esta segunda parte era inevitavel; quando fizemos a primeira materia sobre os carros brasileiros de fibra mais esquisitos ja nos comentarios os leitores apontaram alguns carros que ficaram de fora beeeem esquisitos tambem https //flatout com br/dez carros nacionais de fibra bem esquisitos/ na verdade existiram tantos deles que podiamos ficar neste assunto para sempre; prometo que esta e a ultima lista de desse assunto pois esquisitice pega feito carrapato em fiofo de vaca e nao desejamos descambar demais neste campo mas e dificil pois a variedade e a pura coragem desses criadores nacionais e de se espantar principalmente nos dias de hoje onde praticamente nao se faz mais isso naquela epoca quando o automovel nao era tao legislado era por isso mesmo algo infinitamente mais simples despreocupado e divertido se levar muito a serio da nisso naquela epoca homologar um carro para venda parecia muito facil; bastava alguns testes simples de ancoragem de cinto e outras coisas assim e pronto era so vender kits tambem abundavam para se montar carrocerias novas em vw velho principalmente a criatividade entao foi longe; as vezes longe demais como veremos hoje sem nenhuma ordem particular esses sao mais 10 carros brasileiros de fibra de vidro muito mas muito esquisitos de verdade villa gt a ideia de adilson villa o proprietario da industria e comercio de carrocerias villa ltda e presidente da associaçao de pequenos fabricantes de automoveis era realmente nobre criar um carro esporte acessivel barato e simples desenhado por paulo frederico giordano o villa gt era oferecido basicamente em kit para ser montado em qualquer plataforma vw sem precisar cortar e soldar nada segundo a empresa o carro visava atingir uma faixa mais popular que pensa em um esportivo mas tambem nao quer saber de muita sofisticaçao o desenho ate que nao era de todo mal apesar da execuçao um pouco amadora principalmente nas portas os vidros das portas eram planos para reduzir custos o entre eixos inalterado dos vw tambem nao ajudava ficou um pouco longo demais visualmente era extremamente baixo e tinha apenas dois lugares; o para brisa era de chevette e o vidro traseiro de vw tl o carro era fabricado em sao paulo e durou de 1980 a 1987; foi realmente um dos esportivos nacionais mais baratos estima se que em torno de 100 kits foram fabricados squalo um esportivo com motor e cambio de vw passat ts o mais desejado dos esportivos nacionais no inicio dos anos 1980 mas colocado em posiçao central traseira em um carro menor e mais leve essa era a ideia central do squalo criado pela dankar no rio de janeiro baseado no desenho do puma pos 1976 dizem que foi criado a partir de um deles o squalo nasceu com plataforma de brasilia como o puma por uma empresa carioca chamada squalo industria e comercio de veiculosm em 1979 mas a dankar que a sucedeu criou um chassi tubular onde a dianteira da brasilia se casava com a dianteira do passat so que agora montada atras do motorista a carroceria tinha farois escamoteaveis e no interior instrumentaçao completa em um painel de madeira e um volante de um so raio podia ser montado com ar condicionado uma raridade entao o carro nao foi grande sucesso presume se pelo preço e logo seria suplantado pelo julia que apareceu na nossa lista anterior gurgel x20 / x15 o sucesso do seu jipe baseado em vw o xavante/x 12 fez e indefectivel engenheiro joao conrado do amaral gurgel apostar numa versao jipe maior nascia em 1976 o x 20 uma picape com cabine avançada e grande capacidade off road conseguida pelo balanço dianteiro inexistente e a maior altura tambem aqui existia o freio das rodas traseiras seletivo o seletraction uma forma barata e criativa de se contornar a inexistencia de um diferencial blocante [caption id= attachment_326775 align= aligncenter width= 940 ] o gurgel x 20[/caption] o estilo era abrutalhado militar e nao era la muito bom de ergonomia ou qualquer outra consideraçao do