a estreia do filme mad max talvez de a impressao de que o mundo pode um dia ser povoado por carroes divertidos e altamente poluidores em uma especie de realidade paralela mas o que pouca gente parece perceber e que caminhamos para um mundo automotivo ou nao muito diferente do atual mas o automotivo e um dos que correm mais risco de ver nascer algo distopico pelo menos aos olhos petrolhead o camarada jason vogel de o globo disse certa vez que carros seriam o novo cigarro algo que ja vemos acontecendo aqui e ali em graus maiores ou menores de demonizaçao da invençao que deu novos horizontes ao homem mas mesmo alguns fas ferrenhos de automovel nao conseguem ve lo da mesma forma daqui a alguns anos acompanhe comigo alguns sinais do que esta para acontecer carro autonomo o que mais se tem falado nos ultimos tempos e sobre o carro que anda sozinho google e apple veem isso como o proximo terreno a invadir depois dos reprodutores de musica e dos celulares e quem esta mais adiantada nisso e a google com seu casulo sobre rodas [youtube id= ucezicqngju width= 620 height= 349 ] antes do casulo que notem nao tem volante nao podendo ser dirigido nem que o dono queira alguns fabricantes tambem se esforçam para vender modelos do tipo ate 2020 esse alias seria um dos trunfos de muitos deles para atingir a meta de morte zero em carros de suas marcas ate la veja como ja existe um trabalho de convencimento de que carro autonomo e legal divertido descolado etc [youtube id= cqsdwoahvlu width= 620 height= 349 ] um personagem recorrente da google e steve mahan cego inclusive nos toyota prius que serviram de base para o desenvolvimento do casulo [youtube id= cdgqpa1puue width= 620 height= 349 ] a google recentemente disse que seus carros autonomos ja se envolveram em 11 acidentes de 2009 quando ela iniciou os testes ate hoje foram 1 7 milhao de milhas percorridas em modelos autonomos de la para ca para as estatisticas oficiais de todo modo so contam os dados de setembro de 2014 em diante data em que a california começou a emitir as licenças para o uso de veiculos autonomos e ja ocorreram quatro acidentes com os 48 automoveis licenciados a media nos eua e de 0 3 acidentes para 100 mil milhas os carros autonomos registram 2 9 para 100 mil milhas a tecnologia se apoia em sensores cameras computadores robustos e em sistemas eletricos como a direçao que ja e usada por modelos que estacionam quase sozinhos com freios transmissoes e aceleradores eletronicos a preocupaçao esta apenas em questoes legais se seu carro autonomo bater e matar alguem de quem e a culpa do fabricante do governo que deu autorizaçao para esse robo circular por ai sua porque comprou a encrenca como se ve a questao vai muito alem da viabilidade tecnica e mercadologica afinal carros autonomos ja existem mas como vende los a um valor acessivel tudo isso e coisa para resolver ate 2020 quer mais um exemplo um dos carros mais comentados da mercedes benz este ano nao apareceu em um salao tradicional mas sim na ces ou consumer electronics show em las vegas foi la que a empresa mostrou adivinha seu carro autonomo conceitual o f 015 [youtube id= vfbjywrxs9i width= 620 height= 349 ] mais do que isso pense comigo por que os fabricantes atuais correndo o risco de serem responsabilizados por eventuais acidentes querem desenvolver a tecnologia continue por aqui que a gente fala disso mais adiante proibiçao de antigos no centro de paris quem quiser andar de citroen 2cv pelo centro de paris tem ate junho para isso a partir do mes que vem carros produzidos antes de 1996 ficarao proibidos de rodar no perimetro urbano da cidade das 8h as 20h em 2016 caminhoes e onibus anteriores a 2001 assim como motos feitas antes de 2000 tambem entrarao na restriçao que abrangera de 2017 em diante veiculos diesel feitos antes de 2011 dizem que a prefeita de paris anne hidalgo vai abrir exceçao para os classicos com uma licença especial mas talvez seja melhor se despedir de cenas como