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Zero a 300

Maserati Quattroporte adiado indefinidamente | O Honda que quer ser Mustang | Argentinos em 1:43 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

O Maserati Quattroporte elétrico é congelado indefinidamente

A Maserati encontra-se em um ciclo de investimento interessante: além do Grecale e do MC20, há também o novo cupê Granturismo, que tem também a versão elétrica Folgore (relâmpago em italiano). O próximo lançamento previsto seria um Quattroporte elétrico.

Mas dois problemas aqui. O primeiro é o recente problema que vem aparecendo de queda do preço de veículos elétricos usados, o que afeta diretamente as vendas. Depois, o fato de que este Quattroporte, como o nome diz, é um sedã de quatro portas, algo que anda meio démodé.

Então, o projeto foi temporariamente suspenso. Segundo o Corriere Torino, os fornecedores foram informados no final de novembro que o projeto M9S estava “suspenso” e deveriam “congelar os desenvolvimentos relativos ao projeto”. A publicação diz que a produção estava programada para começar em 2024, com entregas previstas para 2025.

Este tipo de coisa é chamado de stop-order pelos americanos: para-se todo e qualquer gasto no projeto imediatamente, para estancar a hemorragia de grana. Dificilmente um projeto é retomado após algo assim: o custo de retomada vale um novo projeto, na maioria das vezes.

Segundo a publicação, o “Quattroporte Folgore”, o congelamento do projeto se dá por causa de “discussões sobre o reposicionamento das marcas topo de gama do grupo, com vista a evitar sobreposições entre Alfa Romeo e Maserati”. Provavelmente se refere à versão elétrica do Alfa Romeo Giulia, previsto para chegar em 2025 ou 2026, e com prometidos “1000 cv” na versão Quadrifoglio.

Quattroporte II, 1974

Eu tenho uma dica: esquece eletricidade por enquanto e revive o conceito do Quattroporte II de 1974; um sedã com desenho quadrado retrô-Giugiaro, o V6 Netuno do MC20, e suspensão hidropneumática Citroën, na base do Granturismo. E aí custaria nada uma versão cupê chamada “Citroën SM” não? Luxo, para se contrapor à esportividade da Alfa Romeo. A falha da Stellantis em reviver a sensacional união das duas empresas dos anos 1970 não cessa a espantar quem tem alguma sensibilidade histórica. Uma grande oportunidade que permanece perdida, parece. (MAO)

 

Raríssimo Camaro Yenko Turbo Z 1981 à venda

Todo mundo já ouviu falar da famosa concessionária Chevrolet americana de Don Yenko; dos Camaro com motor Big-Block 427 (7-litros) obtidos via pedido especial (COPO) à Chevrolet para driblar a burocracia interna da GM, até os famosos Corvair especiais Yenko Stinger, a empresa tem uma história interessantíssima e variada, principalmente nos anos 1960 e 1970.

O Camaro Yenko original

Bom, apareceu uma chance de se obter um dos últimos suspiros de grandeza da empresa localizada em 575 West Pike Street, Canonsburg, Pensilvânia. É o último carro especial a sair da empresa, que fechou as portas em 1982: o Camaro Yenko Turbo Z 1981.

Apenas 19 desses Camaro Z28 turbo foram feitos pela Yenko. Este exemplo tem apenas 38.869 milhas (62.553 km) no hodômetro e é equipado com o pacote Stage II, o que o torna ainda mais raro.

A modificação é o que se pode imaginar pelo nome mesmo: um turbo no V8 small-block original do Z/28, com 5,7 litros. Com o compressor dando 7 psi de pressão, estima-se algo em torno de 250 cv, o que não é pouco, mesmo nesta época de hoje. O câmbio era sempre o automático de 3 marchas original do Z/28.

O pacote Stage II não aumenta potência: adiciona rodas Weld de duas peças, amortecedores Koni e buchas de poliuretano Guldstrand. Além disso, vinha com interior com bancos de couro Kamp e volante Racemark. Apenas três carros receberam o Stage II.

Este magnífico pedaço da hstória móvel será leiloado no evento Kissimmee 2024 da Mecum, por um preço que deve ficar entre US$ 60.000 (R$ 291.000) e US$ 80.000 (R$ 388.000). O carro faz parte de uma vasta coleção de Muscle Cars que será leiloada no evento. (MAO)

 

Honda Accord se identifica como Mustang 1965

A recente moda de restomods nos deu também coisas meio esquisitas: ao invés de se ter o carro antigo tornado mais confiável, confortável e competente por meio de tecnologia moderna de preparação, alguns simplesmente vestem um carro moderno com a aparência de carro antigo. Meio esquisito, mas a aparência é realmente o que muita gente quer do carro antigo mesmo.

O 250 GT SWB da RML: na verdade, um 550 Maranello

Esses restomods são caríssimos, sempre. A RML inglesa vende para você uma Ferrari 550 Maranello que parece por dentro e por fora uma 250 GT SWB de 1958, por apenas dois milhões de libras esterlinas. Um fato que torna este carro aqui, a venda no Facebook Marketplace americano (em De Soto, Missouri), um negocião.

O vendedor descreve o carro como o “Ford mais confiável do Missouri” e o “Honda mais bonito”. Sim, isso é um Honda Accord 2005 em cosplay de Ford Mustang 1965. Barrabás!

Sim, vem com um Honda K24 de 2,4 litros aspirado em posição transversal-dianteira, e com tração idem. O câmbio é o transeixo automático do Honda. Na verdade, é um Honda modificado: o interior por exemplo é o do carro japonês, sem tirar nem por.

Mas o trabalho feito aqui é interessantíssimo: a carroceria, de fora, parece mesmo ser a de um Mustang 1965 notchback. Não está claro quem fez o trabalho, como, e à que custo, mas parece extremamente profissional. Sim, proporções esquisitas fazem a gente pensar que algo está errado, mas poxa… o cara transformou um Accord em Mustang!

O preço pedido? Apenas US$ 15.000 (R$ 72.750). Um preço, pelo menos, razoável, não? (MAO)

 

Carros clássicos argentinos em escala 1:43

Na Argentina, país vizinho que anda em uma crise econômica série e cujo novo presidente diz à população que deve apertar ainda mais os cintos por “não existir dinheiro”, pelo menos continua com sua cultura automobilística ativa. O jornal La Nación lançou uma coleção de modelos em escala de carros argentinos clássicos, carros interessantes que não existiram aqui no Brasil. Numa ironia totalmente previsível, os modelitos são “hechos em China”.

São 10 edições de fascículos contando a história dos carros, e o modelo em escala 1:43. Toda a coleção já está disponível: o La Nación garante que será oferecido “em quiosques de jornais e revistas de todo o país”.

Os modelos que compõem a coleção são: Ford F100, Chevrolet C10 Silverado, Dodge Polara RT, Renault Fuego GTA Max, Ford Falcon Ghia, Chevrolet Coupe Série 2, Fiat 128, Ford Taunus GT SP5, Ford Sierra XR4 75 Aniversário e IKA Baqueano 1000. O preço nas bancas argentinas é de 15.000 pesos (R$ 90,00) por carro/fascículo. (MAO)