ola leitores aqui e o plautos lins e voces talvez me conheçam de outros project cars este e este hoje mais uma vez venho aqui escrever sobre um projeto que teve inicio em dezembro de 2008 e continua evoluindo meu polo gti de pista em 2007 a volkswagen trouxe da espanha para o brasil o polo gti apenas um lote de 30 unidades divididas entre pratas e vermelhos ate onde sei foi uma avaliaçao do mercado feita pela vw porem ele chegou as concessionarias se nao me falha a memoria mais caro ate que o golf gti entao na minha opiniao quem comprou o polo gti novo e por que gostava muito do polo claro o carro tinha muitas diferenças do polo nacional da epoca começando pelo fato de ser duas portas os bancos com um apoio lombar enorme nao tinham o pisca nos para lamas dianteiros e o interior era mais refinado praticamente inteiro preto com os tecidos dos bancos xadrez mas muitos componentes mecanicos eram os mesmos da familia fox inclusive a bucha da bandeja da suspensao dianteira aquela critica que vive dando problema em 2007 achei o carro interessante mas nao obrigado no final de 2008 pesquisando carros na internet apenas por curiosidade achei o meu futuro polo a venda o preço era bem convidativo e depois de duas semanas pensando o arrematei ele estava com apenas 10 000km rodados e chipado estava impecavel lindo e sem detalhes o tempo foi passando fiz algumas viagens com o carro tambem os eventos track days estavam começando a ser mais frequentes assim como a minha presença nos mesmos e por consequencia fui evoluindo o carro eu ja tinha muitas peças de performance para vw que havia comprado para um projeto falido de 2004 em poucas palavras o projeto se foi mas as peças ficaram guardadas esperando seu momento ate que apareceu o polo o primeiro track que participei com o polo foi em 2009 organizado pela fasp em interlagos naquele dia percebi que o carro que eu achava o maximo para andar na rua tinha muito que melhorar para andar na pista e por causa dessa impressao o polo se tornou o carro que e hoje [gallery columns= 4 link= file ids= 42326 42325 42324 42323 42321 42318 42317 42320 ] [youtube id= hdlyojv5v0y width= 620 height= 350 ] uma semana antes do evento eu havia acabado de montar o turbo k04 intercooler forge freios wilwood nas quatro rodas com discos de 360mm molas h&r rodas 18 com pneus parada escape completo em inox mantendo o catalisador e eletronica apr [gallery columns= 5 link= file ids= 42400 42401 42402 42403 42404 ] [youtube id= prrkxg8izxc width= 600 height= 350 ] em interlagos percebi que os pneus parada sao pessimos para pista os discos chineses que eu havia montado viraram pizza usei as pastilhas erradas o cambio era muito longo e o problema que mais me irritava era o enorme sub esterço do carro entao iniciei uma briga para encontrar equilibrio comecei a pesquisar sobre a geometria e um pouco de suspensao mas sem sair muito do original do carro o tempo foi passando fiz varios upgrades no motor fiz algumas modificaçoes no cambio entre elas um kit de seis marchas testei amortecedores divergencia nas rodas traseiras cambagem na dianteira pneus semi slick mas o resultado na maioria das vezes foi frustrante porque o tempo dedicado na arte da modificaçao na maioria das vezes nao era correspondido pelo cronometro mas era muito correspondido com o desconforto de usar o carro no dia a dia — sem contar que algumas vezes modificaçoes mal testadas me deixaram fora do evento mas tudo bem faz parte do hobby no dia 23/10/2010 em campo largo participei de uma prova de subida da montanha la deu tudo certo e consegui garantir o primeiro lugar na minha categoria completando a subida em 3 00 9 [youtube id= prrkxg8izxc width= 620 height= 350 ] [youtube id= 6nfnmtjjhay width= 620 height= 350 ] [youtube id= ffevfll3toa width= 620 height= 350 ] no primeiro semestre de 2011 com os tracks ainda em alta aqui em curitiba/pr eu cheguei a conclusao que transformar o polo para pista seria o melhor caminho ele ja estava com 11 tracks nas costas e eu estava frustrado com o desempenho do carro na pista e o seu desconforto na rua sem contar que com o lançamento do polo gt muitos detalhes unicos que so eram encontrados no