Em 2014, o mundo completa 20 anos sem o maior piloto de Fórmula 1 brasileiro, Ayrton Senna. Para homenagear a memória do tricampeão, serão leiloados dois macacões usados por ele, um da equipe Lotus e outro da McLaren. Curiosamente, estamos falando de dois leilões diferentes — um no Brasil e um em Mônaco.
O primeiro deles é o macacão preto usado por Senna em sua estreia na Lotus. Depois de se destacar na Toleman durante a temporada de 1984, Senna assumiu um dos carros da escuderia inglesa ao lado do italiano Elio de Angelis.
O Grande Prêmio do Brasil abriu aquela temporada, realizado no também saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Naquela corrida, Senna largou em quarto lugar e correu por 48 voltas, até que uma pane elétrica no Lotus 97T o obrigou a abandonar a prova.
O macacão usado por Senna nessa corrida foi doado recentemente a uma instituição católica sem fins lucrativos chamada Fazenda Esperança, localizada em Guartatinguetá/SP, que cuida de depentes químicos. O item será leiloado para financiar o tratamento dos internos.
A doação foi realizada pelo empresário Alécio Gouveia, que também forneceu um par de luvas e o volante do 97T para o leilão. Ainda não foi definida uma data para a venda, mas a campanha será iniciada no dia 1º de maio, quando a morte do piloto completa duas décadas. O lance inicial, porém, já foi acertado: R$ 150 mil.
O outro macacão é um pouco mais novo, e foi usado por Senna em 1991, quando já corria pela McLaren.
O ano de 1991 foi bastante especial para Senna, que conquistou seu terceiro título na Fórmula 1 com a vitória no Grande Premio da Austrália. Aquele ano também foi o último em que Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost e Nigel Mansell competiram juntos na Fórmula 1. Entre 1985 e 1993, todos os títulos da Fórmula 1 foram vencidos por um destes quatro pilotos.
O macacão vermelho será leiloado pela RM Auctions em um evento em Mônaco no dia 10 de maio. O lance inicial será de € 30 mil, ou pouco mais de R$ 93 mil. Farão parte do leilão outros lotes relacionados à Fórmula 1, como capacetes de Juan Pablo Montoya e Kimi Räikkönen usados na temporada de 2005, e até carros de Fórmula 1, como a Ferrari 640 de Gehrard Berger, de 1989, ou o o Hesketh 308 1974 de James Hunt.