no começo da semana perguntamos a voces que carro era a melhor base para um project car foram mais de 400 respostas incriveis mas na primeira lista so havia lugar para dez deles e muitos carros bem legais acabaram ficando de fora por terem recebido menos votos para nao cometer injustiças decidimos fazer uma segunda parte do top com a seleçao do power trio que comanda o flatout cada um escolheu os modelos mais legais que mereciam ser lembrados e explicamos os motivos que fazem deles excelentes bases para um projeto bacana vamos nessa peugeot 205 juliano barata chris harris jeremy clarkson tiff needell se tres dos mais exigentes jornalistas britanicos sao absolutamente alucinados por um carro frances veja bem ingleses e franceses entao tenha a certeza de que estamos falando de algo absolutamente magnifico claro os elogios que o trio rasgou foi para o 205 gti e rallye nao vamos nem mencionar o t16 de motor central traseiro que jamais foram vendidos no brasil mas nao estamos falando de project cars pois e faça o seu faça algo ainda melhor do que o que a fabrica oferecia a receita do sucesso do 205 e bem simples e uma casca de ovo de peso comicamente baixo um xsi 1 4 pesa 850 kg com rodas posicionadas nas extremidades da carroceria centro de gravidade baixo suspensao independente nas quatro rodas simples mcpherson na dianteira barras de torçao na traseira mas com boa curva de cambagem e cofre do motor grande o suficiente para acomodar motores de ate dois litros como o epico 2 0 16v do xsara vts e do citroen zx dakar carros que foram vendidos no brasil voce nao pode querer muito mais do que isso em um hot hatch algo que ajuda o peugeot 205 a ser um otimo project car e o seu preço de carro velho no mercado com menos de dez mil voce compra um bom carro o que nao ajuda muito e a dificuldade para se achar um 205 inteiro a parte eletrica sensivel e o fato de as peças aftermarket virem em sua maioria da inglaterra mas da pra se virar com quase tudo o que tem por aqui sem duvida um 205 preparado e uma das opçoes mais divertidas para track days ford fiesta 2000 2002 leo contesini quando se fala em hot hatches da ford e do ka xr que a maioria dos entusiastas lembra produzido por sete anos ele foi um dos ultimos esportivos acessiveis e conquistou uma pequena legiao de fas seduzidos por seu comportamento dinamico e pela boa relaçao peso / potencia prova disso e que ele recebeu votos suficientes dos nossos leitores para integrar a primeira lista acontece que voces estao errados troll face brincadeiras a parte o ka xr e um hot hatch bem estiloso leve e tem um excelente desempenho mesmo original mas tratando se de modelos ford dessa epoca o fiesta mk5 e o modelo certo para um project car alem de custar significativamente mais caro o ka xr tem o cofre pequeno e apertado a propria ford teve um trabalhao para espremer o 1 6 ali dentro para fazer alteraçoes mais extensas como um turbo ou um swap por um motor maior como um duratec e preciso cortar paineis do cofre e fazer algumas adaptaçoes na estrutura original do carro o fiesta por outro lado tem o cofre mais espaçoso e comporta praticamente todos os motores ford que voce pensaria em usar do duratec 2 0 o mais comum deles as suas versoes 2 3 e 2 5 prefere o 1 6 sigma nao tem problema achou um v6 2 5 de mondeo segurando a porta do galpao em uma fazenda ele cabe tambem embora seja pesado demais e se voce encontrar um fusion dos novos no ferro velho pode ate instalar o 2 0 ecoboost no fiestinha ele vai caber outro ponto em que o fiesta leva vantagem em relaçao ao ka e a suspensao alem de usar subchassi para a suspensao dianteira o fiesta originalmente vem equipado originalmente com barras estabilizadoras mais espessas que geralmente sao usadas em preparaçoes do ka — o que significa que voce nem precisara mexer nelas o entre eixos e exatamente o mesmo 2 44 m o que significa que voce nao vai perder a agilidade do ka para mudar de direçao e se sua preocupaçao e o peso saiba que a diferença e de apenas 76 kg algo que voce conseguira superar facilmente com a preparaçao mais elaborada que o fiesta permite renault clio dalmo