essas [youtube id= m0buqt6edkq width= 620 height= 349 ] madri tambem criou uma lei parecida valendo desde janeiro deste ano ela proibe completamente a circulaçao de carros em uma area central de 353 hectares o discurso de recuperar espaço para as pessoas um dos preferidos de arquitetos e urbanistas que nao gostam de carros esta pegando em lugares importantes invasores de corpos se o classico shelby daytona voltasse a vida ele teria dois motores eletricos um para cada eixo cada um com cerca de 250 cv e 138 3 mkgf disponiveis do zero com 1 474 kg que incluiriam tres pacotes de baterias de ions de litio distribuidos por toda a base do carro ele aceleraria de 0 a 100 km/h em 3 4 s alias acelera segundo a renovo que fabrica o tal daytona eletrizante na apresentaçao do carro note como christopher heiser ceo da empresa se apropria de toda a linguagem de desempenho e performance que normalmente conhecemos com motores a combustao e tenta aplica lo ao renovo coupe [youtube id= dgpvhrzgyc4 width= 620 height= 349 ] se o filme os invasores de corpos tivesse uma versao automotiva seria o renovo ele parece um classico americano que vale uma fortuna ele acelera como um esportivo os componentes eletricos ficam pornograficamente expostos e sao bonitos de ver para tentar gerar nos fas de automoveis o mesmo tipo de reaçao que carburadores coletores e outras entranhas veiculares causam existem tentativas de emplacar carros eletricos bem mais originais como o tesla model s na versao p85d ele da pau ate em dodge challenger hellcat apesar de o apresentador da motor trend dizer que ele e a melhor refeiçao vegetariana do mundo petrolhead que faz bola de neve com po de pneu sabe como e [youtube id= rwq dnpplaa width= 620 height= 349 ] ou o rimac concept one feito na croacia [youtube id= 1qodsfhk360 width= 620 height= 349 ] ou o exagon furtive e gt frances que ja foi ate testado pelo filho de alain prost o tambem piloto nicolas [youtube id= 3yss4yitkps width= 620 height= 349 ] carros eletricos sao considerados o futuro porque nao emitem poluentes o argumento de que a eletricidade pode ser gerada por meios poluentes como a queima de carvao nao pesa tanto porque para os criticos o grande defeito dos automoveis a combustao e gerar poluentes justamente onde a maior parte das pessoas esta ou seja nas grandes cidades motores eletricos tambem sao considerados energeticamente mais eficientes um motor a combustao so consegue converter em movimento cerca de 30% da energia contida no combustivel que queima o restante some em perdas mecanicas e termicas um desperdicio de 70% na melhor das hipoteses com a pressao por mais eficiencia em tudo o motor termico entra na lista de animais em extinçao basta que surja em seu lugar algo economicamente viavel e mais interessante e as pesquisas andam fortes neste sentido outra vantagem dos eletricos seria sua integraçao com a rede das residencias existe um negocio ainda esperando concretizaçao chamado de smart grid com ele a rede eletrica deixa de ser uma via de mao unica apenas recebendo energia da distribuidora ele permite que se tiver um excedente de energia em casa voce possa vende la a rede em outras palavras sua casa passa a fazer parte da rede de distribuiçao ha custos variaveis de energia eletrica por horario com o smart grid voce pode se programar para comprar apenas no periodo em que ela e mais barata e vende la no momento de pico de consumo ainda que vender energia pareça um negocio maluco nao e se voce usar celulas fotovoltaicas ou mesmo pequenos geradores eolicos mas como armazenar com baterias o carro eletrico pode ser uma dessas baterias mas a tesla ja de olho neste mercado lançou ha cerca de uma semana o powerwall [vimeo id= 126695958 width= 620 height= 349 ] entendeu como a coisa pode ser modificada mas ainda tem mais tudo sob medida como serviço o engenheiro britanico hugo spowers formado em oxford começou sua carreira construindo carros de competiçao e restaurando antigos