foto acervo autor/f bozza ola pessoal meu nome e hildevar munin junior e vou contar os detalhes do meu project car um fiat 500 abarth sempre gostei de carros esportivos da fiat tive tipo 2 0 stilo abarth punto sporting e linea t jet a versatilidade do motor t jet me agradou bastante e nao via a hora de termos novamente no brasil um representante oficial da familia abarth principalmente com o novo motor multiair turbo e seus 160cv ha alguns anos atras fiz uma viagem para a italia e aluguei um 500 novo com o motor de 100cv o carrinho era muito bom tanto na estrada andando junto com as macchine a 160km/h e tambem na cidade circulando com facilidade pelas ruelas italianas fiquei no sonho de ter novamente um abarth quando surgiram os boatos da vinda do 500 mexicano para o brasil e de que eles fabricariam o 500 abarth acreditei que o sonho poderia se tornar realidade mas demorou esse dia no meio de 2014 apos a fiat confirmar o 500 abarth para o brasil contava os dias para que isso acontecesse de verdade foi quando ele foi anunciado para o salao do automovel de sp que fiquei mais animado comprei meus ingressos e passagem e fui la conferir de perto adorei o carrinho voltando para curitiba entrei em contato com uma concessionaria para saber quando estaria a venda falava com o vendedor umas 2x por semana mas nada de noticias apos o lançamento oficial em goiania a midia divulgou que seria no meio de dezembro mas na concessionaria nao sabiam de nada eis que no final de dezembro achei um contato de uma concessionaria de sao paulo que tinha a pronta entrega e no começo de 2015 fechei o negocio foi ai que começou o project cars #266 meu objetivo com o 500 era um carro de uso diario e track day como amante de velocidade e pretenso piloto gostaria de andar forte com ele no autodromo e desfilar na rua coisa que acontece sempre pois o carrinho chama atençao entao tracei a primeira meta fazer no autodromo de curitiba o mesmo tempo que fazia quando corria na copa turismo com um gol quadrado 1 6 a alcool 1 46 fiz uma pesquisa e descobri que carros do mesmo porte mini cooper s e jcw faziam 1 50 1 48 entao conclui que nao seria tao dificil assim o problema e que na pista cada segundo e bem suado o carro originalmente tinha tudo para ir bem nas pistas peso baixo 1 165kg boa potencia 167cv entre eixos curto e suspensao esportiva mas sabia que nao iria me contentar com isso entao comecei no mais facil aumentando a potencia para quem torceu o nariz para o mais facil saibam que em turbos originais de fabrica pelo menos nos mais novos a pressao do turbo e controlada eletronicamente e soluçoes que enganam a ecu original para aumentar essa pressao nao costumam ser caras alem de serem de facil instalaçao o famoso piggy back comprei um kit da magneti marelli* que vem com o modulo de potencia e acelerador eletronico que diminui o lag do acelerador o bom desse kit e que proporciona um bom aumento de potencia 30cv foi desenvolvido pela mesma empresa que fabrica a ecu do 500 abarth que nao por acaso e da propria fiat e vem com um controle remoto onde voce pode selecionar o mapa original um intermediario e o race que da os 30cv *quase todos os componentes do meu project cars vieram de fora pela inexistencia aqui no brasil o carro no modo race fica outro com respostas instantaneas do acelerador e um torque muito maior proporcionando otimas retomadas em ultrapassagens segundo as informaçoes do modulo o torque vai de 23kgfm originais para 27kgfm um aumento consideravel para voces terem uma ideia da ansiedade esse kit ja estava comprado antes do carro um dia depois de pega lo ja tinha feito essa instalaçao e sai para uma viagem de 2 000km com o carrinho foi bom para testar o comportamento na estrada com as 3 opçoes de mapa enquanto controlava todas as informaçoes do carro usando um leitor de obd chamado plx kiwi que conecta com o celular e que poderia zerar algum codigo de erro que desse por conta do piggy back coisa que acontecia frequentemente no meu linea tjet com um modulo tmc acredito que por ser magneti marelli nunca tive nenhum codigo de erro mesmo depois de 6 000km e seis track days como o cofre do motor e pequeno a instalaçao foi um pouco dificil alem de tirar todo o filtro de ar que e a caixa plastica que cobre o motor originalmente tambem precisava tirar a bateria pois havia um conector de um sensor embaixo dela logo que cheguei de viagem outras peças tambem chegaram uma valvula diversora gfb dv+ que fica anexa a valvula eletronica de liberaçao de pressao do turbo e serve para manter uma parte da pressao descarregada na pressurizaçao isso diminui o lag do turbo que nesse carrinho e meio grande pois o turbo so começa a acionar com 2000 rpm e enche com 3000 rpm coloquei tambem uma manta para a parte quente da turbina a fim de manter o cofre do motor mais frio foi instalado tambem um diminuidor de curso da alavanca de cambio que diminuiu 30% deixando as trocas bem mais esportivas e rapidas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 66799 66798 ] o primeiro track day aconteceu em fevereiro no autodromo internacional de curitiba tive a mesma sensaçao de velocidade com o carrinho que tinha quando corria de gol o 500 era muito bom de curvas comecei fazendo 1 56 com o piggyback desativado e 1 53 no modo race mas com controle de traçao ativado so tive coragem de desativar totalmente no terceiro track day pena que ainda nao tinha o software que permite filmar a volta e insere o tempo de volta assim como as informaçoes do carro lidas atraves da obd e do plx kiwi ficou para os proximos faltava bastante ainda para a meta de 1 46 a soluçao e o que contarei na segunda parte do pc #266 fique ligado por hildevar munin project cars #266
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