hernandes para quem gosta hatches compactos e bem acertados mas busca algo mais moderno e bem equipado do que um fiat uno e maior do que um ka uma boa escolha pode ser o renault clio — de preferencia um exemplar das segunda geraçao fabricada por aqui desde 1999 no inicio o clio oferecia acabamento acima dos outros populares nacionais e era generoso nos equipamentos — airbags frontais por exemplo eram de serie desde o modelo basico contudo seus maiores trunfos estao no comportamento dinamico e na ergonomia o clio e uma base excelente para um hot hatch e a propria renault sabe disso ou eles nao fariam o renaultsport clio 2 0 16v de 172 cv ou o clio v6 com motor central traseiro de 255 cv e natural que se pense em um swap com o motor 2 0 16v como fizeram dois de nossos participantes do project cars a adaptaçao nao e das mais dificeis de se realizar levados em consideraçao todos os aspectos inerentes a uma troca de motor o comportamento dinamico nao sofre com o peso extra e e possivel manter todos os itens de conforto — caso voce tenha um dos modelos mais equipados e certamente e bem mais viavel do que uma transformaçao em clio v6 bmw m3 e36 us spec juliano barata todos que ja foram para nurburgring nordschleife com sorte entro nesta lista este ano sempre ficam abismados com a quantidade de bmws da geraçao e36 correndo por la em sua maior parte veiculos extremamente modificados e provavelmente a plataforma mais usada da historia da bmw para preparaçoes e nao e dificil descobrir por que ela oferece um excelente mix de custo acessivel potencial de desempenho em retas e em curvas robustez facilidade de encontrar peças e um leque de peças de preparaçao aftermarket colossal neste sentido os e36 lembram os honda civic de quinta geraçao ate pela oferta generosa de componentes nos eua o que e muito especial no e36 especialmente os cupes e o fato de ele estar justamente na transiçao entre os anos 1990 e 2000 o que quero dizer com isso ele e compacto e muito muito baixo ainda livre do engordamento que dominou toda a industria automotiva na virada do seculo mas ja traz toda a sofisticaçao dinamica dos automoveis contemporaneos contudo de forma ainda crua cheia de feedback purista por que a americana e nao a europeia bem simplesmente porque a us spec custa quase a metade e se estamos falando de um project car estamos falando de algo que vai sofrer muitas modificaçoes na mecanica a europeia esta mais para algo colecionavel com um kit de supercharger e relativamente facil fazer o s50 norte americano passar dos 400 cv e se a europeia chega aos 100 km/h em menos de seis segundos com seus 286 cv e facil de imaginar o estrago que uma m3 americana preparada pode fazer caso queira algo mais sleeper voce pode usar como base um 328i como sugeriu o leitor raulns que tambem vai ser mais barato a vantagem do m3 e que mesmo na configuraçao americana e um carro que ja traz uma serie de modificaçoes particularmente nas cargas de suspensao voce parte de uma base mais divertida e claro mais estilosa com sorte voce acha a caixa de transmissao getrag de seis marchas do m3 europeu a americana usa a zf type c de cinco velocidades chevrolet s10 dalmo hernandes picapes podem parecer a primeira vista a antitese do que um entusiasta aprecia em um carro elas tem seu centro de gravidade alto demais suspensao elevada sao pesadas e nao muito ageis contudo uma chevrolet s10 pode se transformar em um belo carro de drifting — quase todas elas tem diferencial autoblocante e os modelos equipados com motor v6 vortec de 4 3 litros e ate 192 cv andam bem mesmo originais como alternativa voce pode seguir a escola americana e instalar no cofre da s10 um motor v8 small block 350 — que nao altera muito a distribuiçao de peso e ainda tira proveito da transmissao robusta da s10 como esta e uma das receitas mais populares nos eua nao e dificil encontrar projetos gringos para referencia chevrole opala coupe 1971 1988 juliano barata o sucesso que o sobrinho do opel rekord c fez nos autodromos brasileiros seja nas categorias divisao 1 3 ou na stock car brasileira e uma prova documental do potencial monstruoso