fez isso por 15 anos ate ter um estalo o mundo estava em mudança e era preciso acompanha las foi quando ele criou a empresa riversimple com uma proposta inovadora o carro e open source o que permite que qualquer um o construa onde quiser e isso e apenas parte da proposta [youtube id= vkgonnkca4s width= 620 height= 349 ] os carros da empresa nao serao vendidos voce pagara uma mensalidade para usa lo mas nao pagara combustivel nem manutençao ou seguro tudo fica por conta da riversimple e essa e a magica dos caras transferir do consumidor para o fabricante o onus da durabilidade e a vantagem na economia de combustivel pensa so se o carro nao quebra quem economiza em um esquema destes se gasta pouco de quem e a vantagem sempre do fabricante mais do que a tecnologia e a proposta que muda tudo o que se conhece sobre ter um automovel em vez de vender carros novos para o cliente a riversimple o aperfeiçoa e faz um update como se ele fosse um software o cliente sempre tem nas maos o modelo mais atualizado sem precisar troca lo com isso cai a necessidade de consumo de materia prima voce nao precisa comprar um carro novo todo ano e se preocupar com a venda ou a reciclagem do antigo a produçao cai dramaticamente sem que voce deixe de ser servido por um veiculo e se resolve em parte duas demandas conflitantes do mundo crescer continuamente com cada vez mais consumo de materiais e preservar recursos naturais como se faz isso no sistema atual impossivel sera preciso mudar o modo como as coisas sao feitas a venda de serviços permite que voce ofereça novas tecnologias ao mercado a preços competitivos com os da antiga tecnologia mesmo que os custos da cadeia de produçao sejam bem mais altos isso e o que nos permitira usar a tecnologia da pilha de combustivel queremos que nosso modelo comercial tenha uma economia de 53 km/l se voce vende o carro essa economia vai para o consumidor mas nao vendemos a gente faz um contrato de serviço entao toda a economia vem para nos e o que nos permite pagar mais no começo pelas pilhas ate que a escala torne seus preços comparaveis aos do carro com motor a combustao e eles sao extremamente baixos diz spowers e por essa razao que o carro e open source isso reduz os custos de desenvolvimento tudo e feito em colaboraçao para se tornar viavel parcerias sao a palavra de ordem a industria hoje se debate para fazer o preço do hidrogenio chegar ao mesmo preço da gasolina em termos calorificos ele teria de custar 5 libras por quilo para chegar la mas o raciocinio esta errado voce tem de pensar no custo por quilometro como um carro a combustao hoje faz hoje cerca de 10 4 milhas por litro o que da a preços atuais um custo de 12 8 centavos de libra por milha nosso carro se torna competitivo se pudermos pagar ate 30 79 libras esterlinas por kg de hidrogenio porque ele roda 300 milhas com 1 kg de hidrogenio diz o engenheiro a receita de usar pilhas gigantescas como a que a toyota usa no mirai e equivocada segundo ele toda a carroceria do carro e igual com paineis estampados a industria precisa manter sua estrutura atual para sobreviver eles continuam com a mesma mentalidade de fazer uma mesma coisa para acelerar e manter velocidade na riversimple as duas funçoes sao separadas temos supercapacitores para acelerar e a pilha para manter velocidade isso nos permite ter uma estrutura muito mais leve a tecnologia exige algo novo um jeito novo de pensar o carro no quadro ice e o motor a combustao internal combustion engine battery e o eletrico e network electric e o carro da riversimple o ice nao regenera energia parte da escala negativa o eletrico regenera parte dela o network electric regenera tudo e tem so o necessario para cada funçao aceleraçao velocidade de cruzeiro e força em ladeiras em um carro comum em velocidade de cruzeiro voce esta usando cerca de 20% da potencia do motor entao voce tem um motor cinco vezes maior e mais pesado do que voce precisa na maior parte do tempo mas um motor