tipo mas ficaria ainda pior com a linha x 15 derivada de um projeto militar tambem de cabine avançada mas conversivel as versoes civis do x 15 picape de ate uma tonelada de capacidade de carga no g 15 l furgao e van de passageiros eram obviamente parrudos e com grande vao livre e guincho manual sempre na frente mas eram tambem de um desenho simplesmente esquisitissimo mais que o normal para um gurgel a frente por exemplo era assimetrica mas fizeram relativo sucesso por algum tempo apesar disso; nos anos 1980 era bem comum ve los andando por ai hoje bem menos; e raro ate entre colecionadores nao e um desenho bonito de carro mas e no minimo interessante; a versao de passageiros conversivel militar a mais interessante de todas gaiato gaiato para quem nao esta acostumado com o portugues arcaico brasileiro e definido como sendo individuo alegre faceto brincalhao e tambem o nome de uma das primeiras tentativas de se fazer um carro brasileiro de fibra de vidro o jipe gaiato apareceu em 1969 produzido pela tambataja s a industria de carrocerias de sao paulo sp firma que pouco antes produzira o esportivo lorena o lorena por sua vez era mais um esportivo esquisito baseado no desenho do ford gt40 como o shark da lista anterior o gaiato era baseado no chassi vw sem alteraçao e portanto sofria em suas proporçoes que poderiam ser melhores em um entre eixos menor era tambem basicamente plano em suas superficies algo que nao funciona muito bem com fibra de vidro mas vendido em kits com teto rigido ou capota de nailon conversivel janelas laterais de enrolar e para brisa rebativel foi um relativo sucesso por cinco anos ate desaparecer completamente diamond esse e realmente esquisito um corcel ii sem a melhor coisa do corcel ii seu desenho atual para o fim dos anos 1970/ inicio dos anos 1980 trata se do diamond uma tentativa de se fazer um carro especial baseado em outra coisa senao a onipresente plataforma vw refrigerada a ar criado pelo hungaro tomas klein em sua oficina mecanica de sao paulo o diamond era um cupe em fibra de vidro que utilizava os subchassis dianteiro e traseiro do corcel ii com o motor 1 6 litros incluso interligados por longarinas e travessas metalicas tinha o entre eixos encurtado em 90 mm em relaçao ao corcel uma versao conversivel o derby tambem foi lançada o carro prometia entrar em produçao em 1981 mas infelizmente ou felizmente acaba por ficar somente em um punhado de unidades produzidas netuno entre 1983 e 1988 pela beep industria e comercio de peças ltda de sao paulo produziu uma repica de corvette c3 mas reduzida em escala e usando chassis vw refrigerado a ar sem alteraçoes preciso dizer muito esquisito o veiculo foi criado por claudio labate que iniciou no ramo criando um dos primeiros baja bug nacionais em 1977 o bugster o netuno nao foi um sucesso coisa de dez veiculos foram produzidos dizem que cada um deles era ligeiramente diferente do outro ersonalizado e refletindo um ano em particular do corvette era sempre conversivel porem; a reduçao de tamanho parece nao ter funcionado muito bem com o cupe cintra este e tao esquisito diferente e original que chega a ser legal a historia e a seguinte andre durgante da cunha cintra aos 15 anos de idade participa da 1ª oficina de design de automoveis organizada em sao paulo por anisio campos em 1988 nela resolve misturar o seu carro favorito o entao novo e moderno porsche 959 com o avo dele o fusca algum tempo depois em junho de 1991 com o apoio de anisio campos iniciou a construçao de um carro de verdade seguindo esta original ideia o carro ficou pronto em julho de 1992 mais dois vw cintra foram construidos em 2020 em comemoraçao aos 30 anos do projeto o agora arquiteto andre cintra fez mais um carro que equipado com motor ap 1 6 de 130 cv e freios a disco nas quatro rodas que disputava provas na categoria classicos de competiçao o carro permanece um feliz mash up evolutivo interessantissimo e ate funciona