan chegou a ser revivido na inglaterra assim como o lotus seven que virou caterham o vegantune evante a empresa usava chassi e suspensoes de elan comprados no mercado de reposiçao e usava seu proprio motor uma versao moderna do lotus twin cam uma nova carroceria em fibra de vidro e desenvolvida levemente modernizada a partir do modelo original e voila mais um neoclassico ingles o carrinho era interessantissimo pesando apenas 750 kg mesmo com painel de madeira e bancos pneus e rodas maiores que o original junte isso a 150 hp de seu bravo e girador motor de duplo comando multicarburado e se tem algo realmente interessante o motorzinho nao tinha limitador de giro era analogico simples a antiga e frequentemente girava acima de 7500rpm testes de epoca mostram que o evante podia fazer o 0 100km/h na casa dos 5 segundos [caption id= attachment_379303 align= aligncenter width= 999 ] o miata imitaçao e a maior homenagem [/caption] mas e na imitaçao que se encontra a maior forma de homenagem quando os japoneses quiseram fazer carros melhores mostrar ao mundo ao que vieram em dois pontos cruciais se miraram no elan primeiro ha o toyota 2000 gt de 1967 seu chassi e suspensoes sao claramente inspirados no elan https //flatout com br/elan m100 o unico lotus de tracao dianteira/ mas e quando a mazda resolve trazer de volta o carro esporte tradicional no fim dos anos 1980 que aparece a maior homenagem ao elan sim o mazda miata original e quase uma modernizaçao do conceito para os anos 1990 imitaçao ora a lotus achou na mesma epoca que devia fazer um novo elan; mas ao faze lo com traçao dianteira com o elan m100 errou feio https //flatout com br/toyota 2000gt o primeiro supercarro japones/ ja a mazda acertou nao usava mais fibra de vidro e sim um monobloco de chapa estampada era um carro maior sim mas apenas o suficiente para que as pessoas de 2 m de altura pudessem compra lo tambem media pouco menos de quatro metros num entre eixos de 2 265 mm tambem pesava uma tonelada para passar em legislaçoes modernas de crash [caption id= attachment_379305 align= aligncenter width= 953 ] backbone do miata mesma funçao[/caption] mas uma treliça ligava a transmissao na frente ate o diferencial traseiro fazendo a funçao de um backbone mesmo num monobloco de aço o desenho do carro seu alegre e potente motor dohc de inicialmente 1600 cm³ seu tamanho contido e suas suspensoes independentes todos gritavam que era um elan moderno mais acertado que a tentativa da lotus e este lotus elan pelo menos era extremamente confiavel entao se ainda temos um miata hoje em dia tambem temos que agradecer a ele colin chapman e seu imortal elan
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