deste carro como project car para track days e a sua chance de resgatar este passado e fazer algo unico atualmente pois a maioria dos opalas estao dedicados a arrancadas hoje em dia o que o opala tem de especial antes de mais nada ele tem excelente medida de entre eixos para autodromos 2 67 m apenas 2 cm mais longo que o lancer evo x e e incrivelmente leve para o seu tamanho um ss da decada de 1970 esta na casa dos 1 100 kg poucos cupes de traçao traseira sao mais leves do que ele outra coisa especial e a robustez e a vastidao de peças de preparaçao disponiveis para o seis cilindros em boa parte graças aos incessantes investimentos feitos na arrancada e muito facil passar dos 450 cv com uma turbina roletada em uma receita caprichada seu cofre tambem permite a instalaçao de um v6 vortec 4 3 que deixa o peso melhor distribuido afinal sao tres cilindros em linha por bancada ou algo mais radical como um v8 small block chevrolet para quem tem dinheiros infinitos e quer fazer algo veloz de forma quase imbecil compre um bloco de aluminio v8 350/400 da donovan o ponto fraco esta na transmissao mas a soluçao e simples troque a caixa e o diferencial originais pela transmissao clark 250 f de dodge ou maverick e o eixo traseiro pelo dana 44 de maverick um bom trabalho na suspensao traseira para estabiliza la horizontalmente seja com watts link ou barra panhard aprimorada tambem e bem vindo reforçar as longarinas do automovel e algo tambem obrigatorio ford escort 1984 1991 dalmo hernandes na europa — especialmente no reino unido — o ford escort de terceira e quarta geraçoes os primeiros a chegar ao brasil trazem uma cena muito forte de modificaçao e preparaçao isto se deve em parte a existencia de versoes esportivas consagradas por la como o escort rs turbo com motor 1 6 de 132 cv no brasil tivemos o xr3 primeiro com motor cht 1 6 de 83 cv depois com motor ap 1 8 de 99 cv nas versoes com motor ap voce pode aproveitar que este e um dos motores que mais oferecem opçoes de preparaçao e montar um carro divertido para uso diario ou track days contudo se voce tiver mais conhecimento tecnico mais dinheiro e disposiçao de meter a mao na graxa de verdade e possivel instalar um motor duratec 2 0 16v encontrado em algumas versoes do ford focus finalmente colocando um motor ford no cofre do escort originalmente ele ja rende 147 cv — mais potente do que qualquer variaçao do escort vendida no brasil os componentes de suspensao e afins talvez sejam um pouco dificeis de achar mas ei estamos em 2014 e a internet cabe no seu bolso voce so precisa de planejamento e paciencia mas qual project car nao exige isso chevrolet omega 1992 1998 ele pode ter o visual comportado demais — aquele para lama traseiro reto so reforça essa impressao mas ele tem uma bela fonte de inspiraçao o lotus carlton ok voce nao vai conseguir encontrar uma caixa de seis marchas de corvette e tambem nao sera barato turbinar e ampliar a cilindrada do seis em linha 3 0 dos primeiros modelos mas e uma ideia na verdade em termos de preparaçao o omega tem praticamente o mesmo potencial do opala com a vantagem de ser quase sempre mais barato que seu antecessor classico usar suspensao traseira independente em vez de eixo rigido e ter a sua disposiçao o inquebravel cambio getrag de cinco marchas claro ele e mais pesado que mas encare isso como o preço a se pagar por um chassi mais firme e relativamente mais seguro caso voce nao va usar uma gaiola da mesma forma opçoes de preparaçao nao faltam o 4 1 tem uma receita pronta usada pelos carros de stock car dos anos 90 que usava comando mais agressivo e carburaçao tripla para produzir 350 cv se voce quiser algo mais moderno nao sera dificil usar borboletas individuais e um bom sistema de injeçao de alta performance e claro voce ainda pode cultivar um belo mullet comprar um sixpack de bud e instalar um bom e velho v8 pushrod a parte que talvez seja mais dificil e a transformaçao visual que depende de bodykits de preparadoras europeias como a irmscher que vao exigir um bom tempo de garimpo virtual para ser encontrados
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