esteticamente muito bem obrigado incrivel mirage o mirage era feito no rio de janeiro usando se de base a mecanica de opala era na verdade uma pouco disfarçada replica do mercedes benz sl da geraçao entao vigente o r107 usava o painel de instrumentos do opala tambem com um chassi proprio e o motorista agora perto do eixo traseiro o carro pretendia ser produzido ao ritmo de quatro carros por ano a revista motor 3 aavaliou o na epoca e reportou um carro muito bem feito e acabado mas nao ha noticias de outro carro produzido e o prototipo parece que se tornou unico outro mirage parecido foi depois realizado com base no monza mas tambem sem muito sucesso lassale digital a historia desse automovel começa em 1978 com um prolifico designer de carros deste tipo chamado wladimir martins no rio de janeiro o nosso amigo fundou a wmv wladimir martins veiculos depois de criar o buggy woody a wmv fez alguns carros esporte baseados em vw durante os anos ate que em 1983 a empresa renomeada polystilo industria e comercio mostra o savanna [caption id= attachment_326751 align= aligncenter width= 999 ] o savanna[/caption] era um roadster baseado na mecanica do opala usava um chassi proprio com entre eixos 250 mm mais curto que o do opala e carroceria de desenho proprio de fibra de vidro nao era de todo esquisito o carro ainda [caption id= attachment_326752 align= aligncenter width= 700 ] o equus[/caption] em 1986 o projeto do savana foi repassado para a py motors de nova iguaçu no rj que o relançou com o nome equus impossivel nao lembrar o velho ditado carioca que dizia eu nada de bom jamais veio de nova iguaçu com minhas desculpas ao augusto municipio da baixada e seus habitantes mas de qualquer forma nao e o fim desta historia em 1987 outra empresa do augusto municipio da baixada a park motors projetos automotivos relançava o antigo savanna antigo equus agora com o nome sugestivo de lassale digital o digital se referia a um painel digital existia tambem o lassale box com um spoiler traseiro enquanto o digital tinha um porta malas com vestigio de estepe estilo continental o lassale tambem tinha rodas raiadas douradas cigarreira e emblemas banhados em ouro e placa de identificaçao com o nome do comprador serio a empresa logo desapareceu mas nao o lassale reaparece em itaquaquecetuba em sao paulo produzido pela ita motores e montadora de veiculos ltda o carro foi simplificado e os cromados e dourados defenestrados o estilo foi retocado e ligeiramente melhorado e continuou em produçao nao fez muito sucesso tambem e no fim dos anos 1980 parecia que estariamos para sempre livres desta aberraçao ledo engano em 1990 reaparece com uma grade de mercedes benz sl r 129 e o nome de bm foster felizmente dura pouco e desaparece em seguida baby laio nosso amigo wladimir martins depois de criar o lassale nao se aposenta faz mais uma criaçao famosa infame para a baby fabricante de buggy carioca como explicar isso talvez assim imagine que um bugue meyers manx depois de uma noitada onde muito alcool foi consumido acordasse na cama com um jeep cj5 ao seu lado o filho desta cruza inesperada e indesejada se chama laio mostrado pela primeira vez no xiii salao do automovel de 1984 era uma tentativa do fabricante de bugues baby de diversificar; dizia que era um simpatico jipinho mesmo que a tal simpatia escapasse a todos os que viram aquilo inclusive este que vos fala entao um jovem imberbe com cara de nojo na frente do stand [caption id= attachment_326749 align= aligncenter width= 999 ] mae e voce [/caption] o laio tinha frente reta e linhas retas de jipe e para brisa dianteiro rebativel mas de resto era um buggy vw a frente era esquisita o carro era desproporcional e todo o objetivo escapava nos na epoca ainda assim foi um grande sucesso para os padroes desse tipo de coisa cerca de 300 unidades foram feitas durante oito anos de produçao vai entender
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