FlatOut!
Image default
FlatOut 56 Zero a 300

Marea Turbo: a história do cinco cilindros turbinado que já foi o carro mais veloz do Brasil

Sucessor espiritual do Tempra Turbo e Tempra Stile e responsável por carregar o legado dos Fiat turbinados, o Marea Turbo foi o carro mais veloz do Brasil em sua época, com 223 km/h de velocidade máxima e zero a 100 km/h em 7,9 s. Mas além da performance em si, o Marea Turbo torceu muitos pescoços na época por algo bastante peculiar: o motor cinco cilindros sem linha turbinado, configuração e ronco historicamente ligados aos Audi Quattro/S2/RS2. Foram 1.643 unidades fabricadas do Marea Turbo e 1.047 da Marea Weekend Turbo, entre 1999 e 2007, com uma reestilização da traseira em 2001. Este motor 2.0 20V rendia 182 cv a 6.000 rpm e 27 mkgf de torque a 2.750 rpm e era fabricado na planta italiana Fabrica Motori Automobilistici em Pratola Serra, sul da Itália. O motor era pertencente à família C, uma evolução dos Fiat Twin Cam, e equipou lá fora carros como o Bravo, Fiat Coupé (em uma configuração