o mito grego de pandora se fosse inventado hoje seria imediatamente cancelado por ser altamente sexista olha so a primeira mulher do mundo justamente a tal pandora e abençoada com um monte de qualidades ditas femininas graça beleza inteligencia paciencia meiguice e segurem se nos seus sutias queimados habilidade na dança e nos trabalhos manuais pois bem zeus o manda chuva da parada toda da grecia antiga himself da a pandora antes dela descer a terra apenas uma caixa e uma tarefa simples mante la fechada em hipotese alguma de forma nenhuma de jeito algum ela deveria ser aberta ta aqui a caixa pandorinha mas e para manter fechada mesmo claro que nao demorou para a curiosidade ser maior que a vontade da pobre moça de manter sua palavra abriu a dita caixa e olha so dentro dela estavam todos os males do mundo e da humanidade guerra a discordia o odio a inveja as doenças do corpo e da alma e pior uma vez aberta e esses males soltos nao existiria forma de fechar a caixa de novo uma vez aberta a caixa de pandora a peee tava feita e pronto maldita pandora https //flatout com br/sete sevens que nao sao sevens/ mas qual o motivo de estar aqui contando esta historinha para la de conhecida bom como fazemos regularmente aqui outro dia mesmo eu dei uma de pandora nao nao dancei com graça e meiguice dignos de um estereotipo feminino da grecia antiga seus engraçadinhos eu abri uma caixa que tambem nao pode ser fechada sacou esta caixa profundamente pandoriana que abri foi a dos sevens que sao sevens so em espirito e missao senao em desenho sim a materia que falava sobre sete sevens que nao sao sevens [caption id= attachment_330914 align= aligncenter width= 999 ] parece um seven mas e so em espirito burton [/caption] um pouco mais de explicaçao aqui primeiro uma pequena recapitulaçao para quem pegou o mito grego atrasado o lotus super seven o carro de corrida para as ruas extremamente simples e barato mas inteligente criado por colin chapman em 1957 continua em produçao desde entao a partir de 1974 pela caterham cars varias copias e reinterpretaçoes deste o mais entusiasta e focado carro esporte da historia existem mundo afora ate hoje e nos certamente ja mergulhamos em materias sobre eles aqui https //flatout com br/a volta ao mundo com lotus seven/ mas a particular caixinha aberta nao e de sevens e suas milhares de copias que existem por ai e de tentativas de se atingir o mesmo objetivo ascetico minimalista e extremamente visceral na experiencia com algo diferente diferente por que para modernizar o conceito fazer algo mais bonito ir mais adiante com ele e por ai vai temos de cara que excluir carros exclusivamente para pista como os radical ingleses um seven apesar de ser praticamente um carro de corrida tem que poder ser emplacado e usado nas ruas e assim mesmo um carro que nao e nada bom para rua mas que ainda assim tem que ser usado na rua tambem se voce tem que colocar seu seven num reboque para ir para a pista compre um radical e outra coisa saca [caption id= attachment_330948 align= aligncenter width= 999 ] radical dicurrida nao vale [/caption] carros de rua ruins para a rua sao carros para masoquistas nao para gente que coloca o ato de dirigir em nivel de importancia bem superior ao de seu conforto ou integridade fisica se pensarmos bem alguns leitores deram exemplos do plymouth prowler e do panoz roadster esses nao podem ser considerados sevens em espirito por um simples motivo tem portas por este mesmo motivo o porsche spyder 550 e suas repilcas por mais vestigiais que sejam suas portas nao pode ser um seven [caption id= attachment_330933 align= aligncenter width= 999 ] 550 spyder quase la [/caption] num seven de verdade as laterais fazem parte da estrutura como numa banheira e este desenho nao pode ser corrompido por nada ainda mais facilidade para entrar uma porta e uma abertura onde a rigidez perdida ali tem que ser compensada em outros lugares com uma massa que nao precisava estar ali e tambem filosoficamente num seven o esforço e todo seu para entrar andar caber nao consegue azar o seu o carro tem sua missao e nao e te deixar confortavel em momento algum para isso existem os buicks os toyota century os rolls royce e os mercedes benz o papo aqui e outro nem teto tambem existe no seven ta existe um teto de lona no seven mas e tao efetivo quanto um biquini fio dental em cobrir as partes pudentas num seven mesmo que seja um so em espirito e nao forma ficar molhado quando chove faz parte do jogo espirito nao forma ao pensar neste tipo de carro percebemos que existem sevens com motor dianteiro central e traseiro; ate um de traçao dianteira existe e muitos deles tem 3 rodas apenas o que deve ser algo importante mas nao consigo definir como tentando o importante nao e o que o carro faz e o seu desempenho medido o importante e como ele faz como sempre e so lembrar do tio jlv que ele tira a gente de qualquer fria sem mais delongas entao mas quatro sevens que nao sao sevens zanzara se voce perguntar para ercole spada o designer italiano famoso por seu tempo na zagato de milao qual o desenho favorito que realizou nao sera o imortal db4 gt zagato nem o bmw serie 5 e34 nem o lancia fulvia sport zagato nem o alfa romeo 155 ele vai responder na hora o alfa romeo junior zagato de 1970 [caption id= attachment_330903 align= aligncenter width= 900 ] o jovem ercole spada e o zanzara repare como e minusculo [/caption] mas na sua garagem nao tem nenhum alfa romeo o unico carro que