gti começaram a ser compartilhados com a versao nacional o carro na epoca ainda estava um brinco pois so o usava na pista e raramente saia com ele para algum momento social minha justificativa para esse ato era que eu realmente gostava do carro o polo gt ficou bem parecido com o gti em alguns aspectos de certa forma ofuscando a exclusividade nao havia qualquer interesse em vende lo e ja que nao o usava tanto na rua porque nao o dedicar por completo para pista e ai sim poder tirar todo o seu rendimento entao foi o que fiz iniciei o projeto polo gti race encaminhei o carro para uma oficina especializada em carros preparados para rua e pista aqui em curitiba para inicio das obras e la a coisa ficou seria [gallery columns= 4 link= file ids= 42327 42328 42329 42330 42331 42332 42333 42334 42335 42336 42337 42338 42339 42340 42341 42342 42343 42344 42345 42346 42347 42348 42349 42350 42351 42352 42353 42354 ] foi desenvolvido um travamento do chassis que ficou excelente tambem foi desenvolvido novos pontos de fixaçao da suspensao e muitos acessorios que comumente sao usados em um carro de rua foram removidos varios detalhes do carro foram pensados para simplificar a manutençao e nao criarem problemas no futuro lembro que o carro original pesava por volta dos 1 100kg hoje pesa por volta dos 900kg [gallery columns= 5 link= file ids= 42385 42386 42387 42388 42389 42390 42391 42392 42393 42394 42395 42396 42397 42398 42399 ] um detalhe que aproveitei para fazer foi o tanque de combustivel de 100 litros com duas bombas uma simples que alimenta um reservatorio tambem dentro do tanque porem com uma bomba mais forte bastante combustivel para garantir a diversao por um bom tempo na pista tambem removemos o bojo do pneu reserva e montamos um extrator de ar a suspensao que foi toda repensada ganhou novos amortecedores com cargas de molas de 660lb na frente e 1000lb atras fizemos um calço para o pivo da bandeja da suspensao dianteira pois quando o carro e rebaixado perde se cambagem com esse calço a cambagem e mantida ate mesmo quando ha transferencia de cargas nas curvas tambem foram desenvolvidos novos terminais de direçao para evitar perda de alinhamento quando a suspensao trabalha [gallery columns= 4 ids= 42408 42409 42410 42411 ] antes de dar inicio ao projeto race eu ja havia aprimorado o motor instalando comandos da catcams 3651 logo depois substituindo a k04 por uma garrett gt2860rs e em seguida montando uma admissao ross machine racing nessa epoca o modulo original ainda existia e a potencia de 300cv e o torque de 35kgfm so eram possiveis graças a 1 6kgf de turbo agora a central original ganhou seu lugar na estante e uma injeçao programavel entrou em seu lugar o novo acerto conseguiu gerar os impressionantes 400cv e 41kgfm com uma curva de pressao com pico de 1 2kgf e caindo para 0 9kgf e 363cv e 33kgfm com apenas 0 9kgf comentei acima que havia montado um kit quaife de seis marchas e posso dizer que esse kit e sensacional a primeira marcha ficou ligeiramente mais longa do que ja era e a sexta marcha oferece a mesma velocidade final que a quinta original o escalonamento ficou perfeito tanto para uma guiada mais esportiva quanto para uma pista de corridas mas a cereja do bolo foi quando reduzi a relaçao final que originalmente era 3 6 1 e agora e de 3 9 1 a aceleraçao que o carro tem agora e impressionante sem contar que consigo finalmente engatar e esticar a sexta marcha aqui no autodromo de curitiba coisa que antes era impossivel [gallery columns= 4 link= file ids= 42415 42416 42417 42418 42419 42420 42421 42422 ] originalmente o carro tinha abs que funcionava em perfeita harmonia com o kit de freios grandes que havia montado anteriormente com o carro mais leve e sem o abs a harmonia foi para o ralo a traseira começou a vibrar e qualquer toque no freio fazia com que as rodas dianteiras travassem entao voltei os freios traseiros para o sistema original e montei as pinças grandes da traseira na frente do polo pode nao parecer nas fotos mas as pinças dianteiras e traseiras sao diferentes no tamanho dos pistoes e como resultado obtive harmonia mais uma vez o carro voltou a parar como deveria [gallery columns= 