ha quatro anos em 2014 a bmw colocou no mercado o i8 esportivo hibrido que com seu visual de conceito parece ter vindo do futuro ele tem um motor eletrico de 145 cv para mover as rodas dianteiras e para as traseiras um quatro cilindros turbinado de 231 cv que fica logo atras dos bancos a potencia combinada e de 365 cv e o i8 e capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 6 segundos com velocidade maxima limitada em 250 km/h parece um carro bem interessante e um detalhe ele e so o segundo bmw na historia a trazer o motor ou em seu caso um dos motores em posiçao central traseira o que e incrivel pensando bem a fabricante da baviera orgulha se abertamente da esportividade inerente de todos os seus carros mas nunca adotou para valer a configuraçao mecanica mais esportiva que existe [gt40 content search= bmw widget= 1 ] mas quando eles o fizeram ah fizeram bem feito o primeiro bmw de rua com motor central traseiro foi o incrivel bmw m1 que em 2018 completa 40 anos de existencia e meus amigos como esse carro envelheceu bem nao e para menos seu estilo foi criado por ninguem menos que giorgetto giugiaro projetista italiano conhecido pelas formas harmoniosas limpas e bem proporcionadas de seus carros que o digam dezenas de carros marcantes na historia da industria como o volkswagen golf mk1 o fiat uno a alfa romeo giulia sprint o delorean dmc 12 o lotus esprit para o bmw m1 que foi apresentado ao publico no salao de paris em 15 de outubro de 1978 giugiaro buscou inspiraçao no trabalho de paul bracq outro lendario designer automotivo o bmw turbo concept apresentado seis anos antes o bmw turbo concept era feito sobre um chassi de bmw 2002 modificado e foi criado para celebrar as olimpiadas de verao que em 1972 foram realizadas em munique na alemanha seu quatro cilindros de dois litros tambem emprestado do 2002 recebeu um turbocompressor para entregar 280 cv e era acoplado a uma caixa manual de quatro marchas o conceito era funcional e capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6 6 segundos com velocidade maxima de 250 km/h era um carro e tanto sem duvida e uma inspiraçao mais do que digna para giugiaro quando ele recebeu a tarefa de desenhar aquele que seria o primeiro supercarro da bmw a fabricante tinha dois objetivos com o m1 o primeiro era mostar ao mundo que era capaz de fazer um esportivo para competir com porsche e ferrari nas ruas o segundo era torna lo um carro de corrida capaz de disputar com sucesso provas de turismo no grupo 4 de turismo da fia para isto ficou claro que o carro deveria ser desenvolvido do zero com plataforma propria para tal a bmw chamou outra grande fabricante de superesportivos a lamborghini que havia colocado nas ruas o countach pouco tempo antes foi gianpaolo dallara quem projetou a estrutura do tipo spaceframe e o sistema de suspensao com braços triangulares sobrepostos que usava amortecedores do tipo mcpherson da bilstein regulaveis em altura o bmw m1 tambem tinha barras estabilizadoras na dianteira e na traseira com 23 mm e 19 mm respectivamente os freios usavam discos de 300 mm na dianteira e 297 mm na traseira e eram abrigados sob rodas campagnolo de 16 polegadas feitas exclusivamente para o m1 estas por sua vez eram calçadas com pneus pirelli p7 de medidas 205/55 na dianteira e 225/50 na traseira isto posto a bmw nao deixou que a lamborghini seguisse ate o fim com o desenvolvimento do m1 a fabricante italiana passava por problemas financeiros e o alemaes ficaram temerosos de que isto fosse atrapalhar o trabalho entao os acertos finais de dirigibilidade e todo o restante do processo foi feito em casa pela propria bmw o motor na melhor tradiçao bmw era o m88 desenvolvido especialmente para o m1 um seis em linha de 3 5 litros 3 453 cm³ com diametro x curso de 93 4x84 mm que usava o mesmo projeto basico do motor do bmw 3 0 csl o cupe que era conhecido como batmobile por seus aparatos aerodinamicos avantajados e venceu o campeonato europeu de turismo em 1973 e entre 1975 e 1979 alem do maior deslocamento o m88 tinha comando duplo no cabeçote seis corpos de borboleta individuais e injeçao mecanica kugelfischer era o suficiente para entregar 277 cv a 6 500 rpm e 33 2 mkgf de torque a 5 000 rpm o motor ficava