os termos hot hatch e pocket rocket costumam se misturar com frequencia hot hatch e a versao esportiva de um hatchback categoria a qual pertencem todos os hatches nervosinhos que aparecem por ai pocket rocket pode ser traduzido livremente como foguete de bolso e costuma ser usada em referencia aos esportivos compactos e velozes que podem ser hatchbacks ou nao o volkswagen lupo gti era os dois seria um hot pocket e esta e uma boa hora para relembra lo afinal ha um outro volks pequeno e esperto que esta prestes a ganhar uma versao gti la fora claro voce sabe de quem a gente esta falando [youtube id= 7jwribo4zjk width= 620 height= 350 ] claro o up tsi mesmo com sua tampa traseira preta e a letra i vermelha no emblema nao e um esportivo e sim um up normal equipado com o motor turbinado opcional o foco nao e o desempenho e sim a economia de combustivel mas o conjunto mecanico habita um automovel compacto relativamente leve de plataforma moderna e bom acerto de suspensao o que torna a disposiçao para acelerar uma consequencia quase inevitavel o up tsi e capaz de chegar aos 100 km/h em 9 1 segundos e com isto deixa muito carro grande para tras mas nao e so isto que o liga ao vw lupo gti isto porque na real o up e o verdadeiro sucessor do lupo que foi o modelo de entrada da marca na europa entre 1998 e 2005 quando foi substituido pelo volkswagen fox produzido no brasil e exportado para a europa acontece que o fox nao foi muito bem recebido pelos habitantes do velho mundo que criticaram seu design sua qualidade de construçao e acabamento sua dirigibilidade enfim praticamente tudo no hatch made in brazil o up portanto foi uma especie de pedido de desculpas da volswagen europeia por ter trocado o lupo pelo fox o lupo era um carro menor com apenas 3 5 m de comprimento 1 6 m de largura 1 4 m de altura e 2 3 m de entre eixos acomodava quatro pessoas com conforto razoavel e tinha design moderno e funcional como pede um bom city car ele era feito sobre a plataforma a00 da vw que era uma versao encurtada da plataforma a03 usada pelo vw polo de terceira geraçao tambem conhecido como 6n um detalhe importante o primeiro carro a usar a plataforma a00 nao foi o lupo e sim o seat arosa lançado em 1997 o lupo era uma versao rebatizada do arosa e a maior diferença entre os dois modelos era o design da dianteira que no lupo trazia quatro farois circulares aos moldes do mercedes benz classe e da epoca elemento estetico que ja havia aparecido no beetle turbo s e mais tarde tambem no vw polo de quarta geraçao o lupo foi vendido com motores 1 0 8v 50 cv 1 4 8v 60 cv e 1 4 16v 60 cv a gasolina alem de motores turbodiesel 1 2 e 1 4 litro ambos com tres cilindros entregando 61 cv e 75 cv respectivamente e de um diesel naturalmente aspirado de 1 7 litro e 60 cv a versao que nos interessa porem era equipada com um motor 1 6 16v de 125 cv a volkswagen apresentou o lupo gti em 2000 e dizia que o pocket rocket era o verdadeiro sucessor do golf gti original lançado em 1976 seus numeros corroboravam a ideia o lupo gti pesava 975 kg e era capaz de chegar aos 100 km/h em 7 8 segundos com maxima de 204 km/h nao era de tirar o folego nas retas mas tambem nao decepcionava o golf gti mk1 que pesava 810 kg e tinha um 1 6 8v de 110 cv ia ate os 100 km/h em 9 s e tinha velocidade maxima de 180 km/h para a vw porem a herança do golf gti se fazia presente no lupo gti quando era hora de fazer curvas a suspensao mcpherson na dianteira braços arrastados na traseira era 5 mm mais baixa e um pouco mais firme as rodas do gti eram de 15 polegadas calçadas com pneus dunlop de medidas 205/45 o entre eixos curtissimo os balanços praticamente inexistentes e a dose extra de potencia transformavam o lupo de fato em um foguetinho de bolso o visual tambem ajudava a grade era do tipo colmeia os farois secundarios eram um pouco maiores e havia lampadas de xenon o interior que ja era bastante descolado especialmente para um vw recebia bancos de maior apoio cintos de segurança vermelhos e volante de tres raios detalhe o painel do lupo e praticamente o mesmo usado no polo classic vendido no brasil a partir de 2001 no geral o lupo gti foi bem recebido pela imprensa especializada na epoca o motor tinha disposiçao para subir de giro rapido e um ronco definitivamente mais alto e envolvente do que nas outras versoes com a ajuda da saida de escape dupla centralizada na traseira as marchas mais proximas entre si garantiam uma aceleraçao mais vigorosa e a dinamica segundo a britanica autocar foi levada a serio o lupo gti acelera pela sua estrada favorita a um ritmo tao divertido que te faz conferir se colocou os cincos de segurança corretamente ainda mais empolgante e o modo como ele faz curvas com um pouco de rolagem mas nao faltam aderencia e comunicatividade da direçao na primeira vez que voce da uma esticada de verdade e dificil de acreditar que um subcompacto pequeno e vertical conseguiu ficar tao envolvente da para dirigir um desses por anos sem enjoar de uma fonte de entretenimento tao improvavel sendo assim nao fica dificil entender a revolta dos europeus especialmente os fas da volkswagen quando o lupo saiu de linha para dar lugar ao fox e levou consigo o lupo gti assim a vw se apressou e ja em 2007 revelou o primeiro conceito do sucessor do lupo o volkswagen up concept o carro ja trazia boa parte das linhas que estariam na versao de produçao lançada em 2010 e mesmo seu nome era um aceno para o lupo a vw fez questao de deixar claro que seu novo carro de entrada traria de volta as qualidades do lupo em um design totalmente novo e bem mais moderno e de fato o modelo europeu e um hatch subcompacto de quatro lugares feito para as cidades com uma plataforma atual motores pequenos e economicos e dinamica acertadissima [youtube id= bh 0_qpuaja width= 620 height= 350 ] o lupo gti tambem se mostrou o hot hatch ideal para richard hamster hammond da para dizer entao que o up tsi e o sucessor do lupo gti ainda nao porque o up gti ja esta a caminho o pessoal da autocar ate ja deu um role nele como contamos aqui e diz que ele sera mais potente que o tsi tera bancos xadrez coisa que alias o lupo gti nao tinha e visual mais agressivo ainda nao se fala em um possivel lançamento no brasil mas certamente gostariamos de te lo por aqui
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.