se no brasil o debate sobre a regulamentaçao da maconha para uso medicinal e recreativo ainda e grande nos eua as coisas sao bem diferentes boa parte dos estados ja permite o uso medicinal da planta e alguns deles ate ja descriminalizaram ou regulamentaram o cultivo e o uso recreativo isto traz a tona uma questao ja existia mas nunca foi tao analisada quanto agora afinal dirigir depois de fumar maconha aumenta o risco de acidentes a resposta obvia e sim pois entre os efeitos da maconha estao a alteraçao da percepçao de espaço e atraso nos reflexos acontece que de acordo com um estudo realizado pela nhtsa — national highway traffic safety association e possivel que o risco seja insignificante como assim um estudo encomendado pela organizaçao e publicado no inicio do mes traz evidencias de que o aumento no risco de um motorista que consumiu maconha se envolver em um acidente sao minimos em comparaçao a um motorista totalmente sobrio o estudo foi realizado ao longo de 20 meses e um total de 10 858 motoristas foram analisados a metodologia foi a seguinte os motoristas que se envolviam em acidentes tinham os niveis de alcool e tetrahidrocanabinol thc o principio ativo da maconha comparados com o de motoristas que nao sofreram incidente/acidente algum no transito no mesmo dia e na mesma hora quando analisados apenas os dados brutos os pesquisadores chegaram a identificar um risco ate 25% maior de envolvimento em acidentes com motoristas que haviam consumido a droga so que ao analisar os diversos fatores os pesquisadores concluiram que isso aconteceu porque a maioria dos motoristas analisados era de homens jovens na faixa dos 18 30 anos — a faixa etaria que mais se envolve em acidentes de transito em geral quando outros fatores demograficos entraram na analise — como idade genero e etnia — os calculos mostraram que o aumento real no risco de acidentes apos o uso de maconha era de 5% e mais esse risco caia para quase zero quando se analisava a influencia do alcool nos acidentes — o que significa que a maioria dos acidentes e causada pelo alcool e nao pelo uso de maconha levados em consideraçao idade genero e etnia a nhtsa disse que nao houve aumento significativo no risco de envolvimento em acidentes entre os motoristas que consumiram maconha ou seja a proporçao de motoristas de 18 a 30 anos que se envolvem em acidentes apos usar maconha e praticamente a mesma dos motoristas dessa faixa etaria que nao consumiram a droga para efeito de comparaçao os pesquisadores tambem analisaram as estatisticas dos que consumiram apenas alcool — e o prospecto e bem mais preocupante os motoristas que apresentavam teor alcoolico no sangue tas de ate 0 08 oito partes de alcool para cada 1 000 partes de sangue corriam quatro vezes mais riscos se envolver em acidentes do que alguem sobrio com tas de 0 05 como defendido pela maioria dos orgaos anti alcool americanos e pelo conselho nacional de segurança nos transportes o risco caia pela metade ainda assim o dobro de alguem sobrio e quando o tas era de 0 12 as pessoas corriam oito vezes mais riscos de se envolver em acidentes na verdade um estudo publicado em 2009 quando 16 estados dos eua permitiam o uso medicinal da erva levou em conta as estatisticas do consumo de cannabis e cruzou com os dados sobre o numero de acidentes e consumo de alcool — o uso de maconha levava a uma reduçao no consumo de alcool entre os adultos o que reduziu em cerca de 9% o numero de acidentes agora se voce e a favor da regulamentaçao da maconha preste atençao antes de sair comemorando ainda que estes sejam dados bastante representativos e encorajadores a propria nhtsa admite que ha alguns pontos importantes a observar primeiro a presença e o nivel de thc no sangue nao correspondem exatamente ao nivel de intoxicaçao no momento — a substancia pode ser identificada em um exame de sangue por dias depois do consumo e dos efeitos sobre o sistema nervoso central os niveis de tolerancia tambem variam bastante de pessoa para pessoa o que dificulta a obtençao de dados precisos alem disso a propria natureza dos acidentes pode alterar os dados — ao longo dos vinte meses do estudo foram analisados 2 682 acidentes dos quais 15% tiveram fatalidades estes acidentes foram classificados como leves em uma amostragem feita para imitar acidentes de transito mais comuns no dia a dia com uma amostra de acidentes mais graves e mais vitimas fatais e possivel que a relaçao entre o consumo de alcool o consumo de maconha e o risco de sofrer uma colisao poderia variar para mais ou para menos dito isto o risco existe mesmo que nao seja representado por estatisticas e evidente que dirigir sob a influencia de qualquer substancia psicoativa alem de ser proibido representa maiores chances de se tomar uma decisao equivocada ou ser surpreendido ao volante — seja pelo senso de julgamento comprometido pelas alteraçoes na percepçao de espaço perda na capacidade de concentraçao ou prejuizo da coordenaçao motora dirigir sem estar completamente sobrio e ciente de si e sempre uma ideia ruim voce pode ler o estudo completo em ingles e tirar suas proprias conclusoes aqui
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