4 link= file ids= 42423 42424 42425 42426 ] so consegui ir para pista com o carro depois de pronto apenas quatro vezes duas vezes aqui em curitiba e duas vezes em brasilia/df a primeira vez que fomos para o autodromo foi no dia 01/09/2013 entramos na pista com o intuito de achar e causar problemas e foi ai que consegui detectar o problema dos freios comentado anteriormente alem de alguns vazamentos de agua e combustivel acerto do mapa do motor e pressoes de turbo e ajustar o trambulador do cambio depois disso levei oito meses para voltar para matar a vontade por ironia do destino os eventos aqui na capital deram uma esfriada bem na epoca que o carro saiu do forno e ainda para ajudar os pneus slick 17 sumiram do mercado por sorte eu havia conseguido comprar quatro pneus duros e dois macios em uma ocasiao entao no dia 17/05/2014 consegui realmente andar com o carro com os duros montados consegui cravar 1 33 170 na volta do pneu depois disso nao consegui melhorar mais mas acredito que com essa configuraçao o carro deveria entrar na casa do 1 31 somente precisava treinar mais com o carro que por sinal ficou muito nervoso e arisco nesse dia dei 49 voltas matei as lombrigas e o carro nao apresentou problemas somente uns calinhos para serem acertados no dia seguinte ja que era um track weekend fui abrir a volta e passando pela reta dos boxes uma bobina pifa como nao tinha uma reserva esse foi o primeiro problema que deixou o carro parado no box [youtube id= ilqmlrbjh2s width= 620 height= 350 ] [youtube id= 55trwcqvk0e width= 620 height= 350 ] para resolver o problema de igniçao troquei as bobinas originais pelas do r8 comprei ate peças reservas e para minha surpresa depois das bobinas montadas quem disse que o carro pega gelei as comprei por serem plug´n´play e com elas o carro nao funcionou fuça aqui fuça ali acabei mandando uma bobina para o fabricante da injeçao e eles determinaram que o modulo precisava de um upgrade me mandaram um peça para testar e o problema foi resolvido no dia 19/07/2014 teve um track em brasilia entreguei o carro na transportadora por um desencontro nao pude carregar o carro pessoalmente e quando recebi o carro no destino percebi que acabaram com a embreagem seja la qual asno carregou o carro conseguiu quebrar a pista do plato e acabar com as pastilhas mais um final de semana perdido dei uma volta para atiçar as lombrigas aproveitei e mantive o carro em brasilia resolvi o problema da embreagem e no dia 18/10/2014 teve mais um track duplo eu estava tranquilo pois o carro estava mais uma vez perfeito o unico problema e que justo naquele final de semana brasilia estava infernalmente quente — ligaram a chapa e a esqueceram ligada meu final de semana se resumiu a 10 voltas com os pneus duros e ruins consegui fazer 2 23 436 na primeira volta depois disso o tempo so piorou e os duros dianteiros acabaram para o dia seguinte montei os macios na dianteira e quando estava para abrir a volta um pneu rasga na subida do placar para quem nao sabe essa curva e de alta para a esquerda e assim sendo so me deu uma alternativa parei no mato infelizmente a camera ficou sem bateria e nao consegui gravar o voo que fiz quando acertei a zebra [gallery columns= 5 link= file ids= 42375 42376 42377 42378 42379 42380 42381 42382 42383 42384 ] [youtube id= 65ua38nyolk width= 620 height= 350 ] depois disso trouxe o carro para curitiba e comecei a pensar o que fazer para resolver o problema dos pneus ja que os 17 acabaram 18 nao cabem nas caixas e roda so me restou 15 de opçao dessa forma ate os freios dianteiros vou voltar para o sistema original e apostar na boa ventilaçao que foi desenvolvida vou começar com aro 15 de ferro testando semi slicks e outros slicks que estao aparecendo no mercado nessa medida so tenho duas opçoes dar certo ou dar certo se tudo der certo termino essa novela ainda esse ano seguem fotos atuais do carro ainda com as 17 [gallery columns= 4 link= file ids= 42430 42431 42432 42433 42434 42435 42436 42437 42438 42439 42440 42441 42442 42443 42444 42445 42446 42447 42448 42449 ] ate a proxima por plautos lins project cars #148
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