na posiçao longitudinal atras dos bancos dianteiros e a frente da transmissao manual de cinco marchas o layout somado a configuraçao da suspensao traseira permitia que o m1 tivesse um porta malas ate que generoso e no lugar certo com espaço para o estepe e uma quantidade razoavel de bagagem para duas pessoas em uma viagem de fim de semana falando em dimensoes o bmw m1 tinha 4 361 mm de comprimento 1 824 mm de largura e 1 140 mm de altura com entre eixos de 2 600 mm graças a estrutura de aluminio com carroceria de fibra de vidro tambem era um carro relativamente leve pesando 1 300 kg em ordem de marcha surpreendentemente pratico para um supercarro nao se engane pelo fato de serem apenas seis cilindros que geravam menos de 300 cv o m1 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 6 segundos com velocidade maxima de 260 km/h dados de fabrica para a versao europeia o modelo norte americano com potencia reduzida para 235 cv por causa do catalisador obrigatorio era mais lento no zero a 100 km/h levando 6 2 segundos para cumpri lo [youtube id= vxhmm8gy3ey width= 620 height= 350 ] sem sombra de duvida o m1 cumpriu a missao de ser um excelente carro de rua o seis em linha entregava sua força de forma linear; a suspensao bem acertada era macia na medida certa e os pneus com perfil generoso garantiam conforto; quase nao havia subesterço e a traseira so escorregava se o motorista permitisse agora sua participaçao em corridas de turismo acabou nao acontecendo como a bmw previa [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] foram construidos entre 1978 e 1981 453 exemplares do m1 para a homologaçao eram necessarios 400 exemplares de acordo com regulamento da fia para o grupo 4 ou seja tudo certo nao bem nao em 1978 a organizaçao mudou as regras para a categoria de repente o bmw m1 que ja estava pronto e em vias de ser transformado em carro de corrida nao era mais apto a competir modificar o projeto aquela altura seria perder tempo e dinheiro e atrasaria muito a estreia do m1 nas pistas por sorte um cara chamado jochen neersparsch apareceu para salvar o dia neersparsch era o chefe da divisao motorsport da bmw e definitivamente nao queria que seu trabalho fosse todo em vao assim ele teve uma ideia por que nao colocar todos estes carros para competir juntos antes das corridas de formula 1 assim alem de garantir o entretenimento do publico e a exposiçao do m1 a bmw poderia usar a experiencia nas pistas para aperfeiçoar o carro de corrida era o plano perfeito a categoria foi batizada bmw m1 procar championship ou simplesmente procar e começou a ser disputada ja em 1979 todos os carros eram identicos com motor preparado para render 470 cv e peso aliviado para chegar aos 1 020 kg com isto eram capazes de chegar aos 100 km/h em 4 3 segundos com maxima de 311 km/h os carros tambem tinham suspensao completamente modificada rodas de cubo rapido e novos aparatos aerodinamicos na carroceria e peso aliviado outro grande barato da categoria os pilotos eles vinham das mais altas categorias do automobilismo como a formula 1 e o campeonato europeu de endurance hans joachim stuck clay regazzoni jacques laffite e ate o nosso nelson piquet competiam na procar alias piquet foi um dos grandes nomes da categoria o brasileiro venceu duas corridas em 1979 ano em que lauda foi campeao e tres em 1980 ficando com o titulo no video abaixo voce pode ver como foi sua vitoria em donington park antes do gp da gra bretanha em 1979 [youtube id= 7ucgc1qzyr4 width= 620 height= 350 ] eventualmente claro o bmw m1 foi parar no grupo 5 da fia ainda que a bmw ja tivesse movido seu foco para o desenvolvimento de motores para a formula 1 começando por uma parceria com a brabham que usou um motor bmw turbinado de quatro cilindros em 1981 o grupo 5 era a categoria mais radical e transformava os carros de rua em quase prototipos com carroceria alargada e motores turbinados que no caso do m1 podiam chegar perto dos 900 cv assim o bmw seguiu com sua carreira nas pistas ainda que meio atrasado foi o suficiente para que ele se tornasse uma lenda e 40 anos depois seguisse como um dos esportivos de motor central traseiro mais incriveis ja feitos
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