guarda na aposentadoria dentre as dezenas que fez e um que esta mais perto de seu coraçao um cara pode ser desculpado em imaginar que o papo do belo e fashionable alfinha e so para mostrar como e um desenhista de primeira linha; amor mesmo e para o zanzara disse ele para a c&sc em 2013 era uma ideia que estava rondando minha cabeça no meu tempo na zagato fui inspirado pelo lotus seven eu admirava profundamente a simplicidade do design dela o fato de que e simples leve facil de fazer e aquela velha maxima de chapman que cada peça tem que ter pelo menos duas funçoes nao uma nascia o zanzara que significa mosquito em italiano usando como base o chassi plataforma completo do fiat nuova 500 de giacosa uma carroceria minima de fibra de vidro foi desenhada por spada o motor bicilindrico refrigerado a ar foi ligeiramente preparado para 30 cv e o carro aos 80 kg a menos que o 500 pesava apenas 409 kg em ordem de marcha segundo spada [caption id= attachment_330897 align= aligncenter width= 912 ] o genial logotipo mosquito [/caption] seu criador tentou de todas as formas colocar seu mosquito em produçao mas elio zagato acaba por engaveta lo depois o vende para um concessionario honda italiano que o vende com o nome de hondina youngstar e com o motor tambem bicilindrico refrigerado a ar do honda n360 [caption id= attachment_330896 align= aligncenter width= 999 ] o hondina youngstar [/caption] mas tambem nao da em nada o carro vermelho de ercole spada junto com o verde da zagato sao os unicos sobreviventes desta variante bem esquisita de seven italiano burton roadster como o exocet da lista anterior este carro se enquadra tambem na categoria de swap de carroceria mas este e bem mais maluco e baseado na mecanica do citroen 2cv fazer um carro esporte em cima de um dos mais lentos automoveis ja criados pela humanidade pode parecer uma loucura mas so para quem nunca dirigiu um 2cv para quem teve esta sorte a ideia nao e somente boa e genial dimitri e iwan gobel da holanda irmaos que desde cedo criaram carros de brinquedo com o pai se apaixonam pelo 2cv e nao param de fazer variaçoes no tema começaram a trabalhar no primeiro burton em 1998 no inicio do ano 2000 saiu do molde o primeiro burton e no final do mesmo ano tinham 98 encomendas hoje existem mais de 1300 deles mundo afora e a empresa no meio tempo tornou se um dos maiores fornecedores de peças para 2cvs dyane s ami s e outros citroen de dois cilindros de chassis galvanizados a motores novos tudo pode ser comprado na empresa holandesa inclusive roadsters burton novinhos e com mecanica usada mas totalmente zerada e revisada o carro basicamente e uma carroceria de carro esporte para um 2cv mas toda sorte de modificaçao e possivel; ha rumores de carros usando motor boxer de moto bmw de mais de 100 cv o que num carro de apenas 480 kg e deveras interessante nao fique animado porem a vasta maioria tem o motor de 600 cm³ e 30 cv do citroen original divertido sim muito mas rapido nao e o melhor adjetivo para ele mas o mais legal e que como a materia prima e barata tambem o carro final o e o site diz que se pode comprar um burton a partir de €12 500 r$ 70 000 na holanda um seven franco holandes de traçao dianteira quem diria nao polaris slingshot de uma pequena empresa artesanal holandesa vamos para um gigante industrial americano no minnesota a polaris e conhecida por fabricar todo tipo de veiculo pequeno de motocicletas a snowmobiles de tratorzinhos a cortadores de grama motorizados mas seu unico automovel e uma tecno industrial e moderna interpretaçao do seven meio como se se cruzassem um ariel atom e um morgan de 3 rodas e dessa uniao saisse o slingshot a palavra slingshot significa estilingue cuja explosao de velocidade curta parece nao muito bem acertada para o carro mas tudo bem o carro tem tres rodas por um motivo prosaico pode ser registrado como uma motocicleta ou um autociclo nos eua o que o permite escapar de um monte de legislaçao que o inviabilizaria com a quarta roda o motorista e o passageiro devem usar capacetes porem como em moto originalmente usava um quatro em linha gm ecotec de 2 4 litros e 175 cv mas desde 2020 a polaris usa seu proprio motor um furioso dois litros aspirado que da 206 cv a 8250 rpm o carro pesa apenas 749 kg o que lhe confere um desempenho de primeira linha 0 100 km/h se da em menos de 5 segundos custa a partir de us$ 21 499 r$ 112 225 nos eua trihawk o americano trihawk 304 3 rodas 4 cilindros era um triciclo realmente original e interessante dos anos 1980 na epoca a empresa afirmava que num skidpad tinha aceleraçao lateral maxima igual a de um lamborghini countach e um desempenho de carro esporte ainda que o motor fosse pequeno e fraco https //www youtube com/watch v=ushlh3hvkv8&t=15s graças a ampla distancia entre eixos e ao baixo centro de gravidade era realmente uma lagartixa baixo ao extremo quase arrastando a barriga no chao introduzido em 1982 a empresa conseguiu produzir 96 unidades antes que a harley davidson as comprasse em 1985 e interrompesse a produçao o trihawk como o burton tem traçao dianteira e mecanica citroen mas neste caso e o motor boxer de quatro cilindros do gs com 1299 cm³ e 68 cv nao e muito mas o carro pesa apenas 621 kg com todos os fluidos abastecidos e tudo menos lerdo fazia 0 100 km/h em 8 segundos cravados a harley comprou a empresa com ideia de desenvolver o conceito o que nunca aconteceu infelizmente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.