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Car Culture

Lotus Etna: o primeiro supercarro britânico que nunca existiu

Por mais que a Lotus seja uma companhia incrível, que faz carros verdadeiramente divertidos equilibrando perfeitamente potência na medida certa e baixo peso (na maioria das vezes), eles não são muito bons em lidar com dinheiro. A situação ficou especialmente crítica nos anos 1980, quando a Lotus chegou muito perto de pedir falência e só foi salva porque a General Motors comprou parte da companhia em 1986. As finanças ruins, contudo, não impediram que, em 1984, a Lotus apresentasse no Salão de Birmingham, na Inglaterra, um conceito que prometia revolucionar a indústria automotiva britânica: o Etna, que tinha quase tudo para ser o primeiro supercarro de motor central-traseiro fabricado no Reino Unido, pois sua versão de produção estava prevista para 1988, quatro anos antes do primeiro McLaren F1 deixar a fábrica em Woking. O Lotus Etna no Salão de Birmingham em 1984 Como já sabemos, isto não aconteceu, e o F1 ficou com o título de primeiro supercarro britânico (mesmo que seu