precisa de uma transmissao que tambem e cinco vezes maior do que voce precisa com isso voce tem uma estrutura mais pesada porque ela tem que lidar com esses componentes pesados em um acidente como ela e pesada voce precisa de um motor mais forte e um circulo vicioso no nosso carro tudo e dimensionado para o uso que foi planejado ele vai acelerar ate a velocidade maxima de 90 km/h em cerca de 9 segundos se e assim por que a industria nao trilha um caminho diferente simples acionistas nao ha nada familiar nisso em que eles possam se apoiar investidores sabem a diferença entre risco e incerteza e a industria automotiva nao tem incertezas ela e a industria mais bem compreendida do mundo industrias maduras sao muito boas no que elas fazem e sao muito focadas no que os clientes querem isso impede que elas invistam nas novas tecnologias e que sejam pioneiras nisso ha sistemas formais pra medir o que o consumidor quer so que como ja disse steve jobs as vezes o consumidor nao sabe o que quer ate ser apresentado ao produto sabe quem inventou o relogio digital relojoeiros suiços fizeram o relogio para mostra lo em feiras e ridiculariza lo so que os clientes gostaram tanto do relogio digital que a industria suiça quase foi a falencia por causa dele distopia temos diante de nos um universo conspirando para mudanças profundas em um artigo excelente de zack kanter o site quartz traz uma analise devastadora do que esta por vir lembra da pergunta do inicio do texto do por que as industrias automotivas estao todas correndo atras do carro autonomo simples sem um que seja competitivo elas estao fadadas a desaparecer para quem nao tem paciencia de ler ou anda com o ingles enferrujado o texto traz estatisticas interessantes segundo ele em 2025 os autonomos serao uma realidade de mercado por pelo menos cinco anos um estudo do banco morgan stanley revela que automoveis sao dirigidos apenas 4% do ano considerando que o custo estimado de propriedade nos eua e de us$ 9 000 e que um ano comum nao bissexto tem 8 766 horas um carro custa us$ 1 03 por hora so para ter se forem consideradas as horas de uso efetivo quase 351 horas em um ano a conta sobe para us$ 25 6 nos eua cerca de 60% de todos os adultos do pais do automovel teriam um carro autonomo segundo um estudo da cisco systems; 32% deles nunca mais voltariam a dirigir se tivessem um veiculo do tipo o aplicativo uber por exemplo pretende trocar todos os seus motoristas por automoveis que se dirigem sozinhos com 9 000 veiculos autonomos o uber tiraria de circulaçao todos os 13 000 taxis amarelos de nova york e e ai que a porca torce o rabo carros autonomos causariam desemprego em massa primeiro porque os fabricantes de automoveis atuais nao resistiriam o modelo de negocio deles esta baseado no sistema de compra e venda de novos modelos ha investimentos maciços em ferramental insumos e empregados que um carro autonomo nao exigiria a estimativa e que a maioria nao passa de 2030 segundo porque toda a cadeia em torno do negocio tambem tende a ruir para que ter seguro de um veiculo que evita mortes e acidentes financiamentos peças de reposiçao estacionamentos nos eua cerca de 915 mil pessoas trabalham diretamente com produçao de carros e autopeças motoristas sao mais 6 milhoes a quantidade de gente envolvida e gigantesca o mundo resultante pode ate ser muito melhor do que o atual mas que parece fora de lugar diante do que conhecemos nao ha duvida dizem que sempre havera espaço para apaixonados por motores como ha hoje tabacarias e lojas de filme para maquinas so os fortes sobreviverao bem vindo ao clube update aparentemente os ceos das fabricantes estao pressentindo a mare mark fields da ford falou que todas estao em perigo em fevereiro deste ano sergio marchionne ceo da fca quer se aliar ao google ou a apple se nao encontrar um parceiro na industria para reduzir custos e ganhar escala ninguem quer ser a nova kodak
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.